Nome do Projeto
RESPOSTAS CLIMÁTICAS NA AMÉRICA DO SUL RELACIONADAS ÀS CONDIÇÕES OCEÂNICAS SOB DIFERENTES CENÁRIOS CLIMÁTICOS: PASSADO, PRESENTE E PROJEÇÕES FUTURAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2019 - 03/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Oceanografia Física
Resumo
Há evidências crescentes de que nas últimas décadas a atividade humana tem contribuído para o aquecimento observado próximo à superfície da Terra (HEGERL et al., 1997; STOTT et al., 2000). Os Relatórios de Avaliações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR/IPCC, sigla em inglês) concluíram que, provavelmente, as mudanças nas concentrações de gases de efeito estufa teriam sido o fator dominante neste aquecimento (IPCC, 2014). A influência humana foi considerada em uma ampla gama de variáveis climáticas, e análises de detecção e atribuição foram ampliadas para mostrar efeitos antropogênicos significativos em escalas regionais (ZWIERS & ZHANG, 2003; STOTT, 2003). Esta análise sobre mudanças regionais e seus extremos é potencialmente de grande importância para a avaliação dos impactos sociais da mudança climática. A América do Sul é uma das mais importantes regiões econômicas do mundo, principalmente no setor agrícola, cujas atividades são sensitivas às variações de fenômenos climáticos que induzem à variações de temperatura do ar, além de períodos de intensas secas ou chuvosos. Alguns casos de anomalias de precipitação e temperatura para a América do Sul, assim como as suas tendências, estão relacionados especificamente com fenômenos remotos, principalmente de bacias oceânicas que exercem influência através das teleconexões climáticas. A América do Sul é afetada por teleconexões, tanto leste-oeste, quanto sul-norte, as quais influenciam a variabilidade climática. Compreender estes impactos é essencial para o estabelecimento de estratégias de adaptação quanto às ações para amenizar maiores impactos causados por alterações climáticas significativas. Devido à importância de possíveis mudanças no clima global, é necessário investigar as possíveis variações do nosso sistema climático em diferentes cenários futuros. Embora os impactos sobre os seres humanos e a sociedade dependerão dos detalhes espaciais e temporais das variações futuras, é importante examinar as tendências e flutuações das variáveis que compõem o sistema climático.

Objetivo Geral

O objetivo da presente proposta multidisciplinar é a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação com enfoque em processos de interação oceano-atmosfera e as influências dos oceanos globais nos padrões climáticos da América do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN4003/04/201903/04/2021

Página gerada em 11/07/2020 11:13:55 (consulta levou 0.096069s)