Nome do Projeto
Qualidade da assistência pré-natal e seus determinantes sociodemográficos: Coorte de nascimentos de 2015 do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 29/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
A assistência pré-natal fornece uma plataforma para diversas funções de saúde, incluindo promoção da saúde, rastreio, diagnóstico e prevenção de doenças, de acordo com práticas oportunas e apropriadas baseadas em evidências. Este processo é considerado importante para a prevenção de resultados adversos na gravidez, parto e puerpério, muitos deles evitáveis dependendo da qualidade assistencial prestada neste período. Cuidados de saúde apropriados são aqueles que garantem que cada paciente receba o conjunto de serviços diagnósticos e terapêuticos mais adequados, levando em conta fatores individuais e normas estabelecidas. Os aspectos distributivos da qualidade dos cuidados, entretanto, têm recebido ainda pouca atenção. A qualidade da assistência pré-natal está relacionada tipicamente com as características sociodemográficas que possuem as gestantes. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo determinar a qualidade da assistência pré-natal e seus determinantes sociodemográficos na coorte de nascimentos 2015 do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo será realizado através da análise dos fatores relacionados à utilização e a qualidade da assistência pré-natal. Para a avaliação da qualidade serão construídos dois escores, um a partir das recomendações do conteúdo da assistência pré-natal do Programa de Humanização do Pré-Natal, Parto e Nascimento, e do manual de Assistência Pré-natal-puerpério do Ministério de Saúde, e outro a partir das recomendações da Organização Mundial da Saúde. Também serão analisadas as informações registradas nas carteiras das gestantes e as referidas pelas mesmas nos questionários de acompanhamento pré-natal e perinatal, com o fim de verificar a concordância entre informações sobre o conteúdo da assistência pré-natal.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Determinar a qualidade da assistência pré-natal e seus determinantes sociodemográficos na coorte de nascimento de 2015 do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Objetivos específicos

Medir a concordância entre as informações do cartão das gestantes e o relato materno sobre os procedimentos recebidos durante a assistência pré-natal nas gestantes da coorte 2015.
Avaliar os fatores demográficos e socioeconômicos que estão associados à qualidade da assistência pré-natal através da construção de escores com os dados da coorte 2015.
Avaliar a mediação da renda e escolaridade na associação entre local da assistência pré-natal e qualidade da atenção recebida nas gestantes da coorte 2015.
Avaliar a mediação do uso diferencial da AP (início e frequências) na associação entre local da assistência pré-natal e qualidade da atenção recebida nas gestantes da coorte 2015

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA RAMIREZ VARELA116/10/201728/02/2019
LINA SOFIA MORON DUARTE416/10/201728/02/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Wellcome Trust FoundationR$ 7.113.000,00

Página gerada em 28/03/2024 06:45:06 (consulta levou 0.038404s)