Nome do Projeto
Ações Afirmativas na Região Sul do Rio Grande do Sul: um enfoque interinstitucional acerca do acesso, permanência e possibilidades integradoras de implementação das reservas de vagas.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/03/2019 - 26/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Resumo:
Este projeto tem por objetivo o acompanhamento das ações afirmativas vigentes em quatro Instituições Federais de Ensino (IFEs) da região sul do Rio Grande do Sul – Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), previstas na forma das Leis 12.711/12 e 13.409/16, em nível superior como também, a partir de editais específicos (Programa de avaliação da Vida Escolar - PAVE, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, Universidade Aberta do Brasil - UAB, Quilombolas e Indígenas, Imigrantes, Pessoas Surdas, entre outros) que contemplem cursos presenciais e à distância, na graduação e pós-graduação. De igual forma, também no âmbito dessas IFEs, almeja-se acompanhar o ingresso no serviço público federal de pessoas com deficiência, pretas e pardas, mediante o recorte afirmativo garantido pelas Leis 8.112/90 e 12.990/14.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Identificar e analisar as formas de implementação de Ações Afirmativas nas quatro instituições federais de ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul - Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), buscando estabelecer um comparativo na produção dos dados que considere questões relativas ao ingresso, permanência e egresso de cotistas nas mais variadas modalidades: escola pública, pessoas com deficiência, pretos-pardos-indígenas, quilombolas e indígenas aldeados, imigrantes e também em concursos públicos.
Objetivos específicos:
Avaliar todos os editais relativos a reservas de vagas nas IFES participantes do projeto, a partir de 2013;
Estabelecer uma base de dados estatística comum que possibilite elaborar o perfil do/a estudante ingressante segundo indicadores estabelecidos (raça, sexo, origem, renda, estado civil…), a ocupação das vagas ofertadas e ocupadas nas modalidades referentes à lei 12711/12, Lei 12990/14 e demais editais específicos, acompanhamento da vida acadêmica e grau de evasão e diplomação;
Acompanhar a alocação dos/as cotistas no que se refere a áreas de conhecimento e cursos;
Compreender as estratégias de acolhida aos /às cotistas utilizadas pela gestão, unidades de ensino e comunidade acadêmica;
Analisar a estrutura administrativa, pedagógica e epistemológica das instituições frente às ações afirmativas.
Identificar e analisar as formas de implementação de Ações Afirmativas nas quatro instituições federais de ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul - Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), buscando estabelecer um comparativo na produção dos dados que considere questões relativas ao ingresso, permanência e egresso de cotistas nas mais variadas modalidades: escola pública, pessoas com deficiência, pretos-pardos-indígenas, quilombolas e indígenas aldeados, imigrantes e também em concursos públicos.
Objetivos específicos:
Avaliar todos os editais relativos a reservas de vagas nas IFES participantes do projeto, a partir de 2013;
Estabelecer uma base de dados estatística comum que possibilite elaborar o perfil do/a estudante ingressante segundo indicadores estabelecidos (raça, sexo, origem, renda, estado civil…), a ocupação das vagas ofertadas e ocupadas nas modalidades referentes à lei 12711/12, Lei 12990/14 e demais editais específicos, acompanhamento da vida acadêmica e grau de evasão e diplomação;
Acompanhar a alocação dos/as cotistas no que se refere a áreas de conhecimento e cursos;
Compreender as estratégias de acolhida aos /às cotistas utilizadas pela gestão, unidades de ensino e comunidade acadêmica;
Analisar a estrutura administrativa, pedagógica e epistemológica das instituições frente às ações afirmativas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA BARCELOS DUARTE | 2 | 26/03/2019 | 26/03/2021 |
DIÔNVERA COELHO DA SILVA | 2 | 26/03/2019 | 01/08/2019 |
EZEQUIEL NASCIMENTO SANTOS | 2 | 04/02/2020 | 26/03/2021 |
LUIS FÉLIX DE BARROS VIEIRA ROCHA | 2 | 04/02/2020 | 26/03/2021 |
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | 2 | 04/02/2021 | 26/03/2021 |
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA | 2 | 26/03/2019 | 26/03/2021 |
SHIRLEI PEREIRA ROSA | 2 | 04/02/2021 | 26/03/2021 |
SIMONE TEIXEIRA BARRIOS | 2 | 04/02/2021 | 26/03/2021 |
TAINÁ MELO SILVEIRA | 2 | 26/03/2019 | 31/03/2019 |
THAÍS GONÇALVES SAGGIOMO | 2 | 04/02/2021 | 26/03/2021 |
VIVIANE COSTA RODRIGUES | 2 | 26/03/2019 | 31/12/2020 |