Nome do Projeto
Avaliação do controle da asma nos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2018 - 28/02/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
A asma é uma doença que afeta não apenas a qualidade de vida de quem é acometido pela doença, mas de todo um sistema que se torna vulnerável por conta dos efeitos econômicos negativos que ela gera 1. Em 2007, um estudo transversal conduzido no Hospital da Universidade Federal de São Paulo verificou que o custo direto da asma (utilização de serviços de saúde e medicações) foi o dobro entre pacientes com asma não controlada do que entre aqueles com asma controlada, sendo a falta de controle da asma o maior componente relacionado à utilização dos serviços de saúde. No entanto, o gasto direto relacionado às medicações foi maior entre os portadores de asma controlada, sendo que 82% desses utilizavam regularmente corticoides inalatórios. O custo da asma aumenta proporcionalmente com a gravidade da doença. O custo indireto (perda de produtividade por conta do absenteísmo escolar e no trabalho e número de mortes associadas à asma) foi superior no grupo com asma não controlada. Desse modo, é importante um maior conhecimento sobre o nível de controle da mesma em jovens universitários, visto que essas informações poderão auxiliar na elaboração de programas preventivos e de políticas de saúde voltadas para a doença nesta faixa etária pouco estudada.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Avaliar a prevalência e o controle da asma nos estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, RS, com relato de chiado no peito nos últimos 12 meses e/ou diagnóstico médico referido de asma e/ou bronquite e/ou bronquite asmática.


Objetivos específicos

 Medir a prevalência de relato de chiado no peito nos últimos 12 meses e/ou diagnóstico médico referido de asma e/ou bronquite e/ou bronquite asmática dentre os estudantes de graduação da Universidade Federal de Pelotas, RS;
 Verificar o nível de controle da asma nos estudantes com relato de chiado no peito nos últimos 12 meses e/ou de diagnóstico médico referido de asma e/ou bronquite e/ou bronquite asmática por meio do Asthma Control Test (ACT, Teste de Controle da Asma);
 Descrever a prevalência de asma não controlada de acordo com sexo, classe econômica, cor da pele, escolaridade materna, tabagismo ativo e uso abusivo de álcool.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA BARROS PRIETO401/11/201828/02/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 30.000,00

Página gerada em 23/01/2021 21:14:49 (consulta levou 0.088058s)