Nome do Projeto
Fidelidade ao protocolo de Entrevistas Motivacionais com famílias de crianças em idade pré-escolar: avaliação em um estudo de intervenção comunitário randomizado e controlado
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/01/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A Entrevista Motivacional (EM) é um método de aconselhamento diretivo utilizado para melhorar a motivação intrínseca e fortalecer o compromisso com as mudanças de comportamentos em saúde do paciente. Com o uso deste método, a capacidade e a decisão de promover a mudança estão inteiramente sob o controle do paciente, pois a abordagem é centrada na exploração do espaço deste, para que eles mesmos consigam classificar seus problemas conflitantes e contraditórios encontrando soluções. Para que este método adquira resultados positivos o monitoramento da fidelidade ao protocolo é crucial. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é avaliar o grau de fidelidade da implementação das Entrevistas Motivacionais (EM) aplicadas a pais/cuidadores participantes de um estudo de intervenção comunitário randomizado e controlado, voltado para a promoção de saúde bucal de crianças de zero a cinco anos de idade, cadastradas em Unidades Básicas de Saúde de Pelotas, RS, nos anos de 2015 a 2017. Após treinamentos, os entrevistadores realizaram visitas domiciliares para implementar as EM, as quais foram gravadas e armazenadas em computadores. As EM serão submetidas a audição para avaliação quanto àa fidelidade ao protocolo, com base nos critérios estabelecidos pelo instrumento “Motivational Interviewing Treatment Integrity 3.1.1. (MITI 3.1.1.)”. Este instrumento possui domínios específicos para avaliar estratégicas de entrega da EM, com base nos seus princípios (motivação/evocação, colaboração, respeito à autonomia, orientação para mudança e empatia) ) e habilidades (escutar, informar e perguntar). Os valores médios para cada domínio serão calculados tanto para o grupo de entrevistadores quanto individualmente. Estes escores serão comparados com parâmetros preconizados pelos autores do MITI 3.1.1. para entrevistadores em nível iniciante e experiente.

Objetivo Geral

Avaliar o grau de fidelidade da implementação das Entrevistas Motivacionais (EM) aplicadas a pais/cuidadores participantes de um estudo de intervenção comunitário randomizado e controlado, voltado para a promoção de saúde bucal de crianças de zero a cinco anos de idade, cadastradas em Unidades Básicas de Saúde de Pelotas, RS, nos anos de 2015 a 2017.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
TAMARA RIPPLINGER818/01/201931/12/2021

Página gerada em 20/04/2024 06:17:46 (consulta levou 0.038258s)