Nome do Projeto
Abordagens metodológicas e aspectos interdisciplinares sobre processos criativos em música popular
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/03/2019 - 31/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O presente projeto de pesquisa centra-se na análise e discussão sobre abordagens metodológicas e os aspectos interdiscplinares envolvidos na pesquisa sobre processos criativos em música popular. A pesquisa visa investigar a partir de três centros de investigação de referência na área, a Unicamp em São Paulo, a universidade Nova de Lisboa em Portugal e a Universidade de Bath Spa no Reino Unido, e montar um amplo relatório analítico sobre as investigações, grupos e linhas de pesquisam a fim de capacitar o grupo de pesquisa em música popular da UFPEL Os temas de pesquisa que são foco de interesse do projeto, podem ser reunidos sob a perspectiva de práticas criativas em música popular. Tal recorte se difere de outras áreas de pesquisa em música por se organizarem de forma distinta, a partir de outros paradigmas tais como a descentralização da produção e criação do material musical e a utilização de suportes não escritos, além da dimensão oral e aural desta prática, que representa o aspecto principal de interesse do projeto. As possíveis metodologias de pesquisa a serem adotadas, portanto, devem privilegiar o aspecto sonoro na coleta de informações e em parceria com os grupos pesquisados, com foco na pesquisa que se concentra na soma das experiências compartilhadas nos espações de pesquisa.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo investigar as abordagens metodológicas e os aspectos interdisciplinares envolvidos na pesquisa sobre processos criativos em música popular a partir de três centros de investigação de referência na área, a UNICAMP em São Paulo, a Universidade Nova de Lisboa em Portugal e a Universidade de Bath Spa no Reino Unido.

O foco da pesquisa é buscar alguns exemplos de pesquisas nesta área e refletir como a pesquisa em música popular se difere das outras linhas de pesquisa em música, destacando os aspectos diferenciais, e apontando possíveis procedimentos e linhas de pesquisa aplicadas ao contexto da graduação e pós-graduação em música.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LEANDRO ERNESTO MAIA110/03/201931/08/2020

Página gerada em 26/01/2020 19:45:13 (consulta levou 0.079754s)