Nome do Projeto
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS REALIZADAS EM CRIANÇAS E JOVENS COM ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO E/OU DÉFICIT INTELECTUAL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2019 - 30/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
As Intervenções Assistidas por Animais caracterizam-se por utilizar os cães como mediadores de um processo terapêutico de diversas doenças humanas. Estudos relatam os benefícios, que esse tipo prática pode proporcionar aos seres humanos, dentre eles, a diminuição da ansiedade, melhora no estabelecimento de vínculos afetivos, sensação de bem-estar, entre outros. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar a ação das intervenções assistidas por animais, com cães co- terapeutas, realizadas em crianças e jovens com alteração de comportamento e/ou déficit intelectual e também avaliar o bem-estar dos co-terapeutas. Há um controle rígido de saúde e higiene dos cães para eles participarem das IAAs, também são capacitados e treinados, rotineiramente, para a realização das atividades propostas nas instituições. As visitas ocorrerão, semanalmente, em instituições parceiras do projeto. Será avaliado o bem-estar dos cães através do comportamento e parâmetros fisiológicos e também será avaliado o bem-estar dos alunos/jovens através de aplicação de um questionário aos pais/tutores
Objetivo Geral
Avaliar a ação das intervenções assistidas por animais, com cães co- terapeutas, realizadas em crianças e jovens com alteração de comportamento e/ou déficit intelectual.
Objetivos Específicos
-Verificar a interação social, afetividade e a melhora na qualidade de vida promovida pelas intervenções assistidas por animais no público alvo;
-Analisar o desempenho das crianças ao longo das intervenções através de questionários e avaliação dos profissionais educadores e familiares;
- Analisar o bem-estar e o comportamento dos cães durante as atividades,
Objetivos Específicos
-Verificar a interação social, afetividade e a melhora na qualidade de vida promovida pelas intervenções assistidas por animais no público alvo;
-Analisar o desempenho das crianças ao longo das intervenções através de questionários e avaliação dos profissionais educadores e familiares;
- Analisar o bem-estar e o comportamento dos cães durante as atividades,
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE VIEGAS SARTORI | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
ALINE VIEGAS SARTORI | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
ANA PAULA OLIVEIRA ROSSES | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
ANNE KAROLINE DA SILVEIRA FLORES | 4 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
CAMILA MOURA DE LIMA | 12 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
CAROLINA DA FONSECA SAPIN | 4 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
EMANUELE PRADO SILVA | 4 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
FERNANDA DAGMAR MARTINS KRUG | 2 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
KELEN GIOVANA LEITE FERREIRA | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
KELEN GIOVANA LEITE FERREIRA | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 1 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
MARIANA SANTOS MARTINS | 4 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
TATIANE MORGANA DA SILVA | 2 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |
VIVIANE RIBEIRO PEREIRA | 2 | 01/02/2019 | 30/12/2020 |