Nome do Projeto
Estações Meteorológicas como ferramentas de ensino e aprendizagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/02/2026 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A observação meteorológica é um dos aspectos fundamentais da Meteorologia. Portanto, o Meteorologista deve possuir uma formação sólida sobre este assunto. O Curso de Meteorologia da UFPel possui disciplinas que tratam deste tema e a união da teoria com a prática é um fator de motivação a todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este projeto busca facilitar o uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET, que estão sob os cuidados do Núcleo de Meteorologia Aplicada, por toda a comunidade acadêmica desta Unidade.
Objetivo Geral
Este projeto tem como principal objetivo a capacitação dos servidores e alunos da Faculdade de Meteorologia (FAMET) da UFPel para o uso das estações meteorológicas didáticas pertencentes à Faculdade e sob responsabilidade do Núcleo de Meteorologia Aplicada.
Justificativa
A observação meteorológica é essencial para o conhecimento dos fenômenos atmosféricos e diversos de seus aspectos fazem parte da formação dos alunos do Curso de Meteorologia da UFPel. O Curso de Meteorologia possui disciplinas que abrangem os instrumentos e os métodos usados na observação meteorológica. A união da teoria com a prática tem efeito importante na formação profissional.
Ao capacitar os alunos e servidores para o uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET, os processos de ensino e aprendizagem serão fortemente impactados, colaborando para uma melhora substancial das habilidades dos alunos e servidores com relação à observação meteorológica.
Ao capacitar os alunos e servidores para o uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET, os processos de ensino e aprendizagem serão fortemente impactados, colaborando para uma melhora substancial das habilidades dos alunos e servidores com relação à observação meteorológica.
Metodologia
O bom uso de um equipamento passa pelo conhecimento de todas as suas características e limitações. Uma das principais fontes de informações de equipamentos é o seu Manual de Instruções ou Guia do Usuário. Por isso, pensa-se que um fator que colabora para a democratização do uso das estações meteorológicas é a tradução dos seus manuais, do Inglês - língua original do documento - para o Português.
Além da tradução, pretende-se adicionar instruções adicionais relacionadas a boas práticas de instalação (fixação e posicionamento) das estações e extrações dos seus dados. Estas informações complementarão aquelas que estão disponíveis nos manuais originais.
Por fim, serão oferecidos minicursos de treinamento para o uso das estações meteorológicas aos alunos e professores do Curso de Meteorologia. Nestes minicursos serão abordados: (1) os instrumentos/sensores que compõem as estações meteorológicas; (2) modos disponíveis e adequados para fixação da estação e (3) métodos para extração dos dados, bem como formato de arquivos disponíveis.
Além da tradução, pretende-se adicionar instruções adicionais relacionadas a boas práticas de instalação (fixação e posicionamento) das estações e extrações dos seus dados. Estas informações complementarão aquelas que estão disponíveis nos manuais originais.
Por fim, serão oferecidos minicursos de treinamento para o uso das estações meteorológicas aos alunos e professores do Curso de Meteorologia. Nestes minicursos serão abordados: (1) os instrumentos/sensores que compõem as estações meteorológicas; (2) modos disponíveis e adequados para fixação da estação e (3) métodos para extração dos dados, bem como formato de arquivos disponíveis.
Indicadores, Metas e Resultados
Como indicadores do impacto e dos resultados do projeto serão usados:
* A quantidade de alunos capacitados;
* A quantidade de servidores capacitados;
* A quantidade de usos das estações meteorológicas didáticas da FAMET;
* A diversidade das aplicações de uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET.
Espera-se que o projeto proporcione maior utilização das estações meteorológicas didáticas da FAMET nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É esperado, também, que novas aplicações surjam ao longo da execução do projeto, fruto de uma maior apropriação da ferramenta pela comunidade da FAMET.
* A quantidade de alunos capacitados;
* A quantidade de servidores capacitados;
* A quantidade de usos das estações meteorológicas didáticas da FAMET;
* A diversidade das aplicações de uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET.
Espera-se que o projeto proporcione maior utilização das estações meteorológicas didáticas da FAMET nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É esperado, também, que novas aplicações surjam ao longo da execução do projeto, fruto de uma maior apropriação da ferramenta pela comunidade da FAMET.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN | 1 | ||
| ELIANA VELEDA KLERING | 3 | ||
| MATEUS DA SILVA TEIXEIRA | 3 | ||
| REYNERTH PEREIRA DA COSTA | |||
| RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ | |||
| RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR |