Nome do Projeto
MAPEAMENTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/06/2019 - 07/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Esta pesquisa visa mapear as parcerias público-privadas em educação básica no Estado do Rio Grande do Sul - RS, no sentido de favorecer o acesso de gestores e pesquisadores a dados sistematizados que propicie o cruzamento de informações de forma a permitir o conhecimento de programas, projetos e ações que são realizados no âmbito das instituições públicas. Desta forma, o mapeamento proposto pretende ser um instrumento de políticas públicas e de democratização da educação no estado, envolvendo a caracterização geral dos municípios do RS, a caracterização educacional e as parcerias público-privadas em educação, através da construção de um banco de dados. Assim, a presente pesquisa pode contribuir para análise das parcerias e das implicações para melhoria dos sistemas educacionais A proposta de pesquisa iniciou de um diálogo entre pesquisadores do tema, que tratavam dos processos de inserção de setores privados, com ou sem fins lucrativos, notadamente fundações, na educação pública em nível nacional ou em estudos de caso no RS, e identificaram a dificuldade para obter as informações necessárias para dar suporte as investigações. A partir da identificação desta necessidade, os grupos de pesquisa NEPPE/UFPel e GPRPPE/UFRGS construíram esta proposta de investigação. São novos atores, novos arranjos e novas questões que se impõem aos pesquisadores em políticas educacionais, o que orienta este estudo para o seguinte problema: Quais as relações das parcerias público-privadas existentes nos municípios do estado do Rio Grande do Sul com a caracterização geral e educacional locais. Este questionamento constituirá os indicadores (campos) que irão mapear as parcerias público-privadas no Estado do RS e formar o banco de dados para que novas questões possam ser formuladas e novas relações possam ser estabelecidas, tornando cada vez mais visíveis e democráticas as ações empreendidas na educação pública do estado.

Objetivo Geral

Geral
Realizar mapeamento das parcerias público-privadas (PPP´s) em educação nos municipios do estado do Rio Grande do Sul no período de 2017 a 2020, enfocando abrangência, intensidade, formas de atuação e relações das PPP´s existentes nos com a caracterização geral e educacional locais.
Específicos
- Conhecer a abrangência das parcerias público-privadas em educação nos municípios gaúchos;
- Investigar a intensidade das parcerias público-privadas em educação, enfocando no impacto junto a educação básica;
- Elucidar as formas de atuação das parcerias público-privadas em educação junto aos municípios gaúchos, principalmente aquelas destinadas a atender demandas na área da gestão educacional/escolar, formação de professores e currículo;
- Relacionar, por meio do cruzamento de informações, a efetivação das parcerias público-privadas em educação com a caracterização geral e educacional de cada município.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS GADELHA SÁ2001/08/201929/02/2020
DOUGLAS GADELHA SÁ1003/06/201931/07/2019
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO203/06/201907/06/2021
LEILA DUARTE REIS203/06/201907/06/2021
LEONARDO DORNELES GONÇALVES803/06/201907/06/2021
Luis Eduardo dos Santos Celente2001/03/202031/07/2020
MARIA VERÔNICA ROLDAN PINTO203/06/201907/06/2021
MICHELE VOLLRATH BENTO203/06/201907/06/2021
MIRIELE BARBOSA RODRIGUES203/06/201907/06/2021
ROBINSON FRANCINO DA COSTA203/06/201907/06/2021
SUSANA SCHNEID SCHERER203/06/201907/06/2021
VALDELAINE DA ROSA MENDES203/06/201907/06/2021
VERA MARIA VIDAL PERONI203/06/201907/06/2021

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