Nome do Projeto
Curricularização da Extensão no Departamento de Solos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2026 - 01/03/2030
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O Departamento de Solos (DS) da FAEM / UFPEL, em cooperação com outros departamentos da universidade, especialmente o Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ/FMV), a assistência técnica e extensão rural oficial (EMATER) e de prefeituras da região, vem desenvolvendo atividades de extensão universitária ao longo dos últimos trinta e oito (38) anos.
Essas atividades sempre demandaram um enorme esforço por parte dos professores, por exigirem uma logística complexa. Muitas vezes os recursos para aluguel de ônibus foram bancados pelo Laboratório de Análise de Solos, por financiamento do CNPq, ou prefeituras municipais.
Além do levantamento do meio físico (recurso natural), é preciso entender o sistema de produção da propriedade rural, e como ele se relaciona com os demais recursos, como mão-de-obra familiar e o nível de capitalização da família (meio socioeconômico). Assim, para minimizar os impactos negativos do sistema produtivo, o agricultor ou pecuarista precisa usar a terra de modo a respeitar as limitações do recurso natural que dispõe. De acordo com Lepsch (1991) um dos pressupostos básicos para o atingimento destes objetivos reside na adequação do uso da terra de acordo à sua capacidade de uso das terras (CUT) combinado a práticas conservacionistas.
Para o estudante de agronomia e do PPGMACSA, “sintetizar” seu conhecimento acadêmico, identificar e hierarquizar os possíveis problemas na propriedade, classificar a terra de acordo com a CUT e sugerir alterações na busca por potencializar a eficiência do uso dos recursos de forma sustentável representa uma oportunidade ímpar. Acredita-se, que a formação integral do profissional de agronomia carece de um exercício deste vulto. Para os produtores rurais e suas famílias, o retorno se relaciona com a avaliação dos recursos da propriedade rural, coleta de amostras de solo e água para análise, e a elaboração de um projeto conservacionista personalizado. A EMATER e as prefeituras podem se apropriar de um levantamento em maior nível de detalhe e usá-lo para dar continuidade ao atendimento. Ações em escolas e comunidades urbanas também poderiam ampliar o conhecimento sobre solos e agropecuária, sensibilizando para a importância do uso sustentável e da conservação de solos.
As atividades extensionistas foram fundamentais na formação dos estudantes de graduação em agronomia formados nestas quase quatro décadas, razão da proposta deste projeto: representam a oportunidade de experienciar a prática profissional em trabalhos de avaliação da capacidade de uso de terras agrícolas e gestão do manejo de solos e água de propriedades rurais familiares. Ao participarem do projeto, espera-se o desenvolvimento de novas habilidades, que transcendem a síntese dos conteúdos acadêmicos, mas que também levam à percepção do quanto ainda há por aprender, incluindo-se aí os saberes locais.
A curricularização da extensão ocorre num momento de muitas incertezas que cercam a universidade brasileira e a Ufpel, e propor um projeto de extensão que demandará pelo menos 4 saídas de ônibus por turma, é no mínimo desafiador. Por este motivo, além de produtores rurais, ampliaremos o público-alvo para escolas rurais e comunidades urbanas.
Objetivo Geral
-Para os estudantes de graduação e pós-graduação do PPGMACSA (matriculados em Manejo e Conservação do Solo ou Estágio de Docência Orientada)
Proporcionar aos graduandos de Agronomia da FAEM/UFPEL o contato direto com a realidade do meio rural e das propriedades familiares do município de Pelotas e região;
Proporcionar aos alunos experienciar o levantamento do meio físico e a elaboração de projetos conservacionistas baseados na classificação da capacidade de uso da terra e administração da propriedade familiar;
Proporcionar aos alunos a oportunidade de identificar e hierarquizar problemas relacionados ao uso e conservação de solos ou à produção rural e propor soluções adequadas ao público-alvo;
Despertar no aluno o interesse e o gosto pelo trabalho de extensão rural.
- Para a comunidade (produtores rurais, escolares, etc.)
Apresentar ao produtor um diagnóstico de sua propriedade rural, ressaltando suas potencialidades e limitações que interferem na exploração agrícola exercida na propriedade e na qualidade de vida da família.
Discutir junto com o público-alvo alternativas de utilização sustentável dos recursos naturais na propriedade e opções que permitam uma melhoria na geração de renda e qualidade de vida.
- Para Professores e agentes de desenvolvimento regional (Assist. Técnica, Agentes públicos, professores rurais ou urbanos de nível fundamental ou médio, entre outros)
Promover a integração dos profissionais de ensino e pesquisa com os da extensão e assistência técnica, do executivo e o homem do campo, buscando o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar através dessa parceria.
Prospectar demandas de ensino, pesquisa e extensão em solos.
Proporcionar aos graduandos de Agronomia da FAEM/UFPEL o contato direto com a realidade do meio rural e das propriedades familiares do município de Pelotas e região;
Proporcionar aos alunos experienciar o levantamento do meio físico e a elaboração de projetos conservacionistas baseados na classificação da capacidade de uso da terra e administração da propriedade familiar;
Proporcionar aos alunos a oportunidade de identificar e hierarquizar problemas relacionados ao uso e conservação de solos ou à produção rural e propor soluções adequadas ao público-alvo;
Despertar no aluno o interesse e o gosto pelo trabalho de extensão rural.
- Para a comunidade (produtores rurais, escolares, etc.)
Apresentar ao produtor um diagnóstico de sua propriedade rural, ressaltando suas potencialidades e limitações que interferem na exploração agrícola exercida na propriedade e na qualidade de vida da família.
