Nome do Projeto
MALABAR: circo e seus saberes - uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2025 - 31/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto “MALABAR: circo e seus saberes – uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão” apresenta-se como uma proposição que inter-relaciona os campos de ensino, pesquisa e extensão, objetivando construir um espaço de ensino-aprendizagem da arte circense e reflexões acerca da cultura de movimento, em busca de um sentido amplo das práticas corporais prevalecendo os significados de expressividade, comunicação, liberdade e cooperação.
O mesmo vai ser realizado junto a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, numa proposta de Colaboração Técnica, se concretizando através da docência no Curso de Educação Física, do engajamento em projetos de Pesquisa e com articulações aos projetos de extensão de Práticas Corporais da referida universidade, onde se pretende:
Aprender, ensinar e vivenciar as técnicas circenses de malabarismos, equilibrismos e acrobacias, imbricadas com outras linguagens corporais como dança, jogos cênicos e capoeira.
Preparar os participantes para multiplicarem as ações de extensão em arte circense.
Formar grupos de pesquisa e estudos, relacionando a temática das artes circenses com diversos campos de conhecimento, como entre outros, o do corpo, sociedade, artes, história e educação.
A partir das experiências vividas na práxis deste projeto, será desenvolvido um repositório para abrigar nossas ações, assim como estratégias de compartilhamento e socialização dos saberes produzidos nos campos de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo Geral
Implementar ações de extensão do projeto “MALABAR” em parceria com projetos de Práticas Corporais do Centro de Desportos da UFSC, sendo que alguns coordenadores e coordenadoras já sinalizaram positivamente como: Professora Luciana Fiamoncini com o projeto “Práticas Corporais e as dimensões da vida”; Professora Patrícia Bremer com a proposta de GinasticArte”; Professor Paulo Capela do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura e Arte desta universidade.
Planejar e realizar atividades de investigação acadêmica, considerando a temática do circo, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ginásticas, Infâncias e Crianças/LEPEGIC/NEPEF/UFSC.
Elaborar propostas de ensino, colaborando com o curso de Educação Física-DEF-CDS-UFSC, na graduação e pós-graduação, através de disciplinas e seminários intencionando socializar os conhecimentos dos saberes circenses tratados nesta colaboração técnica.
Planejar e realizar atividades de investigação acadêmica, considerando a temática do circo, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ginásticas, Infâncias e Crianças/LEPEGIC/NEPEF/UFSC.
Elaborar propostas de ensino, colaborando com o curso de Educação Física-DEF-CDS-UFSC, na graduação e pós-graduação, através de disciplinas e seminários intencionando socializar os conhecimentos dos saberes circenses tratados nesta colaboração técnica.
Justificativa
Esta solicitação de Colaboração Técnica se dá em função de alguns convites recebidos por professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para ministrar oficinas e participar de ações investigativas, envolvendo a temática das artes circenses.
Poder desenvolver ações continuas e de longo prazo, como na proposta de colaboração, propicia melhores condições de aprofundamento nos conhecimentos tratados o que acarretará em uma qualificação do trabalho e consequentemente um ganho para os acadêmicos e comunidade geral.
O projeto “Malabar: circo e seus saberes” que apresento, se desenvolve numa perspectiva de corpo não somente biológico, mas também cultural, histórico e social, que traz o sentido de expressividade, comunicação, criatividade, cooperação, autonomia e alegria nos participantes deste processo pedagógico.
Estas propostas ainda não estão efivadas no contexto escolar e comunitário, aparecem muito por tentativas isoladas de professores e professoras que procuram romper com as propostas tradicionais da Educação Física.
Com isso, podemos dizer que além de uma proposta ainda inovadora, este projeto contribuirá para fortalecer e preencher lacunas em estudos e práticas corporais na Educação Física, que fortaleçam a ideia de uma educação dialógica e emancipatória.
Acredito estar capacitado para contribuir neste processo de Colaboração Técnica, considerando
que venho desenvolvendo o projeto “Malabar: circo e seus saberes” desde o ano de 97, história
que se iniciou como projeto de ensino e componente curricular da Educação Física nas escolas
Sarapiquá, Praia do Riso em Florianópolis-SC, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul –
IFRS, na cidade de Rio Grande – RS e mais recentemente na Universidade Federal de Pelotas
- UFPEL.
Em outros momentos o projeto segue acontecendo, no formato de extensão em comunidades, bairros, escolas, clubes, no IFRS, na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e na UFPEL.
Soma-se a estas práticas os conhecimentos adquiridos nos estudos de pesquisa de Mestrado (UFRGS) e Doutorado (FURG), os quais investiguei respectivamente: “Circo Girassol: o saber circense incorporado e compartilhado” e “No picadeiro da Educação Física: o saber circense descortinando uma educação crítico-emancipatória”, situação esta que reforça meu potencial para colaborar com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no tempo em vigor da Colaboração Técnica.
A possibilidade de realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa, certamente contribuirá também para um estreitamento nas relações entre as instituições UFPEL e UFSC, propiciando assim que estas instituições se tornem parceiras em futuras e diversas tarefas acadêmicas.
Poder desenvolver ações continuas e de longo prazo, como na proposta de colaboração, propicia melhores condições de aprofundamento nos conhecimentos tratados o que acarretará em uma qualificação do trabalho e consequentemente um ganho para os acadêmicos e comunidade geral.
O projeto “Malabar: circo e seus saberes” que apresento, se desenvolve numa perspectiva de corpo não somente biológico, mas também cultural, histórico e social, que traz o sentido de expressividade, comunicação, criatividade, cooperação, autonomia e alegria nos participantes deste processo pedagógico.
