Nome do Projeto
Manual Verde: Materiais Didáticos para Arborização e Ecologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2025 - 31/08/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O ensino das disciplinas de Arborização Urbana e Ecologia Aplicada, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, exige não apenas a compreensão teórica dos conteúdos, mas também a vivência prática de procedimentos técnicos fundamentais à atuação profissional. Entretanto, observa-se uma carência de materiais didáticos específicos que consolidem e padronizem as práticas realizadas em sala e em campo. Nesse contexto, este projeto de ensino tem como objetivo geral desenvolver e disponibilizar materiais didáticos e técnicos que subsidiem a prática das disciplinas de Arborização Urbana e Ecologia Aplicada, aprimorando a integração entre teoria e prática e contribuindo para a formação qualificada dos estudantes. A metodologia será desenvolvida em três etapas principais. Na primeira, será realizado levantamento bibliográfico e documental para identificar manuais, protocolos e normas técnicas nacionais e internacionais relevantes, adaptáveis à realidade brasileira. Na segunda etapa, serão elaboradas cartilhas técnicas para Arborização Urbana, abordando práticas de plantio, tutoramento, manejo e planejamento da arborização, e protocolos de campo para Ecologia Aplicada, contemplando procedimentos de herborização, coleta e identificação de espécies vegetais e elaboração de laudos de cobertura vegetal. Os materiais serão produzidos em linguagem clara, acompanhados de ilustrações, tabelas e diagramas para facilitar a compreensão. Na terceira etapa, os conteúdos elaborados serão aplicados em turmas regulares das disciplinas, de forma experimental, para coleta de feedback por meio de questionários e observações diretas, permitindo ajustes finais antes da disponibilização definitiva. Os principais resultados esperados incluem: (i) elaboração de pelo menos uma cartilha técnica de Arborização Urbana e um conjunto de protocolos práticos de Ecologia Aplicada; (ii) validação dos materiais com obtenção de avaliação positiva de pelo menos 80% dos estudantes quanto à clareza e aplicabilidade; (iii) aplicação dos conteúdos produzidos em um mínimo de quatro aulas práticas ao longo do semestre; e (iv) ampliação do engajamento e da autonomia dos estudantes na execução de atividades técnicas relacionadas à arborização e à ecologia.

Objetivo Geral

Desenvolver e disponibilizar materiais didáticos e técnicos que subsidiem a prática das disciplinas de Arborização Urbana e Ecologia Aplicada, visando aprimorar a formação prática e a aplicação dos conteúdos teóricos no contexto profissional.

Justificativa

O ensino das disciplinas de Arborização Urbana e Ecologia Aplicada exige não apenas a compreensão conceitual, mas também o domínio de habilidades práticas essenciais para a atuação do engenheiro ambiental e sanitarista e demais cursos envolvidos (Agronomia, Gestão Ambiental, Biologia, Arquitetura, dentre outros). No entanto, muitas vezes, há carência de materiais didáticos específicos que consolidem essa integração entre teoria e prática. A elaboração de cartilhas técnicas e protocolos de campo contribuirá para padronizar e qualificar as práticas realizadas, tornando-as mais eficientes, seguras e alinhadas com as normativas e melhores práticas da área. Além disso, tais materiais poderão servir como referência permanente para os estudantes, auxiliando na construção de competências técnicas e na inserção no mercado de trabalho. Este projeto, portanto, atende à necessidade de fortalecer a prática acadêmica por meio de recursos instrucionais claros, atualizados e aplicáveis, promovendo uma formação mais completa e contextualizada à realidade profissional do engenheiro ambiental e sanitarista.

Metodologia

O projeto será desenvolvido ao longo de três etapas principais: (1) levantamento e análise de referências, (2) elaboração dos materiais didáticos e (3) validação e ajustes finais. Inicialmente, será realizada pesquisa bibliográfica e documental para reunir manuais, normas técnicas, artigos científicos e protocolos já utilizados no ensino e na prática profissional de arborização urbana e ecologia aplicada. Após, será iniciada a elaboração dos materiais didáticos e protocolos de campo para Ecologia Aplicada, descrevendo detalhadamente procedimentos para herborização, coleta e identificação de espécies vegetais, elaboração de laudos de cobertura vegetal e aplicação de metodologias de análise ecológica. Os materiais elaborados serão testados em turmas regulares das disciplinas de Arborização Urbana e Ecologia Aplicada. Durante as aulas práticas, docentes e discentes utilizarão as cartilhas e protocolos, sendo registrado o desempenho e a clareza na aplicação. Ao final, será aplicado um questionário de avaliação para coleta de feedback. Com base nas observações e sugestões recebidas, serão realizados ajustes para melhorar a objetividade, aplicabilidade e didática dos conteúdos.
Instrumentos e recursos
Para a produção dos materiais serão utilizados softwares de edição de texto e imagens, banco de imagens próprias e licenciadas, além de recursos gráficos para elaboração de esquemas. As atividades de campo contarão com equipamentos básicos de medição, GPS, prensas de herborização e materiais de coleta.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaborar cartilhas técnicas para a disciplina de Arborização Urbana, abordando práticas de plantio, tutoramento, manejo e planejamento de arborização em áreas urbanas.
Produzir protocolos detalhados para as aulas práticas da disciplina de Ecologia Aplicada, contemplando herborização, coleta e identificação vegetal, elaboração de laudos de cobertura vegetal e outras metodologias de campo.
Integrar conteúdo teórico e prático por meio de materiais que facilitem o aprendizado ativo, proporcionando aos estudantes experiências aplicadas que simulem a atuação profissional.
Validar e revisar os materiais elaborados por meio de aplicação piloto com turmas das disciplinas, coletando feedback para aprimoramento.
Espera-se com estes resultados, um maior aproveitamento dos alunos especialmente quanto à aplicação prática dos conceitos trabalhados em sala de aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KAREN DONINI KUHN
MARCOS PAULO MACHADO
MARÍLIA LAZAROTTO1
MAX BEDERODE KAYSER

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