Nome do Projeto
Estudos Interativos de Pesquisa Centrada no Violão como Objeto Artístico
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2019 - 28/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O projeto se coloca como pesquisa artística para propor o violão como objeto artístico, o que significa pensar o conhecimento musical em nova perspectiva. A criação, a interpretação e as atividades analíticas musicais disciplinares são colocadas em igualdade nesta perspectiva de conhecimento que dialoga com o conhecimento-na-ação e a reflexão-na-ação de Donald Schön. O conhecimento musical está fundamentado também, no âmbito do projeto, como prática e produtos artísticos que inauguram uma tensão própria com o conhecimento sobre arte ou a partir da arte.

Objetivo Geral

Objetiva-se ativar uma pesquisa centrada no violão como objeto artístico, levando a efeito tanto os produtos artísticos quanto uma produção importante para reflexão em pesquisa. Isso significa pensar o conhecimento musical como competência e habilidade centradas no universo estético do instrumento musical violão; significa também que serão priorizadas objetos artísticos novos ou inéditos dedicados ao instrumento e a geração de processualidades e estímulos intelectuais para a pesquisa em música, a partir do foco de uma pesquisa centrada no instrumento.
Objetiva-se também promover uma atividade inovadora na subárea de violão na UFPel que é a atividade organizada em grupo de pesquisa com reflexos na produção dos pesquisadores e na prática pedagógica do Curso de Música, linha de formação do Violão. Pretende-se alcançar a meta de um grupo bem integrado que decida prosseguir na pesquisa em desdobramento desta primeira fase; assim como pretende-se atuar na formação em pesquisa de discentes participantes e trazer novos conhecimentos e novos produtos aos discentes em seu conjunto no seio do Curso.
Fazendo-se um elenco de atividades pretendidas, encontram-se as seguintes:
- Produzir música inédita para violão solo, violão e voz e violão junto a outras formações instrumentais; para conjunto vocal e instrumental com ou sem violão.
- Trabalhar na composição de música inédita com base no trabalho criativo autoral do pesquisador.
- Fomentar e colaborar na composição de música inédita do trabalho autoral de outros compositores, na relação entre o pesquisador-intérprete (performer) e os compositores.
- Conhecer e tentar articular perspectivas criativas e de colaboração entre os trabalhos autorais dos artistas pesquisadores pertencentes ao grupo.
- Registrar em forma de partituras (acabadas e esboçadas) e/ou em forma de áudios e/ou audiovisuais a produção composicional.
- Produzir/editar os registros (gráfico e midiático) e disponibilizar em forma de edição, de veiculação (via internet), publicação e outras formas de acesso ao público.
- Produzir interpretações musicais violonísticas, seja de repertório inédito da pesquisa, seja de repertório não inédito.
Estimular a interação de professores no sentido de uma pesquisa em conjunto; realizar trabalhos em reuniões e processos de troca e elaboração de ideias para o grupo de pesquisa; estimular a integração de alunos e professores da subárea e de outras subáreas.
Contribuir com a linha de formação do violão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES402/04/201802/04/2019
PAULO RENATO VIEIRA JÚNIOR402/04/201802/04/2019
THIAGO COLOMBO DE FREITAS402/04/201802/04/2019

Página gerada em 19/03/2024 02:34:37 (consulta levou 0.165300s)