Nome do Projeto
Cartas a Paulo Freire: memórias e poéticas decoloniais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/10/2025 - 15/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto iniciado na disciplina "Arte e Transversalidades" oferecida para a primeira turma do doutorado em artes da UFPel partiu de uma pesquisa que se debruçou sobre a obra de Paulo Freire, apresentada sobre a forma de seminário, em um segundo momento o grupo experimentou a escrita de cartas a Paulo Freire, a partir da leitura do livro Cartas a Cristina. A proposta atual dá seguimento ao trabalho iniciado compreendendo a reunião do grupo para proceder a revisão textual da produção realizada, dar seguimento ao debate em torno da educação libertária e do pensamento decolonial na arte contemporânea, que motivam as pesquisas do grupo em andamento no PPGArtes. As ações compreendem leituras, discussões, produção textual e artística, projeto de design e editoração, produção de um livro pelo grupo. A intenção é registrar o processo formativo vivenciado, contribuir para o fortalecimento da escrita acadêmica e disponibilizar um material de referência em arte e educação. A escolha da forma epistolar — uma carta — tem intencionalidade ética e estética. Ela nos aproxima, desarma a rigidez do texto acadêmico tradicional e cria um espaço onde é possível falar de amor, medo, descoberta e esperança. Pretendemos dar continuidade ao processo de escrita iniciado, que se permite ser íntima, política e poética ao mesmo tempo. Paulo Freire, com sua pedagogia do diálogo, é nosso interlocutor central, ao seu lado caminham outras vozes, bell hooks, Catherine Walsh, Maria Lugones, Lélia Gonzalez, que têm nos ensinado a pensar a educação e a arte como práticas de liberdade, denúncia e reconstrução social.

Objetivo Geral

Pautada na valorização das trajetórias individuais como fontes legítimas de saber, resistência e criação a pesquisa visa o conhecimento e a experimentação da escrita poética e memorialista em diálogo com a obra de Paulo Freire e o pensamento sobre educação libertária e decolonial.



Justificativa

O projeto Cartas a Paulo Freire: memórias e poéticas decoloniais nasce da necessidade de afirmar a escrita como um espaço de resistência, memória e criação no campo das Artes e da Educação. No contexto da urgência de práticas pedagógicas mais sensíveis às realidades plurais e de uma produção poética que subverte a lógica colonialista para se tornar um instrumento de imaginação radical, alinhada a uma publicação coletiva conectada a trajetórias docentes-artísticas a partir de um gesto epistolar dirigido a Paulo Freire.
A escolha pela forma da carta é intencionalmente afetiva, dialógica e contra-hegemônica, pois valoriza a experiência vivida como fonte legítima de saber dos docentes-artistas da primeira turma de doutorado do PPGArtes-UFPel. A proposta dialoga diretamente com os princípios da pedagogia libertadora, que reconhece nos sujeitos sua capacidade de narrar o mundo e transformá-lo. Inspirados por Freire, buscamos também tensionar as relações de poder que historicamente silenciaram vozes de docentes-artistas de territórios periféricos, comunidades tradicionais, escolas públicas e realidades socialmente marginalizadas.
O projeto ancora-se ainda nas discussões contemporâneas sobre as epistemologias decoloniais, que têm problematizado os modos de produção e circulação de conhecimento no campo da arte e da educação. Como aponta o livro A Virada Decolonial na Arte Brasileira (Paiva, 2022), é urgente repensar as narrativas que historicamente centralizaram epistemes ocidentais, invisibilizando saberes e estéticas de origem popular, afro-brasileira, indígena e de outras matrizes subalternizadas. Este movimento de "virada decolonial" convoca a universidade a repensar suas formas de produção de sentido, acolhendo a diversidade de vozes, práticas e territórios.
A obra de Catherine Walsh (2013) nos alerta para a urgência de práticas pedagógicas decoloniais que não apenas discutem conteúdo, mas que rompem com as formas colonizadas de ensinar, aprender e existir nas instituições. Além disso, o projeto se inspira nas reflexões de bell hooks sobre educação como prática de liberdade.
As cartas serão, portanto, mais do que textos: serão territórios de memória, denúncia e anúncio, onde os(as) doutorandos(as) poderão expressar suas inquietações pedagógicas, afetivas e políticas, tecendo um campo de enunciação que coloca a experiência docente-artística no centro da produção de conhecimento.
O caráter decolonial do projeto também se materializa na recusa de um modelo acadêmico autoritário, vertical e distanciado da vida real dos sujeitos envolvidos. Aqui, cada carta será tratada como um documento político-poético, em diálogo com um Paulo Freire que é ao mesmo tempo memória e interlocutor simbólico das nossas urgências.

Metodologia

A metodologia é própria da pesquisa em artes a partir da abordagem reconhecida como A/R/TOGRAFIA, pelas inovações que permite em relação à escrita, especialmente por considerar a poética, a escrita focada nas memórias que engendram processos artísticos e pedagógicos. O processo articula vivência, produção e discurso, buscando o diálogo com a obra de Paulo Freire, com intenção de construir um documento poético, que expressa inquietações, engajamentos e esperança. O processo compreende diferentes etapas para a sua realização, a pesquisa e o exercício de escrita em si, revisão textual, projeto de arte e design, editoração, publicação, lançamento e partilha dos resultados e da experiência vivenciada.

Indicadores, Metas e Resultados

São indicadores a participação do grupo na continuidade da pesquisa, a produção efetiva de um material de referência para as pesquisas em arte e educação. Como resultado espera-se gerar um produto que registre a memória formativa dos(as) estudantes da primeira turma do doutorado em Artes-UFPel; promover a circulação de experiências docentes e artísticas, ampliando o alcance social do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPel; contribuir para o fortalecimento da escrita artística e acadêmica no doutorado em Artes-UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ MAGALHÃES MATTAR
BARBARA LARRUSCAHIM DA COSTA
EMERSON FERREIRA DA SILVA
HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR
JAILSON VALENTIM DOS SANTOS
JARBAS GAMA MACEDO
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
JORDANA BELEM RODRIGUES
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA
KELLY DE OLIVEIRA XAVIER
LARISSA SCHIP FERREIRA DE DEUS
NADIA DA CRUZ SENNA10
PATRICK TEDESCO
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO
ROGGER DA SILVA BANDEIRA
TAÍS CHAVES PRESTES
URSULA ROSA DA SILVA8

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