Nome do Projeto
MALABAR: circo e seus saberes - uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2025 - 31/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto “MALABAR: circo e seus saberes – uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão” apresenta-se como uma proposição que inter-relaciona os campos de ensino, pesquisa e extensão, objetivando construir um espaço de ensino-aprendizagem da arte circense e reflexões acerca da cultura de movimento, em busca de um sentido amplo das práticas corporais prevalecendo os significados de expressividade, comunicação, liberdade e cooperação.
O mesmo vai ser realizado junto a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, numa proposta de Colaboração Técnica, se concretizando através da docência no Curso de Educação Física, do engajamento em projetos de Pesquisa e com articulações aos projetos de extensão de Práticas Corporais da referida universidade, onde se pretende:
Aprender, ensinar e vivenciar as técnicas circenses de malabarismos, equilibrismos e acrobacias, imbricadas com outras linguagens corporais como dança, jogos cênicos e capoeira.
Preparar os participantes para multiplicarem as ações de extensão em arte circense.
Formar grupos de pesquisa e estudos, relacionando a temática das artes circenses com diversos campos de conhecimento, como entre outros, o do corpo, sociedade, artes, história e educação.
A partir das experiências vividas na práxis deste projeto, será desenvolvido um repositório para abrigar nossas ações, assim como estratégias de compartilhamento e socialização dos saberes produzidos nos campos de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo Geral
No campo da extensão, implementar ações do projeto “MALABAR” em parceria com projetos de Práticas Corporais do Centro de Desportos da UFSC, sendo que alguns coordenadores e coordenadoras já sinalizaram positivamente como: Professora Luciana Fiamoncini com o projeto “Práticas Corporais e as dimensões da vida”; Professora Patrícia Bremer com a proposta de GinasticArte”; Professor Paulo Capela do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura e Arte desta universidade.
Assim como, desenvolver, através da Colaboração Técnica, ações de ensino (DEF-CDS), pesquisa (NEPEF
(LEPEGIC – GEPPICE); GECORPOS e SÔMA) e extensão (DECL/SECART; Práticas
Corporais - CDS), trazendo como eixo balizador as artes circenses e suas múltiplas linguagens
como ginásticas, capoeira, jogos e brincadeiras.
Assim como, desenvolver, através da Colaboração Técnica, ações de ensino (DEF-CDS), pesquisa (NEPEF
(LEPEGIC – GEPPICE); GECORPOS e SÔMA) e extensão (DECL/SECART; Práticas
Corporais - CDS), trazendo como eixo balizador as artes circenses e suas múltiplas linguagens
como ginásticas, capoeira, jogos e brincadeiras.
Justificativa
Esta solicitação de Colaboração Técnica se dá em função de alguns convites recebidos por
professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para ministrar oficinas e
participar de ações investigativas, envolvendo a temática das artes circenses.
Poder desenvolver ações continuas e de longo prazo, como na proposta de colaboração,
propicia melhores condições de aprofundamento nos conhecimentos tratados o que acarretará
em uma qualificação do trabalho e consequentemente um ganho para os acadêmicos e
counidade geral.
O projeto “Malabar: circo e seus saberes” que apresento, se desenvolve numa perspectiva
de corpo não somente biológico, mas também cultural, histórico e social, que traz o sentido
de expressividade, comunicação, criatividade, cooperação, autonomia e alegria nos
participantes deste processo pedagógico.
Estas propostas ainda não estão efivadas no contexto escolar e comunitário, aparecem
muito por tentativas isoladas de professores e professoras que procuram romper com as
propostas tradicionais da Educação Física.
Com isso, podemos dizer que além de uma proposta ainda inovadora, este projeto
contribuirá para fortalecer e preencher lacunas em estudos e práticas corporais na
Educação Física, que fortaleçam a ideia de uma educação dialógica e emancipatória.
Acredito estar capacitado para contribuir neste processo de Colaboração Técnica, considerando
que venho desenvolvendo o projeto “Malabar: circo e seus saberes” desde o ano de 97, história
que se iniciou como projeto de ensino e componente curricular da Educação Física nas escolas
Sarapiquá, Praia do Riso em Florianópolis-SC, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul –
IFRS, na cidade de Rio Grande – RS e mais recentemente na Universidade Federal de Pelotas
- UFPEL.
Em outros momentos o projeto segue acontecendo, no formato de extensão em comunidades,
bairros, escolas, clubes, no IFRS, na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e na UFPEL.
Soma-se a estas práticas os conhecimentos adquiridos nos estudos de pesquisa de Mestrado
(UFRGS) e Doutorado (FURG), os quais investiguei respectivamente: “Circo Girassol: o saber
circense incorporado e compartilhado” e “No picadeiro da Educação Física: o saber circense
descortinando uma educação crítico-emancipatória”, situação esta que reforça meu potencial
para colaborar com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no tempo em vigor da
Colaboração Técnica.
A possibilidade de realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa, certamente
contribuirá também para um estreitamento nas relações entre as instituições UFPEL e UFSC,
propiciando assim que estas instituições se tornem parceiras em futuras e diversas tarefas
acadêmicas.
professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para ministrar oficinas e
participar de ações investigativas, envolvendo a temática das artes circenses.
Poder desenvolver ações continuas e de longo prazo, como na proposta de colaboração,
propicia melhores condições de aprofundamento nos conhecimentos tratados o que acarretará
em uma qualificação do trabalho e consequentemente um ganho para os acadêmicos e
counidade geral.
