Nome do Projeto
Efeitos de diferentes tipos de organização da prática mental na aprendizagem de habilidades motoras
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/02/2019 - 02/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A prática mental pode contribuir no processo de aprendizagem motora quando usada de forma isolada ou quando organizada combinada à prática física, entretanto ainda não estão claros os efeitos de diferentes tipos de organização da prática mental na aprendizagem de habilidades motoras, sendo este o objetivo geral do presente estudo. A tarefa a ser executada consisti em realizar arremessos de beanbags em um alvo, com a mão dominante, por baixo do ombro. Dois experimentos serão conduzidos, sendo que no experimento 1 haverá um grupo de prática mental (GPM), um grupo de prática física (GPF) e um grupo de prática combinada (tentativas de prática física e de prática mental intercaladas) (GPMF); no experimento 2 haverá um grupo de prática combinada (prática mental autocontrolada) (GPMFA) e um grupo yoked (GPMFY). Todos os grupo terão n=15. As hipóteses do experimento 1 são: prática física apresentará desempenho superior nos testes em comparação à prática mental; combinação de prática (física e mental) apresentará desempenho superior nos testes em comparação à prática mental. Hipótese do experimento 2: prática mental autocontrolada apresentará desempenho superior nos testes em comparação ao grupo yoked. O experimento será dividido em quatro fases: familiarização seguida da fase de aquisição, na sequência aplicação de questionários e 24 horas depois a realização do teste de retenção. Anteriormente à participação no estudo, todos os voluntários fornecerão consentimento livre e esclarecido de participação de acordo com o termo a ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados obtidos a partir dos arremessos serão organizados em blocos de tentativas, tanto para a medida de escore quanto para a medida de variabilidade do desempenho. Estes valores serão posteriormente analisados por meio de análise de variância. Também serão aplicados questionários e escalas para investigar estratégias de solicitação e níveis de motivação dos voluntários. Os dados obtidos a partir destes instrumentos serão apresentados em termos de frequência e média, de acordo com a especificidade de cada instrumento.

Objetivo Geral

Investigar os efeitos de diferentes tipos de organização da prática mental na aprendizagem de habilidades motoras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LIVIA SANTOS DE AVILA102/02/201902/02/2022
LUCAS FONSECA BANDEIRA102/02/201902/02/2022
MATHEUS MARTINO ROCHA102/02/201902/02/2022
RODOLFO NOVELLINO BENDA102/02/201902/02/2022
RODOLFO NOVELLINO BENDA102/02/201902/02/2022
SYLVIA VENSKE MACEDO102/02/201902/02/2022
UILHAM FERREIRA PINZ102/02/201902/02/2022

Página gerada em 25/04/2024 16:14:39 (consulta levou 0.036809s)