Nome do Projeto
O contraponto no repertório sul-americano
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/11/2025 - 15/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto “O Contraponto no Repertório Sul-Americano” propõe a criação e difusão de conteúdos audiovisuais sobre técnicas contrapontísticas presentes em obras de compositores brasileiros e sul-americanos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao conhecimento especializado, valorizar o patrimônio musical regional e ampliar a representatividade de repertórios locais nos estudos acadêmicos. Com a participação de docentes e discentes da UFRJ e da UFPel, e em diálogo com a comunidade musical externa, o projeto disponibilizará gratuitamente materiais educativos em plataformas digitais abertas (EduPlay, YouTube e redes sociais). A proposta visa fortalecer identidades culturais e promover uma formação cidadã crítica, criativa e sensível às diversidades sonoras do continente.
Objetivo Geral
Produzir, difundir e tornar acessíveis conteúdos audiovisuais sobre o contraponto em repertórios brasileiros e sul-americanos, promovendo o diálogo entre universidade e sociedade por meio da valorização e difusão do patrimônio musical regional.
Justificativa
A proposta responde à carência de materiais didáticos de qualidade em língua portuguesa sobre contraponto, à invisibilidade de compositores e compositoras sul-americanos(as) nos currículos tradicionais e à limitação de estudos contrapontísticos a repertórios europeus. Além de suprir essas lacunas, o projeto aproxima a produção acadêmica da realidade musical da comunidade externa, estimulando o reconhecimento de expressões artísticas locais como parte da formação cultural e cidadã. A interação entre universidade e sociedade se manifesta tanto na circulação livre dos materiais quanto na troca de saberes, comentários e colaborações com músicos e educadores, favorecendo uma aprendizagem dialógica e horizontal. Assim, o projeto contribui para a formação integral dos estudantes, unindo competência técnica, sensibilidade estética e consciência social.
Metodologia
O desenvolvimento do projeto será realizado em três grandes etapas:
Pré-produção: definição da identidade visual e sonora, escolha dos temas e compositores(as), levantamento e estudo de repertório.
Produção: elaboração de roteiros, análises musicais e exemplos em partitura; gravação de performances, narrações e animações explicativas; captação e tratamento de áudio.
Pós-produção: edição de vídeo, inserção de elementos gráficos e legendas, publicação nas plataformas digitais e gestão das interações com o público.
A metodologia valoriza o aprendizado colaborativo, com envolvimento direto de estudantes da UFPel em processos criativos, técnicos e comunicativos, estimulando a autonomia e o trabalho interdisciplinar. A interação com a comunidade externa se dará por meio de comentários, feedbacks e participação nos canais digitais, além de apresentações e discussões públicas sobre os conteúdos produzidos.
Pré-produção: definição da identidade visual e sonora, escolha dos temas e compositores(as), levantamento e estudo de repertório.
Produção: elaboração de roteiros, análises musicais e exemplos em partitura; gravação de performances, narrações e animações explicativas; captação e tratamento de áudio.
Pós-produção: edição de vídeo, inserção de elementos gráficos e legendas, publicação nas plataformas digitais e gestão das interações com o público.
A metodologia valoriza o aprendizado colaborativo, com envolvimento direto de estudantes da UFPel em processos criativos, técnicos e comunicativos, estimulando a autonomia e o trabalho interdisciplinar. A interação com a comunidade externa se dará por meio de comentários, feedbacks e participação nos canais digitais, além de apresentações e discussões públicas sobre os conteúdos produzidos.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
Quantidade de vídeos produzidos e disponibilizados publicamente;
Número de visualizações, comentários e interações nas plataformas digitais;
Participação de estudantes e colaboradores externos;
Metas:
Produção de 20 vídeos (cerca de 20 minutos cada), organizados em séries temáticas;
Criação de um canal digital público com playlist categorizada e acesso gratuito;
Resultados esperados:
Disponibilização de um acervo audiovisual de referência sobre contraponto em repertórios sul-americanos;
Ampliação do diálogo entre universidade e comunidade musical externa;
Valorização das identidades culturais locais e regionais;
Contribuição efetiva para a formação cidadã e integral dos estudantes, fortalecendo sua atuação social, artística e crítica.
Quantidade de vídeos produzidos e disponibilizados publicamente;
Número de visualizações, comentários e interações nas plataformas digitais;
Participação de estudantes e colaboradores externos;
Metas:
Produção de 20 vídeos (cerca de 20 minutos cada), organizados em séries temáticas;
Criação de um canal digital público com playlist categorizada e acesso gratuito;
Resultados esperados:
Disponibilização de um acervo audiovisual de referência sobre contraponto em repertórios sul-americanos;
Ampliação do diálogo entre universidade e comunidade musical externa;
Valorização das identidades culturais locais e regionais;
Contribuição efetiva para a formação cidadã e integral dos estudantes, fortalecendo sua atuação social, artística e crítica.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| Aluisio Coelho Barros | 8 | ||
| CAMILA FERNANDES DE OLIVEIRA | |||
| GUILHERME CARVALHO DA ROSA | 1 | ||
| GUSTAVO DOMINGUES RAMAZZINI | |||
| RICARDO REYES ROVERE | |||
| ROGERIO TAVARES CONSTANTE | 12 |