Nome do Projeto
Avaliação da capacidade da classe dos benzaldeídos frente a indução de Alzheimer por estreptozotocina em camundongos.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/11/2018 - 23/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Farmacologia
Resumo
A doença de Alzheimer (DA) é a desordem neurodegenerativa mais prevalente e principal causa de demência no mundo e ocorre principalmente na forma esporádica (mais de 90%). A DA esporádica apresenta uma maior prevalência na população de idosos, visto que está associada ao envelhecimento, e se manifesta majoritariamente após os 65 anos de idade. Isto ocorre, pois, o envelhecimento é caracterizado pela presença do EO, envelhecimento celular e depleção no mecanismo de reparação celular, assim sendo associado a doenças neurodegenerativas, demência e déficit cognitivo (Rehman et al., 2016). Além disso, ambas as formas da doença são caracterizadas pela perda da memória e déficit cognitivo, afetando principalmente as estruturas cerebrais, córtex e hipocampo. Essas estruturas atuam nos processos de cognição e formação da memória no sistema nervoso central (SNC) (Tramutola et al., 2016). Tais evidências clínicas levam a incapacitação do paciente, além de um grande impacto socioeconômico. Isto ocorre, pois, a estimativa de gastos decorrentes de casos de demência é de aproximadamente 818 bilhões por ano, com a tendência de aumentar significativamente (ADI). O impacto social do paciente também é de grande relevância, visto que não só afeta o indivíduo, como todo seu meio de convivência social. Atualmente, a um nível mundial, estimam-se existam em torno de 46 milhões de pacientes com DA no mundo, e estima-se um aumento para 131,5 milhões até 2050 (World Alzheimer Report – ALZ, 2015). Desse modo, a inexistência de fármacos eficazes para o tratamento desta patologia faz com que a busca por novos tratamentos seja de extrema importância. Nesta perspectiva, a atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase (AChE) tem demonstrado ser efetiva no retardo do dano cognitivo (Kim et al., 2014). Associado a esta atividade, antioxidantes também vem se mostrando importantes no retardo da neurodegeneração característica da doença, através do combate ao EO (Albarracin et al., 2013). Acredita-se que essa eficiência está relacionada à modulação desses diferentes parâmetros envolvidos na progressão da doença (Zhelena-Dimitrova et al., 2013; Öztaskin et al., 2015). Neste sentido, a classe dos triazóis vem chamando atenção em trabalhos na literatura por suas interessantes ações biológicas. Esta classe é caracterizada pela presença de um anel de cinco membros contendo dois átomos de carbono e 3 de nitrogênio. Dentre as ações biológicas já descritas dos triazóis se destacam a ação anti-col

Objetivo Geral

O objetivo do presente trabalho consiste na avaliação de compostos da classe das benzotriazocinas quanto a sua capacidade antioxidante e sua atividade frente a marcadores envolvidos na Doença de Alzheimer (DA), visando um novo composto capaz de atuar sobre o caráter multifatorial da doença.
Os objetivos específicos serão divididos em etapas:
• Análise in silico: O objetivo desta etapa é filtrar e selecionar os melhores compostos sintéticos da classe das benzotriazocinas frente a proteínas alvo na DA.

• Análise in vitro: Esta etapa visa avaliar inicialmente as atividades antioxidantes e de atividade enzimática dos compostos. Para análise in vivo será selecionado o composto com melhores resultados na análise in silico e in vitro.

Após as análises in silico e in vitro, o composto sintético com melhor resultado será selecionada para a etapa in vivo e ex vivo.

• Análise in vivo e ex vivo: Nesta etapa, o objetivo é avaliar o composto de melhores resultados nos experimentos prévios frente a indução de Alzheimer por estreptozotocina (STZ), através de ensaios comportamentais e moleculares, na proteção e reversão pelo composto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIEGO DA SILVA ALVES113/11/201823/11/2020
MARIANA GÁLLIO FRONZA213/11/201823/11/2020
RODOLFO DA SILVA MAZZARINI BALDINOTTI413/11/201823/11/2020

Página gerada em 19/04/2024 23:32:48 (consulta levou 0.035988s)