Nome do Projeto
Proposições vagantes - mulheres artistas suleando contextos tendo como ponto de partida o sul do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
14/04/2019 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Resumo
A presente pesquisa resgata um modo de prospectar o mundo e representá-lo/apresentá-lo por meio de deslocamentos físicos, viagens e excursões aos moldes dos artistas-viajantes do passado. Nessa busca, novos trânsitos são propostos, sendo conduzidos por artistas mulheres residentes no sul do Brasil. Tais proposições vagantes são estabelecidas por contextos distintos e em rotas flúvio-marítimas, terrestres e aéreas, envolvidas com o aspecto social, geográfico, cultural, científico e natural do lugar visitado - fato que amplia o processo de instauração e partilha da arte contemporânea. A observação destes contextos implica, sobretudo, em transformar e reinventar os modos de existir e potencializar as representações simbólicas do espaço e de quem ou o que o habita. Nesse aspecto, surge a pergunta: como podemos trazer as ideias, sensações e sentimentos de novos contextos como obra de arte? Assim, as motivações para as viagens aqui propostas são de ordem artística, científica e geográfica, dando-se através de percursos locais e regionais. Como ponto de partida, iremos percorrer a Rota do Charque, conhecida como tasajo trail do atlântico, uma rota mercantil do charque que ligava o rio da prata ao caribe a fim de investigar a existência de representações artísticas, como também revisitá-la e reapresentá-la por meio de dispositivos poéticos-artísticos contemporâneos. Igualmente, investigar algumas rotas traçadas pelo comércio mundo afora: a Rota da Seda, as Estradas Real-Persas, a Rota das Especiarias, a Rota Transpeninsular, a Estrada do Incenso, etc. Atentando, aos impactos desses trânsitos nos locais visitados; as mudanças do tempo, do comércio, da indústri e da população trouxeram nessas rotas e lugares na atualidade e Como se encontravam os artistas diante delas, partindo disso interessa-nos saber quais as atualizações dessas rotas podemos fazer na arte contemporânea.
Objetivo Geral
Percorrer rotas flúvio-marítimas e terrestres, a distintas coordenadas geográficas, inicialmente pela rota do charque em estado de prospecção e envolvimento com o contexto social, geográfico, cultural, científico e natural visitado, ampliando o processo de instauração e partilha da arte contemporânea pela observação de mulheres artistas residentes nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Brasil.
Objetivos Específicos:
• Levantar referenciais teórico-práticos que discorram sobre a arte contemporânea e a relação com processos investigativos que se debruçam sobre experiências interdisciplinares em prospecções nômades nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
• Evidenciar os aspectos referentes à geopolítica como experiência ético-estética na arte e em outros campos do conhecimento que o tema seja relevante;
• Traçar reflexões sobre os modos de vida das artistas e dos contextos circundados, promovendo paralelos e contrapontos entre ambos;
• Oportunizar a aproximação dos processos poéticos das artistas a determinados processos técnicos-científicos de conhecimento, suas especificidades e funções;
• Criar um espaço de experiência, intitulado Laboratório Vago, com vistas à observação, experimentação e coleta de dados, análise e processamento da prática artística e reflexiva possibilitando a articulação de diferentes linguagens e materiais, tais como diários de bordos, fotografias, objetos, vídeos e arquivos.
• Conceber novos territórios para a prática artística tendo em vista o “lugar social entre a arte contemporânea e políticas territoriais”, a fim de descrever as experiências dessas artistas nos percursos em contato e aproximação com populações autóctones, ribeirinhas, entre outras;
Objetivos Específicos:
• Levantar referenciais teórico-práticos que discorram sobre a arte contemporânea e a relação com processos investigativos que se debruçam sobre experiências interdisciplinares em prospecções nômades nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
• Evidenciar os aspectos referentes à geopolítica como experiência ético-estética na arte e em outros campos do conhecimento que o tema seja relevante;
• Traçar reflexões sobre os modos de vida das artistas e dos contextos circundados, promovendo paralelos e contrapontos entre ambos;
• Oportunizar a aproximação dos processos poéticos das artistas a determinados processos técnicos-científicos de conhecimento, suas especificidades e funções;
• Criar um espaço de experiência, intitulado Laboratório Vago, com vistas à observação, experimentação e coleta de dados, análise e processamento da prática artística e reflexiva possibilitando a articulação de diferentes linguagens e materiais, tais como diários de bordos, fotografias, objetos, vídeos e arquivos.
• Conceber novos territórios para a prática artística tendo em vista o “lugar social entre a arte contemporânea e políticas territoriais”, a fim de descrever as experiências dessas artistas nos percursos em contato e aproximação com populações autóctones, ribeirinhas, entre outras;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO BAIRON SCHUCH | 2 | 14/04/2019 | 23/12/2022 |
DARA DE MORAES BLOIS | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
JULIANA CHACON DE OLIVEIRA | 2 | 14/04/2019 | 23/12/2022 |
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA | 2 | 14/04/2019 | 23/12/2022 |