Nome do Projeto
Estudo clínico longitudinal do desempenho clínico e funcional do Sistema Facility-Equator para retenção de overdentures mandibulares: 3 anos de acompanhamento
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/02/2019 - 28/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
A utilização de implantes de diâmetro reduzido (IDR) para reter próteses do tipo overdentures mandibulares (OM) se tornou um consenso na literatura diante dos resultados promissores principalmente para o tratamento de uma população específica de indivíduos, os pacientes desdentados totais com disponibilidade óssea limitada. As OM promovem aos indivíduos desdentados totais com atrofia mandibular, melhora nos níveis de satisfação com o tratamento, qualidade de vida, além de reestabelecer a mastigação de forma mais eficiente. Entretanto, dados clínicos que indiquem por quanto tempo o padrão mastigatório destes pacientes permanece estável e eficiente ao longo do tempo ainda são escassos na literatura. Além disso, mesmo se conhecendo as contribuições objetivas e subjetivas que os implantes trazem aos indivíduos portadores de OM, poucos estudos longitudinais têm sido conduzidos, para acompanhar o processo de estabilidade dos tecidos e da manutenção de saúde da região peri-implantar em pacientes edêntulos e, investigar a prcesso de reabsorção óssea posterior da mandíbula após o carregamento. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar por meio de um estudo clínico retrospectivo de 3 anos em uma população de usuários de OM reabilitados pelo Sistema Facility-Equator, de que forma o desempenho mastigatório pode estar relacionado à saúde peri-implantar, ao nível ósseo peri-implantar e possíveis reabsorções ósseas mandibulares em região posterior, além da análise da satisfação e qualidade de vida. O método estatístico será escolhido com base na aderência ao modelo de distribuição normal e igualdade de variância. Para todos os testes será considerado estatisticamente significante o valor p<0,05.

Objetivo Geral

Investigar se overdentures mandibulares (OM) implantossuportadas contribuem de forma positiva no desempenho mastigatório, satisfação e qualidade de vida de edêntulos totais após 3 anos de acompanhamento em função. Em adição, avaliar a saúde periimplantar dos implantes osseointegrados na região anterior de mandíbula bem como mensurar possíveis reabsorções ósseas na região posterior de mandíbula. Além disso, verificar possíveis associações entre a estabilidade dos tecidos periimplantares e reabsorções ósseas posteriores com o desempenho mastigatório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA JULIÊ SCHUSTER225/02/201928/08/2020
ANNA PAULA DA ROSA POSSEBON425/02/201928/08/2020
SAMILLE BIASI MIRANDA2001/08/201931/07/2020
SAMILLE BIASI MIRANDA225/02/201931/07/2019

Página gerada em 25/04/2024 19:56:20 (consulta levou 0.036644s)