Nome do Projeto
Estações Meteorológicas como ferramentas de ensino e aprendizagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/02/2026 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A observação meteorológica é um dos aspectos fundamentais da Meteorologia. Portanto, o Meteorologista deve possuir uma formação sólida sobre este assunto. O Curso de Meteorologia da UFPel possui disciplinas que tratam deste tema e a união da teoria com a prática é um fator de motivação a todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este projeto busca facilitar o uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET, que estão sob os cuidados do Núcleo de Meteorologia Aplicada, por toda a comunidade acadêmica desta Unidade.

Objetivo Geral

Este projeto tem como principal objetivo a capacitação dos servidores e alunos da Faculdade de Meteorologia (FAMET) da UFPel para o uso das estações meteorológicas didáticas pertencentes à Faculdade e sob responsabilidade do Núcleo de Meteorologia Aplicada.

Justificativa

A observação meteorológica é essencial para o conhecimento dos fenômenos atmosféricos e diversos de seus aspectos fazem parte da formação dos alunos do Curso de Meteorologia da UFPel. O Curso de Meteorologia possui disciplinas que abrangem os instrumentos e os métodos usados na observação meteorológica. A união da teoria com a prática tem efeito importante na formação profissional.

Ao capacitar os alunos e servidores para o uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET, os processos de ensino e aprendizagem serão fortemente impactados, colaborando para uma melhora substancial das habilidades dos alunos e servidores com relação à observação meteorológica.

Metodologia

O bom uso de um equipamento passa pelo conhecimento de todas as suas características e limitações. Uma das principais fontes de informações de equipamentos é o seu Manual de Instruções ou Guia do Usuário. Por isso, pensa-se que um fator que colabora para a democratização do uso das estações meteorológicas é a tradução dos seus manuais, do Inglês - língua original do documento - para o Português.

Além da tradução, pretende-se adicionar instruções adicionais relacionadas a boas práticas de instalação (fixação e posicionamento) das estações e extrações dos seus dados. Estas informações complementarão aquelas que estão disponíveis nos manuais originais.

Por fim, serão oferecidos minicursos de treinamento para o uso das estações meteorológicas aos alunos e professores do Curso de Meteorologia. Nestes minicursos serão abordados: (1) os instrumentos/sensores que compõem as estações meteorológicas; (2) modos disponíveis e adequados para fixação da estação e (3) métodos para extração dos dados, bem como formato de arquivos disponíveis.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores do impacto e dos resultados do projeto serão usados:
* A quantidade de alunos capacitados;
* A quantidade de servidores capacitados;
* A quantidade de usos das estações meteorológicas didáticas da FAMET;
* A diversidade das aplicações de uso das estações meteorológicas didáticas da FAMET.

Espera-se que o projeto proporcione maior utilização das estações meteorológicas didáticas da FAMET nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É esperado, também, que novas aplicações surjam ao longo da execução do projeto, fruto de uma maior apropriação da ferramenta pela comunidade da FAMET.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN1
ELIANA VELEDA KLERING3
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA3
REYNERTH PEREIRA DA COSTA
RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ
RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR

Página gerada em 25/12/2025 11:13:31 (consulta levou 0.131358s)