Nome do Projeto
Matrizes dell' Arte e a prática pedagógica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/11/2018 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
O projeto de pesquisa tem como objetivo realizar alguns interesses que perpassam o ensino-aprendizagem de uma corrente estética de tradição e a reflexão sobre a transposição didática dessa mesma corrente. O aprofundamento do trabalho de improvisação com as máscaras dell'arte é a ignição inicial para produzirmos possibilidades pedagógicas posteriores. O projeto envolve um conjunto complexo de fases sequenciais, tal como a confecção das máscaras manufaturadas por cada um dos colaboradores da pesquisa, passando pela criação de roteiros próprios, até a análise do encaminhamento público e criação de matrizes para a prática pedagógica no âmbito formal e informal. Entendemos essa modalidade teatral de tradição longínqua como uma prática relevante na área teatral e que se constitui por um processo de ensino-aprendizagem que lhe é intrínseco e potencialmente rico em sua experienciação. Neste sentido, o projeto prevê a realização sistemática de oficinas que serão, ao mesmo tempo, o espaço investigativo da transposição didática da técnica vivenciadas pelo grupo.
Objetivo Geral
Geral:
Proporcionar um espaço de pesquisa prático-teórica para propor possibilidades pedagógicas a partir do trabalho de criação com as personagens-tipo da Commedia dell’Arte. Para tanto, apreenderemos os princípios que regem essa corrente estética, aprofundando o trabalho com a improvisação. A apropriação da técnica torna-se campo fértil para mapear caminhos à criação, seja de roteiros próprios, seja de estratégias à transposição didática possível no ensino de teatro no âmbito formal e informal.
Específicos:
- Confeccionar as máscaras das personagens-tipo;
- Pesquisar a prática das personagens-tipo da Commedia dell’ Arte;
- Disponibilizar materiais para os estudos teóricos e históricos atuais sobre a Commedia dell’ Arte;
- Analisar os roteiros de Flaminio Scala pela ação;
- Promover a criação e preservação de figurinos, acessórios, objetos cênicos, cenário, material audiovisual, letras, músicas, instrumentos musicais;
- Oportunizar a criação dos roteiros próprios do grupo de pesquisa;
- Investigar a improvisação dos roteiros criados;
- Encaminhamento público;
- Analisar os procedimentos à transposição didática;
- Promover oficinas de ensino de teatro a partir dos procedimentos decupados no processo vivenciado e analisado;
- Produzir o relatório final (registros oficiais dos atores);
- Incentivar a participação dos alunos do grupo de pesquisa em publicações acadêmicas, seminários e jornadas acadêmicas.
Proporcionar um espaço de pesquisa prático-teórica para propor possibilidades pedagógicas a partir do trabalho de criação com as personagens-tipo da Commedia dell’Arte. Para tanto, apreenderemos os princípios que regem essa corrente estética, aprofundando o trabalho com a improvisação. A apropriação da técnica torna-se campo fértil para mapear caminhos à criação, seja de roteiros próprios, seja de estratégias à transposição didática possível no ensino de teatro no âmbito formal e informal.
Específicos:
- Confeccionar as máscaras das personagens-tipo;
- Pesquisar a prática das personagens-tipo da Commedia dell’ Arte;
- Disponibilizar materiais para os estudos teóricos e históricos atuais sobre a Commedia dell’ Arte;
- Analisar os roteiros de Flaminio Scala pela ação;
- Promover a criação e preservação de figurinos, acessórios, objetos cênicos, cenário, material audiovisual, letras, músicas, instrumentos musicais;
- Oportunizar a criação dos roteiros próprios do grupo de pesquisa;
- Investigar a improvisação dos roteiros criados;
- Encaminhamento público;
- Analisar os procedimentos à transposição didática;
- Promover oficinas de ensino de teatro a partir dos procedimentos decupados no processo vivenciado e analisado;
- Produzir o relatório final (registros oficiais dos atores);
- Incentivar a participação dos alunos do grupo de pesquisa em publicações acadêmicas, seminários e jornadas acadêmicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE PEREIRA BUCHWEITZ | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
ALINE DA SILVA MEIRA COTRIM | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
BRENDA SENEME GOBBI | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
GABRIELA VIANA MELLO | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
GABRYEL PIONER | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
GRAZIELLE RAMOS BESSA | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
HÊNRICA DA SILVA FERREIRA | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
JOÃO VITOR SOARES | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
MARCOS KUSZNER DOS SANTOS | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
MARIANA PASSOS DUTRA | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
PATRICIA CASTRO CARDONA | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
PATRÍCIA FABBRO BICOSKI | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
RAFAEL DE CAMARGO BUENO | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |
RODRIGO LEAL DIAS | 3 | 15/11/2018 | 31/07/2019 |