Nome do Projeto
FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DE TERRAS BAIXAS NO SUL DO BRASIL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2019 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Resumo
O arroz irrigado é uma cultura que demanda grandes quantidades de nutrientes para obtenção de satisfatórios níveis de produtividade. Contudo, o sistema de produção de arroz irrigado é um sistema “aberto”, pois, a maior parte das áreas cultivadas com essa gramínea estival permanecem em pousio no outono/inverno. Essa condição poderia ser explorada com o cultivo de plantas de cobertura e/ou pastagens que, dentre várias vantagens, pode contribuir para a maior ciclagem e suprimento de nutrientes para o arroz irrigado cultivado em sucessão. Dessa forma, esse trabalho terá o objetivo de avaliar a contribuição de pastagens para a disponibilidade de nutrientes em solos de terras baixas e os reflexos na nutrição e produtividade de arroz irrigado. A linha de pesquisa 1 irá avaliar a contribuição de leguminosas no suprimento de N a solos cultivados com arroz irrigado. Será conduzido na área experimental da Granja Quatro Irmãos, Rio Grande-RS. Este experimento terá como tratamentos as duas coberturas de solo: I) trevo persa e II) pousio em que serão submetidas doses crescentes de N (0, 60, 120 e 180 kg N ha-1) no cultivo de arroz, para avaliar a contribuição do trevo. A segunda linha de pesquisa será dividida em duas ações de pesquisa relacionada a sistemas integrados de produção agropecuária em ambiente de terras baixas. A ação 1 da linha de pesquisa 2 irá avaliar o impacto de diferentes sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas que vem sendo conduzido na Fazenda Corticeiras, Cristal-RS. Nessa ação os tratamentos são cinco sistemas de produção de arroz no RS: de monocultivo contínuo de arroz até sistemas mais diversificados com a inserção do pastejo e a rotação de cultuas. A ação 2 da segunda linha será conduzida em casa de vegetação na área experimental da UFPel. Nessa ação irá ser feita a avaliação e nutrição de plantas e produtividade de grãos de arroz e soja dos diferentes sistemas integrados de produção agropecuária, em ambas culturas sem fertilização. A terceira linha de pesquisa tem o objetivo de avaliar novas tecnologias de fertilizantes que atenuam perdas e aumentam a disponibilidade no solo e a nutrição de plantas cultivadas. Dessa forma, espera-se um maior entendimento dos processos de ciclagem e disponibilidade de nutrientes nestes sistemas em ambientes de terras baixas e os reflexos no desenvolvimento de plantas de arroz.

Objetivo Geral

- Avaliar o desenvolvimento de biomassa vegetal e a taxa de mineralização de trevo persa cultivado e em Planossolo no período de outono/inverno.

- Avaliar a dinâmica de amônio e nitrato no solo e na solução do solo após o manejo do trevo persa no inverno previamente a semeadura e ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura do arroz irrigado.

- Avaliar os componentes de desenvolvimento, componentes de rendimento de grãos e produtividade da cultura do arroz irrigado cultivado em sucessão ao trevo persa.

- Avaliar a disponibilidade de nutrientes no solo e na solução do solo e atividade enzimática do solo sob diferentes sistemas integrados de produção agropecuária em Planossolo.

- Avaliar o desenvolvimento, nutrição e produtividade de grãos de arroz e soja sem adubação em solo submetido a cinco anos sob diferentes sistemas integrados de produção agropecuária em Planossolo.

- Avaliação de novas tecnologias de fertilizantes, estimuladores e condicionadores de solo no desenvolvimento, nutrição mineral e produtividade de culturas agrícolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA401/01/201931/12/2022
CRISTIANO WEINERT401/01/201931/12/2022
DAVID DA SILVA PACHECO801/08/202031/12/2022
DAVID DA SILVA PACHECO2001/08/201931/07/2020
JÚLIA LIMA REGINATO401/01/201931/12/2022
ROGERIO OLIVEIRA DE SOUSA401/01/201931/12/2022

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 28.900,00

Página gerada em 15/12/2019 03:35:01 (consulta levou 2.070084s)