Discutir junto com o público-alvo alternativas de utilização sustentável dos recursos naturais na propriedade e opções que permitam uma melhoria na geração de renda e qualidade de vida.
- Para Professores e agentes de desenvolvimento regional (Assist. Técnica, Agentes públicos, professores rurais ou urbanos de nível fundamental ou médio, entre outros)
Promover a integração dos profissionais de ensino e pesquisa com os da extensão e assistência técnica, do executivo e o homem do campo, buscando o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar através dessa parceria.
Prospectar demandas de ensino, pesquisa e extensão em solos.
Justificativa
A agricultura familiar na região de Pelotas ocupa predominantemente locais com solos de coxilha, em relevo de suave ondulado a forte ondulado, que se destacam por apresentarem as maiores limitações de intensidade de uso de solo e risco de erosão hídrica. Normalmente são solos rasos, com estutura fraca, limitações de fertilidade, entre elas acidez, fósforo de muito baixo a baixo, elevada saturação de alumínio, e teores baixos de matéria orgânica do solo. O uso inadequado dos recursos naturais das propriedades da região, e em particular os solos, leva à degradação ambiental e tem por consequências a redução da capacidade produtiva de alimentos para a atual e futuras gerações, reduzindo a renda líquida tanto no meio rural como urbano. Ainda pode-se destacar o comprometimento da capacidade de prestação de serviços ambientais destes solos, entre eles: sustentar a flora nativa, melhorar a qualidade da água, já que se comportam como filtro físico, e bio e químio-reator, além de regular e fracionar seu fluxo nas bacias hidrográficas. Em tempos de aumento da probabilidade de riscos climáticos, sejam eles secas ou enchentes, este também é um ponto adicional a ser considerado.
Adicionalmente ainda pode-se destacar que esse problema não fica circunscrito ao meio rural, uma vez que também afeta direta e indiretamente a população urbana, já que poderá elevar o custo dos alimentos, e o processo de erosão hídrica encarecer o custo de tratamento de água potável com a maior quantidade de sólidos em suspensão nos corpos hídricos superficiais e ainda maiores gastos do poder público com manutenção de estradas vicinais, recursos que poderiam ser alocados em outras demandas.
Por esta razão pretende-se trabalhar com produtores rurais e escolares do meio rural e urbano.
Adicionalmente ainda pode-se destacar que esse problema não fica circunscrito ao meio rural, uma vez que também afeta direta e indiretamente a população urbana, já que poderá elevar o custo dos alimentos, e o processo de erosão hídrica encarecer o custo de tratamento de água potável com a maior quantidade de sólidos em suspensão nos corpos hídricos superficiais e ainda maiores gastos do poder público com manutenção de estradas vicinais, recursos que poderiam ser alocados em outras demandas.
Por esta razão pretende-se trabalhar com produtores rurais e escolares do meio rural e urbano.
Metodologia
A disciplina Manejo e Conservação do Solo conta com 4 créditos de extensão e efetuará ações de extensão semestralmente, de acordo com as demandas locais, a partir das temáticas abordadas no componente curricular. As ações poderão ser variadas, sob orientação dos docentes responsáveis e regentes da disciplina e do estabelecimento de parcerias com os atores sociais locais, entre eles, EMATER, escolas e prefeituras municipais. As ações de extensão poderão ser realizadas em estabelecimentos agropecuários, empresas públicas e privadas que atuem no setor agropecuário, escolas rurais e urbanas, associações de produtores, entre outros. Dar-se-á prioridade para ações no Território Zona Sul do Estado, a fim de promover o desenvolvimento da região. As atividades extensionistas deverão abranger a carga horária reservada à extensão descrita na caracterização da disciplina, e serão realizadas por todos os alunos matriculados, sendo requisito obrigatório para a aprovação nos respectivos componentes curriculares.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
1- Registro e difusão das ações promovidas ao final de cada semestre letivo.
2-Realização de fóruns de discussão entre academia e comunidade para a avaliação dos resultados práticos das propostas doe cada Projeto e demais agentes envolvidos
Meta:
-Integrar outros projetos unificados do Departamento de Solos (DS) em ações voltadas para a integralização da extensão universitária. Entre eles, (2682) Projeto Solos; (7595) - Conservação do solo e da água em escolas do meio rural; (9521) Fertilidade do solo além da sala de aula; (6640) Manual didático para a identificação de organismos de Fauna do solo e do Centro de Controle de Zoonoses da FMV: (2342) - Levantamento ambiental e qualidade da água em propriedades rurais.
Resultados esperados:
- Proporcionar maior inserção dos alunos na comunidade através da prática de ações extensionistas.
- Estender o conhecimento acadêmico tornando-o acessível a comunidades rurais e urbanas da região.
1- Registro e difusão das ações promovidas ao final de cada semestre letivo.
2-Realização de fóruns de discussão entre academia e comunidade para a avaliação dos resultados práticos das propostas doe cada Projeto e demais agentes envolvidos
Meta:
-Integrar outros projetos unificados do Departamento de Solos (DS) em ações voltadas para a integralização da extensão universitária. Entre eles, (2682) Projeto Solos; (7595) - Conservação do solo e da água em escolas do meio rural; (9521) Fertilidade do solo além da sala de aula; (6640) Manual didático para a identificação de organismos de Fauna do solo e do Centro de Controle de Zoonoses da FMV: (2342) - Levantamento ambiental e qualidade da água em propriedades rurais.
Resultados esperados:
- Proporcionar maior inserção dos alunos na comunidade através da prática de ações extensionistas.
- Estender o conhecimento acadêmico tornando-o acessível a comunidades rurais e urbanas da região.