Nome do Projeto
Avaliação da Confiabilidade de Diferentes Métodos de Diagnóstico por Imagem na Estimativa do Nível Ósseo Periodontal: Uma Revisão Sistemática
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/02/2019 - 29/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Resumo
O processo para diagnosticar uma doença passa por diversas etapas. Ao iniciar com a anamnese, o profissional deve estar apto para captar o máximo de informações relevantes sobre o paciente, porém, na maioria dos casos, é o exame clínico que relata os dados mais importantes. Associado a ele, exames complementares, como métodos de diagnósticos por imagem, são ferramentas de extrema utilidade. Para a periodontite, uma das enferimidades mais comuns da cavidade oral, caracterizada principalmente por perda óssea alveolar, os exames de imagem auxiliam na avaliação, interpretação e nas hipóteses de diagnóstico. Diante disso, esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar a perda óssea por meio de radiografias periapical e panorâmica e da tomografia computadorizada cone beam, e sua confiabilidade, associadas ao exame clínico, considerado padrão ouro na visualização e detecção da perda óssea. Para execução dessa revisão sistemática, que será registrada na base PROSPERO e seguirá as orientações do PRISMA statement, foi formulada a seguinte questão de pesquisa “As radiografias periapical e panorâmica e a tomografia computadorizada cone beam são confiáveis para estimar o nível ósseo periodontal, comparativamente ao exame clínico?”. A estratégia de busca será realizada nas bases de dados PubMed (Medline), Embase, Cochrane Wiley, Web of Science, Scopus, Scielo e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), sem restrição de ano e linguagem, com as palavras-chave “doença periodontal”, “perda óssea alveolar”, “radiografia periapical”, “radiografia panorâmica” e “tomografia computadorizada cone beam”. A seleção dos artigos será realizada de maneira independente pelos revisores, primeiramente pelo título e resumo, e depois pelo texto completo. Também de forma independente, os revisores realizarão a extração de dados e análise do risco de viés. Resultados serão expressos pelas medidas de associação encontradas e intervalos de confiança de 95% (IC 95%) e, se aplicável, combinados por metanálise.

Objetivo Geral

Objetivo geral
O objetivo geral deste estudo será avaliar e comparar a confiabilidade das técnicas radiográficas periapical e panorâmica e da tomografia computadorizada cone beam na estimativa do nível ósseo periodontal, comparativamente ao exame clínico, através de uma revisão sistemática da literatura.
Objetivos específicos
- Analisar a confiabilidade da radiografia periapical na estimativa do nível ósseo periodontal, comparativamente ao exame clínico.
- Analisar a confiabilidade da radiografia panorâmica na estimativa do nível ósseo periodontal, comparativamente ao exame clínico.
- Analisar a confiabilidade da tomografia computadorizada cone beam na estimativa do nível ósseo periodontal, comparativamente ao exame clínico.
- Comparar a confiabilidade dos três métodos de diagnóstico por imagem entre si.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA204/02/201929/02/2020
MAISA CASARIN204/02/201929/02/2020

Página gerada em 29/03/2024 11:45:55 (consulta levou 0.042303s)