Nome do Projeto
Fundamentos Críticos da Comunicação e do Jornalismo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/11/2025 - 27/11/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto de ensino, denominado "Fundamentos Críticos da Comunicação e do Jornalismo", propõe uma abordagem aprofundada e aplicada das principais teorias da Comunicação e do Jornalismo, direcionada aos estudantes do curso de Jornalismo da UFPEL. Em um cenário midiático complexo, marcado por intensas transformações tecnológicas, éticas e políticas, a formação de jornalistas com sólida base teórica e capacidade crítica é fundamental. A disciplina visa superar a mera memorização de escolas e autores, focando na aplicação prática e na análise crítica dos modelos e conceitos teóricos para a compreensão da realidade jornalística contemporânea. Serão exploradas as vertentes clássicas (como a Mass Communication Research e a Escola de Frankfurt) e as abordagens contemporâneas (Estudos Culturais, Newsmaking, Agenda Setting, Espiral do Silêncio e teorias do jornalismo digital). A estrutura do projeto é concebida para criar uma ponte entre a abstração conceitual e a prática diária do profissional de imprensa, reconhecendo que a teoria ilumina o fazer e o fazer valida a teoria.
Objetivo Geral
Capacitar os estudantes do curso de Jornalismo da UFPEL a analisar e compreender criticamente o fenômeno da Comunicação e do Jornalismo, dominando as principais correntes teóricas para a interpretação de seus impactos sociais, culturais, políticos e econômicos.
Justificativa
A justificativa do projeto reside na necessidade de formar profissionais que não apenas dominem as técnicas de produção de conteúdo, mas que também compreendam a natureza, a função e os impactos sociais, culturais e políticos da Comunicação e do Jornalismo. O curso de Jornalismo da UFPEL, ao buscar uma formação que articula teoria e prática com espírito crítico e criativo, encontra neste projeto o suporte essencial para dotar os alunos de ferramentas analíticas para a atuação em um mercado de trabalho em constante mutação. A capacidade de reflexão crítica é um diferencial para que o futuro jornalista da UFPEL possa atuar de forma ética e responsável, contribuindo para o aprimoramento da profissão e da sociedade. A ênfase na interdisciplinaridade e na análise dos fenômenos de comunicação cotidianos, conforme proposto nos objetivos, é vital para contextualizar o conhecimento.
Metodologia
A metodologia, que será pautada em aulas expositivas e dialogadas, complementadas por seminários, debates e, crucialmente, pela análise de estudos de caso baseados na realidade midiática regional e nacional. A metodologia ativa incentivará a pesquisa bibliográfica e a produção de análises críticas, onde os alunos deverão aplicar os modelos teóricos estudados a produtos midiáticos reais da UFPEL e de Pelotas/Região, fortalecendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A avaliação será processual, envolvendo a participação em debates, a apresentação de seminários temáticos e a elaboração de um ensaio final que demonstre a proficiência na aplicação das teorias.
Indicadores, Metas e Resultados
O acompanhamento e a avaliação do projeto de ensino "Fundamentos Críticos da Comunicação e do Jornalismo" serão conduzidos por meio de indicadores claros, focados em quatro eixos principais: pplicação orática e reflexiva, engajamento e participação, formação integrada (Teoria e Prática) e produção de Conhecimento.
Na área de aplicação prática e reflexiva, o indicador-chave é a nota média nos ensaios e trabalhos de análise crítica de mídia. A meta estabelecida é que pelo menos 85% dos estudantes alcancem nota superior a 7,0 (em 10,0) nesses trabalhos de aplicação. O resultado esperado é a capacidade demonstrada de utilizar a teoria como ferramenta para decifrar e intervir criticamente na realidade jornalística e nos processos comunicacionais, superando a mera memorização.
Para o eixo de Engajamento e Participação, o indicador é o Índice de participação qualificada, medido pela frequência de participação em debates e seminários. A meta é alcançar um índice de participação e presença nas atividades dialogadas superior a 75% dos estudantes por encontro. Como resultado esperado, busca-se um maior envolvimento dos estudantes e a criação de um ambiente de sala de aula dinâmico, focado na reflexão ativa e no senso crítico.
No que tange à Formação Integrada (Teoria e Prática), a percepção discente será avaliada pelo indicador de percepção de relevância e utilidade, baseado em questionários de autoavaliação. A meta é obter uma média de satisfação igual ou superior a 4,5 (em uma escala de 5) na avaliação de relevância. O resultado esperado é que os estudantes desenvolvam a convicção de que a teoria não é um conteúdo isolado, mas sim um subsídio essencial para a prática profissional ética e eficaz. Na Produção de Conhecimento, o indicador foca no número de trabalhos de aplicação teórica do projeto transformados em artigos/resumos e apresentados em eventos acadêmicos. A meta é que pelo menos 10% dos estudantes da turma tenham seus trabalhos selecionados para apresentação/publicação em eventos até o final do semestre seguinte. O resultado esperado é a produção de conhecimento qualificado e alinhado às linhas de pesquisa do Curso de Jornalismo da UFPEL, reforçando o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.
Na área de aplicação prática e reflexiva, o indicador-chave é a nota média nos ensaios e trabalhos de análise crítica de mídia. A meta estabelecida é que pelo menos 85% dos estudantes alcancem nota superior a 7,0 (em 10,0) nesses trabalhos de aplicação. O resultado esperado é a capacidade demonstrada de utilizar a teoria como ferramenta para decifrar e intervir criticamente na realidade jornalística e nos processos comunicacionais, superando a mera memorização.
Para o eixo de Engajamento e Participação, o indicador é o Índice de participação qualificada, medido pela frequência de participação em debates e seminários. A meta é alcançar um índice de participação e presença nas atividades dialogadas superior a 75% dos estudantes por encontro. Como resultado esperado, busca-se um maior envolvimento dos estudantes e a criação de um ambiente de sala de aula dinâmico, focado na reflexão ativa e no senso crítico.
No que tange à Formação Integrada (Teoria e Prática), a percepção discente será avaliada pelo indicador de percepção de relevância e utilidade, baseado em questionários de autoavaliação. A meta é obter uma média de satisfação igual ou superior a 4,5 (em uma escala de 5) na avaliação de relevância. O resultado esperado é que os estudantes desenvolvam a convicção de que a teoria não é um conteúdo isolado, mas sim um subsídio essencial para a prática profissional ética e eficaz. Na Produção de Conhecimento, o indicador foca no número de trabalhos de aplicação teórica do projeto transformados em artigos/resumos e apresentados em eventos acadêmicos. A meta é que pelo menos 10% dos estudantes da turma tenham seus trabalhos selecionados para apresentação/publicação em eventos até o final do semestre seguinte. O resultado esperado é a produção de conhecimento qualificado e alinhado às linhas de pesquisa do Curso de Jornalismo da UFPEL, reforçando o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADILSON CAMARGO PEREIRA | |||
| ERICK BORGES LOPES | |||
| PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA | 12 |