Nome do Projeto
Efeitos de diferentes tipos de organização da prática mental na aprendizagem de habilidades motoras
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/02/2019 - 02/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A prática mental pode contribuir no processo de aprendizagem motora quando usada de forma isolada ou quando organizada combinada à prática física, entretanto ainda não estão claros os efeitos de diferentes tipos de organização da prática mental na aprendizagem de habilidades motoras, sendo este o objetivo geral do presente estudo. A tarefa a ser executada consisti em realizar arremessos de beanbags em um alvo, com a mão dominante, por baixo do ombro. Dois experimentos serão conduzidos, sendo que no experimento 1 haverá um grupo de prática mental (GPM), um grupo de prática física (GPF) e um grupo de prática combinada (tentativas de prática física e de prática mental intercaladas) (GPMF); no experimento 2 haverá um grupo de prática combinada (prática mental autocontrolada) (GPMFA) e um grupo yoked (GPMFY). Todos os grupo terão n=15. As hipóteses do experimento 1 são: prática física apresentará desempenho superior nos testes em comparação à prática mental; combinação de prática (física e mental) apresentará desempenho superior nos testes em comparação à prática mental. Hipótese do experimento 2: prática mental autocontrolada apresentará desempenho superior nos testes em comparação ao grupo yoked. O experimento será dividido em quatro fases: familiarização seguida da fase de aquisição, na sequência aplicação de questionários e 24 horas depois a realização do teste de retenção. Anteriormente à participação no estudo, todos os voluntários fornecerão consentimento livre e esclarecido de participação de acordo com o termo a ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados obtidos a partir dos arremessos serão organizados em blocos de tentativas, tanto para a medida de escore quanto para a medida de variabilidade do desempenho. Estes valores serão posteriormente analisados por meio de análise de variância. Também serão aplicados questionários e escalas para investigar estratégias de solicitação e níveis de motivação dos voluntários. Os dados obtidos a partir destes instrumentos serão apresentados em termos de frequência e média, de acordo com a especificidade de cada instrumento.
Objetivo Geral
Investigar os efeitos de diferentes tipos de organização da prática mental na aprendizagem de habilidades motoras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LIVIA SANTOS DE AVILA | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |
LUCAS FONSECA BANDEIRA | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |
MATHEUS MARTINO ROCHA | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |
RODOLFO NOVELLINO BENDA | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |
RODOLFO NOVELLINO BENDA | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |
SYLVIA VENSKE MACEDO | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |
UILHAM FERREIRA PINZ | 1 | 02/02/2019 | 02/02/2022 |