Nome do Projeto
A Tutela dos Sujeitos Vulneráveis no Direito Internacional Privado: um estudo comparado entre o Mercosul e a União Europeia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/10/2025 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto unificado com ênfase em pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento jurídico conferido às pessoas em situação de vulnerabilidade na esfera do Direito Internacional Privado, com enfoque comparativo entre os sistemas normativos do Mercosul e da União Europeia. A proteção dos sujeitos vulneráveis — como crianças, idosos, migrantes, pessoas com deficiência e consumidores — tem se destacado como um princípio norteador nas relações privadas transnacionais, promovendo a efetividade na tutela de seus direitos. Nessa perspectiva, o estudo busca compreender em que medida os blocos regionais têm promovido mecanismos eficazes de proteção aos vulneráveis, especialmente em matéria de jurisdição, cooperação jurídica internacional e reconhecimento de decisões estrangeiras. A análise comparativa entre os dois sistemas permitirá identificar êxitos, lacunas e desafios na construção de uma proteção transfronteiriça mais humanizada e eficaz, considerando a União Europeia como possível paradigma para o adequado tratamento da matéria no âmbito mercosulino.

Objetivo Geral

Analisar, comparativamente, os mecanismos de tutela jurídica dos sujeitos vulneráveis no Direito Internacional Privado, com recorte no Mercosul e na União Europeia, centrando-se no estudo das normas de jurisdição, cooperação jurídica internacional e reconhecimento de decisões estrangeiras, a fim de desenvolver pesquisas e reflexões que colaborem para o aperfeiçoamento da matéria no bloco mercosulino.

Justificativa

O incremento do deslocamento internacional de pessoas, aliado à circulação de bens e serviços, intensificou o número de conflitos privados com elementos estrangeiros, exigindo respostas jurídicas mais sensíveis e adaptadas à condição dos sujeitos vulneráveis. A vulnerabilidade, como conceito jurídico, transcende as fronteiras e os limites do Direito Interno, aspecto que confere relevância aos blocos de integração regional, como o Mercosul e a União Europeia. De fato, a União Europeia destaca-se pela consolidação de marcos normativos importantes voltados à proteção de crianças, consumidores e outros grupos vulneráveis, enquanto o Mercosul vem desenvolvendo instrumentos mais recentes e menos vinculantes na matéria. Diante desse cenário, a pesquisa se justifica por sua relevância acadêmica e prática, ao propor um olhar crítico e comparativo entre os dois blocos, contribuindo para o aperfeiçoamento de mecanismos regionais de tutela jurídica. Além disso, a defesa dos vulneráveis está alinhada aos princípios de dignidade humana, igualdade e acesso à justiça — fundamentos basilares do Estado de Direito -, permitindo que demandas jurídicas com elementos transfronteiriços sejam por eles orientadas.

Metodologia

Esta pesquisa valer-se-á da abordagem qualitativa, de cunho teórico e jurídico-comparativo. Nesse sentido, será realizada a revisão bibliográfica e documental sobre o conceito de vulnerabilidade e sua aplicação no Direito Internacional Privado. Em paralelo, serão objeto de exame os instrumentos normativos relevantes da União Europeia (como os Regulamentos de Bruxelas II bis, Roma III e a Carta dos Direitos Fundamentais, bem como marcos normativos na área da cooperação jurídica) e os instrumentos do Mercosul (como as diretrizes da Reunião de Ministros da Justiça, Protocolos de Cooperação Jurídica e declarações dos órgãos decisórios). Outrossim, proceder-se-á à pesquisa de decisões judiciais envolvendo litígios com elementos de internacionalidade no marco espacial aqui delimitado. A análise comparativa levará em conta alguns critérios, dependendo do enfoque a ser trabalhado, como, por exemplo, a natureza das normas (hard law ou soft law), obrigatoriedade, abrangência, mecanismos/formas de execução e efetividade. Pretende-se, com isso, apresentar conclusões críticas e recomendações práticas, com especial atenção às possibilidades de harmonização normativa, aprimoramento e efetividade dos mecanismos de cooperação jurídica no âmbito do Mercosul, tendo como paradigma o desenvolvimento da matéria na União Europeia.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se divulgar os resultados obtidos através da escrita e publicação de artigos científicos e participação de eventos de cunho científico, fomentando o estudo do tema e contribuindo para o seu desenvolvimento no âmbito da academia e sociedade. Não obstante, através da pesquisa, intenta-se despertar, nos participantes, o interesse por explorar temas de inegável atualidade, propiciando que possam desenvolver estudos que contribuam para a sua respectiva divulgação e aprimoramento, mediante a observância de crescente internacionalização das relações jurídicas e seus reflexos no Direito.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA MACHADO RATKIEWICZ8
ANTONIA ESPINDOLA LONGONI KLEE1
EDUARDO MELO DA SILVA
FERNANDO COSTA DE AZEVEDO1
GABRIEL GUIMARAES RODRIGUES
HENRIQUE JACQUES POLL LENGERT
INGRID AZAMBUJA CARDOSO
JOAO PEDRO SEEFELDT PESSOA1
JOSUE OLIVEIRA DE CAETANO
KARINNE EMANOELA GOETTEMS DOS SANTOS1
LUCAS DUARTE FERREIRA
MICAEL FONTOURA MENDES
VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA
WENDEL GIOVANI ALVARO NEY DE FREITAS

Página gerada em 05/10/2025 23:36:14 (consulta levou 0.192873s)