Estas propostas ainda não estão efivadas no contexto escolar e comunitário, aparecem muito por tentativas isoladas de professores e professoras que procuram romper com as propostas tradicionais da Educação Física.
Com isso, podemos dizer que além de uma proposta ainda inovadora, este projeto contribuirá para fortalecer e preencher lacunas em estudos e práticas corporais na Educação Física, que fortaleçam a ideia de uma educação dialógica e emancipatória.
Acredito estar capacitado para contribuir neste processo de Colaboração Técnica, considerando
que venho desenvolvendo o projeto “Malabar: circo e seus saberes” desde o ano de 97, história
que se iniciou como projeto de ensino e componente curricular da Educação Física nas escolas
Sarapiquá, Praia do Riso em Florianópolis-SC, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul –
IFRS, na cidade de Rio Grande – RS e mais recentemente na Universidade Federal de Pelotas
- UFPEL.
Em outros momentos o projeto segue acontecendo, no formato de extensão em comunidades, bairros, escolas, clubes, no IFRS, na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e na UFPEL.
Soma-se a estas práticas os conhecimentos adquiridos nos estudos de pesquisa de Mestrado (UFRGS) e Doutorado (FURG), os quais investiguei respectivamente: “Circo Girassol: o saber circense incorporado e compartilhado” e “No picadeiro da Educação Física: o saber circense descortinando uma educação crítico-emancipatória”, situação esta que reforça meu potencial para colaborar com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no tempo em vigor da Colaboração Técnica.
A possibilidade de realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa, certamente contribuirá também para um estreitamento nas relações entre as instituições UFPEL e UFSC, propiciando assim que estas instituições se tornem parceiras em futuras e diversas tarefas acadêmicas.
Metodologia
- Encontros semanais, entre coordenador, colaboradores, voluntários e os participantes em geral, para pensar e atender as ações planejadas relacionadas a extensão, ensino e pesquisa.
- Aprendizado e treinamento das técnicas circenses: malabarismo; equilíbrio; acrobacia.
- Estudos e aprofundamento dos conhecimentos que envolvem o circo e seus saberes.
- Produções escritas ou midiáticas, a respeito dos acontecimentos do projeto, como também da temática circense.
- Aulas expositivas e dialógicas.
- Sessões de vídeo e cinema visando ampliar os saberes a respeito do circo.
- Ensaios e montagens para mostra das produções artísticas desenvolvidas pelo grupo.
- Planejar e executar novas ações de ensino, pesquisa e extensão.
- Aprendizado e treinamento das técnicas circenses: malabarismo; equilíbrio; acrobacia.
- Estudos e aprofundamento dos conhecimentos que envolvem o circo e seus saberes.
- Produções escritas ou midiáticas, a respeito dos acontecimentos do projeto, como também da temática circense.
- Aulas expositivas e dialógicas.
- Sessões de vídeo e cinema visando ampliar os saberes a respeito do circo.
- Ensaios e montagens para mostra das produções artísticas desenvolvidas pelo grupo.
- Planejar e executar novas ações de ensino, pesquisa e extensão.
Indicadores, Metas e Resultados
1- Desenvolver os conhecimentos tratados nas disciplinas e seminários de graduação e
pós-graduação em Educação Física, a partir de uma visão crítica-emancipatória.
2- Ofertar cursos e seminários visando a formação continuada para acadêmicos de
Educação Física e professores da rede municipal de ensino de Florianópolis – SC,
especialmente aquelas vinculadas aos programas de estágio e ao PIBID da Educação
Física – UFSC.
3- Desenvolver aulas práticas e teóricas de atividades circenses em espaços distintos
como universidade, bairros, comunidades, associações, escolas, entre outros,
conforme as demandas e relevância das ações.
4- Propor grupos de estudos junto ao LEPEGIC/NEPEF para aprofundamento e
investigações no campo das artes circenses.
5- Promover e coordenar a montagem “trupes circenses” com o intuito de levar a arte, em
forma de espetáculos, para as comunidades e escolas públicas.
6- Coordenar e fomentar grupos de trabalho intencionando registrar academicamente as
atividades desenvolvidas nesta Colaboração Técnica.
7- Estimular a submissão de artigos científicos provenientes das atividades de pesquisa e
extensão.
pós-graduação em Educação Física, a partir de uma visão crítica-emancipatória.
2- Ofertar cursos e seminários visando a formação continuada para acadêmicos de
Educação Física e professores da rede municipal de ensino de Florianópolis – SC,
especialmente aquelas vinculadas aos programas de estágio e ao PIBID da Educação
Física – UFSC.
3- Desenvolver aulas práticas e teóricas de atividades circenses em espaços distintos
como universidade, bairros, comunidades, associações, escolas, entre outros,
conforme as demandas e relevância das ações.
4- Propor grupos de estudos junto ao LEPEGIC/NEPEF para aprofundamento e
investigações no campo das artes circenses.
5- Promover e coordenar a montagem “trupes circenses” com o intuito de levar a arte, em
forma de espetáculos, para as comunidades e escolas públicas.
6- Coordenar e fomentar grupos de trabalho intencionando registrar academicamente as
atividades desenvolvidas nesta Colaboração Técnica.
7- Estimular a submissão de artigos científicos provenientes das atividades de pesquisa e
extensão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ESTELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE | |||
JOSE FRANCISCO BARONI SILVEIRA | 44 | ||
MARIANA HESPANHOL FEIJO GRANADA |