O projeto “Malabar: circo e seus saberes” que apresento, se desenvolve numa perspectiva
de corpo não somente biológico, mas também cultural, histórico e social, que traz o sentido
de expressividade, comunicação, criatividade, cooperação, autonomia e alegria nos
participantes deste processo pedagógico.
Estas propostas ainda não estão efivadas no contexto escolar e comunitário, aparecem
muito por tentativas isoladas de professores e professoras que procuram romper com as
propostas tradicionais da Educação Física.
Com isso, podemos dizer que além de uma proposta ainda inovadora, este projeto
contribuirá para fortalecer e preencher lacunas em estudos e práticas corporais na
Educação Física, que fortaleçam a ideia de uma educação dialógica e emancipatória.
Acredito estar capacitado para contribuir neste processo de Colaboração Técnica, considerando
que venho desenvolvendo o projeto “Malabar: circo e seus saberes” desde o ano de 97, história
que se iniciou como projeto de ensino e componente curricular da Educação Física nas escolas
Sarapiquá, Praia do Riso em Florianópolis-SC, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul –
IFRS, na cidade de Rio Grande – RS e mais recentemente na Universidade Federal de Pelotas
- UFPEL.
Em outros momentos o projeto segue acontecendo, no formato de extensão em comunidades,
bairros, escolas, clubes, no IFRS, na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e na UFPEL.
Soma-se a estas práticas os conhecimentos adquiridos nos estudos de pesquisa de Mestrado
(UFRGS) e Doutorado (FURG), os quais investiguei respectivamente: “Circo Girassol: o saber
circense incorporado e compartilhado” e “No picadeiro da Educação Física: o saber circense
descortinando uma educação crítico-emancipatória”, situação esta que reforça meu potencial
para colaborar com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no tempo em vigor da
Colaboração Técnica.
A possibilidade de realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa, certamente
contribuirá também para um estreitamento nas relações entre as instituições UFPEL e UFSC,
propiciando assim que estas instituições se tornem parceiras em futuras e diversas tarefas
acadêmicas.
Metodologia
- Encontros semanais, entre coordenador, colaboradores, voluntários e os participantes em geral, para pensar e atender as ações planejadas relacionadas a extensão, ensino e pesquisa.
- Aprendizado e treinamento das técnicas circenses: malabarismo; equilíbrio; acrobacia.
- Estudos e aprofundamento dos conhecimentos que envolvem o circo e seus saberes.
- Produções escritas ou midiáticas, a respeito dos acontecimentos do projeto, como também da temática circense.
- Aulas expositivas e dialógicas.
- Sessões de vídeo e cinema visando ampliar os saberes a respeito do circo.
- Ensaios e montagens para mostra das produções artísticas desenvolvidas pelo grupo.
- Aprendizado e treinamento das técnicas circenses: malabarismo; equilíbrio; acrobacia.
- Estudos e aprofundamento dos conhecimentos que envolvem o circo e seus saberes.
- Produções escritas ou midiáticas, a respeito dos acontecimentos do projeto, como também da temática circense.
- Aulas expositivas e dialógicas.
- Sessões de vídeo e cinema visando ampliar os saberes a respeito do circo.
- Ensaios e montagens para mostra das produções artísticas desenvolvidas pelo grupo.
Indicadores, Metas e Resultados
1- Desenvolver os conhecimentos tratados nas disciplinas e seminários de graduação e
pós-graduação em Educação Física, a partir de uma visão crítica-emancipatória.
2- Ofertar cursos e seminários visando a formação continuada para acadêmicos de
Educação Física e professores da rede municipal de ensino de Florianópolis – SC,
especialmente aquelas vinculadas aos programas de estágio e ao PIBID da Educação
Física – UFSC.
3- Desenvolver aulas práticas e teóricas de atividades circenses em espaços distintos
como universidade, bairros, comunidades, associações, escolas, entre outros,
conforme as demandas e relevância das ações.
4- Propor grupos de estudos junto ao LEPEGIC/NEPEF para aprofundamento e
investigações no campo das artes circenses.
5- Promover e coordenar a montagem “trupes circenses” com o intuito de levar a arte, em
forma de espetáculos, para as comunidades e escolas públicas.
6- Coordenar e fomentar grupos de trabalho intencionando registrar academicamente as
atividades desenvolvidas nesta Colaboração Técnica.
7- Estimular a submissão de artigos científicos provenientes das atividades de pesquisa e
extensão.
pós-graduação em Educação Física, a partir de uma visão crítica-emancipatória.
2- Ofertar cursos e seminários visando a formação continuada para acadêmicos de
Educação Física e professores da rede municipal de ensino de Florianópolis – SC,
especialmente aquelas vinculadas aos programas de estágio e ao PIBID da Educação
Física – UFSC.
3- Desenvolver aulas práticas e teóricas de atividades circenses em espaços distintos
como universidade, bairros, comunidades, associações, escolas, entre outros,
conforme as demandas e relevância das ações.
4- Propor grupos de estudos junto ao LEPEGIC/NEPEF para aprofundamento e
investigações no campo das artes circenses.
5- Promover e coordenar a montagem “trupes circenses” com o intuito de levar a arte, em
forma de espetáculos, para as comunidades e escolas públicas.
6- Coordenar e fomentar grupos de trabalho intencionando registrar academicamente as
atividades desenvolvidas nesta Colaboração Técnica.
7- Estimular a submissão de artigos científicos provenientes das atividades de pesquisa e
extensão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JOSE FRANCISCO BARONI SILVEIRA | 44 |