Nome do Projeto
Iniciação Científica em Geometria
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/12/2018 - 06/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Resumo
A ideia para este projeto de Iniciação Científica ocorreu durante a disciplina de Geometria Espacial, no qual os alunos envolvidos estudam os sólidos de Platão e de forma concomitante estudavam a cadeira de Geometria Analítica. Com este estudo finalizado, sentimos a necessidade de estudar tópicos que fizessem conexões entre estas duas áreas da Matemática. Durante os seminários houve a necessidade de estudar conceitos matemáticos que não são vistos na graduação com este enfoque. Decidimos então criar um projeto de Iniciação Científica para abordar Geometria não euclidiana, com o estudo da Geometria da Esfera e também para estudar curvas planas. Para isto será necessário abordar alguns pré- requisitos para após aprofundá-los. Com isso, os alunos terão alguma ideia do que se trabalha na área de Geometria. Este tipo de trabalho é muito importante em Matemática, principalmente para aqueles alunos que ao ingressar em um curso de graduação sentem a necessidade de experimentar todas as áreas que estão a sua disposição e assim seguem em busca de conhecimento. Começaremos por estudar a parametrizações de curvas planas obtidas pelos deslizamentos envolvendo circunferência [2], chamadas Roletas considerando apenas ferramentas da Geometria Analítica e também o estudo da esfera [3] e após iremos abordar como as ferramentas do Cálculo diferencial e integral podem nos ajudar neste estudo. O principal objetivo nesta parte do trabalho é estudar geometria diferencial, [1] e [4], das curvas planas e superfícies nos restringindo a um caso particular que é a esfera.

Objetivo Geral

Neste projeto de pesquisa pretende-se:
- Iniciar os alunos envolvidos à pesquisa na área da Matemática Pura, especificamente na área de Geometria;
- Introduzir conceitos matemáticos mais gerais, não trabalhados no curso de graduação;
- Desenvolver o Raciocínio Lógico-Matemático;
- Propiciar aos alunos envolvidos uma maior familiaridade com apresentações em público;
- Elaboração de trabalhos por parte dos alunos, com a finalidade de expor os resultados estudados;
- Iniciação aos alunos para que participem de eventos na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANO COSTA D'AVILA1222/05/201801/12/2018
FELIPE MATHEUS MENDES BARBOSA1222/05/201801/12/2018
FREDERICO DA ROSA BLANK2002/12/201709/04/2018
GIOVANNI DA SILVA NUNES602/12/201806/12/2019
MUNIQUE DOS SANTOS LIMA601/09/201601/12/2017

Página gerada em 16/04/2024 14:03:42 (consulta levou 0.102634s)