Nome do Projeto
VOZES, GÊNERO E CIDADANIA. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2025 - 05/11/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto promove espaços de reflexão e divulgação sobre gênero, direitos e democracia na América Latina, articulando pesquisa e ação social. Utiliza datas comemorativas (8M, 25N, entre outras) como eixos para atividades públicas: conferências, campanhas digitais, podcasts e materiais de divulgação, voltadas à comunidade. Sua metodologia combina análise teórica, produção colaborativa e difusão acessível do conhecimento. Busca fortalecer a educação cidadã, a igualdade de gênero e o diálogo entre universidade e sociedade civil.
Objetivo Geral
Promover espaços de reflexão, debate público e produção de conteúdos acadêmico-divulgativos sobre a situação das mulheres e de grupos historicamente afetados por desigualdades estruturais, utilizando datas comemorativas como momentos estratégicos para a sensibilização social e o fortalecimento da cidadania, incentivando a análise crítica desde a Ciência Política e dos estudos de gênero acerca das relações de poder, da representação política e das políticas públicas que configuram tais desigualdades.
Justificativa
Diversas problemáticas relacionadas a gênero, raça, violência, acesso a direitos, participação política e discriminação persistem nas sociedades latino-americanas, manifestando-se em lacunas de representação, desigualdades institucionalizadas e limitações na implementação efetiva de políticas públicas. As datas comemorativas —como o Dia Internacional da Mulher, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, entre outras— constituem oportunidades estratégicas para promover ações de extensão universitária orientadas à educação crítica para a cidadania e à análise das relações de poder que estruturam tais fenômenos.
A partir da Ciência Política e dos estudos de gênero, essas iniciativas permitem problematizar dinâmicas históricas de exclusão, examinar a capacidade de resposta do Estado, visibilizar agendas feministas, bem como fortalecer mecanismos de incidência cidadã e participação democrática. O projeto busca articular saberes acadêmicos com demandas sociais por meio de atividades formativas e de divulgação científica que contribuam para o reconhecimento de direitos, a justiça de gênero e a construção social da igualdade. Ademais, atende ao papel da universidade pública como espaço plural de diálogo, produção de conhecimento e transformação social, promovendo vínculos entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil em chave latino-americana e comparativa.
A partir da Ciência Política e dos estudos de gênero, essas iniciativas permitem problematizar dinâmicas históricas de exclusão, examinar a capacidade de resposta do Estado, visibilizar agendas feministas, bem como fortalecer mecanismos de incidência cidadã e participação democrática. O projeto busca articular saberes acadêmicos com demandas sociais por meio de atividades formativas e de divulgação científica que contribuam para o reconhecimento de direitos, a justiça de gênero e a construção social da igualdade. Ademais, atende ao papel da universidade pública como espaço plural de diálogo, produção de conhecimento e transformação social, promovendo vínculos entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil em chave latino-americana e comparativa.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em três fases interconectadas que combinam reflexão acadêmica, produção colaborativa e articulação com a comunidade. Em um primeiro momento, cada data comemorativa será abordada por meio de encontros internos com estudantes, orientados a contextualizar sua relevância histórica, analisar marcos normativos e políticas públicas relacionadas, revisar bibliografia especializada e discutir coletivamente as relações de poder implicadas. A partir dessas sessões, será definida a estratégia de ação mais adequada para cada ocasião, podendo contemplar conferências, mesas-redondas, materiais de divulgação, episódios de podcast, campanhas digitais, cápsulas audiovisuais, intervenções breves nas redes sociais, difusão de dados estatísticos ou leitura comentada de documentos internacionais. Os conteúdos produzidos serão revisados pela coordenação do projeto para garantir rigor acadêmico e clareza comunicativa.
Em uma segunda fase, será enfatizada a produção de materiais de divulgação e conscientização. Serão elaborados roteiros para podcasts ou lives, desenvolvidos materiais digitais e estabelecido contato com convidadas e convidados do âmbito acadêmico, institucional ou social. Estimular-se-á a participação de especialistas latino-americanos para incorporar abordagens comparadas e uma dimensão multilíngue (castelhano–português), fortalecendo redes regionais de conhecimento e ampliando vozes e experiências relevantes no enfrentamento das problemáticas abordadas.
Por fim, na terceira fase, as atividades serão abertas à comunidade interna e externa, priorizando coletivos estudantis, organizações sociais, escolas públicas e o público em geral. Serão realizados conversatórios, breves intervenções públicas e entrega de materiais informativos. Dessa forma, a metodologia articula reflexão teórica, produção científica e compromisso social, integrando ensino, pesquisa e extensão em chave latino-americana e orientada à democratização da vida pública.
Em uma segunda fase, será enfatizada a produção de materiais de divulgação e conscientização. Serão elaborados roteiros para podcasts ou lives, desenvolvidos materiais digitais e estabelecido contato com convidadas e convidados do âmbito acadêmico, institucional ou social. Estimular-se-á a participação de especialistas latino-americanos para incorporar abordagens comparadas e uma dimensão multilíngue (castelhano–português), fortalecendo redes regionais de conhecimento e ampliando vozes e experiências relevantes no enfrentamento das problemáticas abordadas.
Por fim, na terceira fase, as atividades serão abertas à comunidade interna e externa, priorizando coletivos estudantis, organizações sociais, escolas públicas e o público em geral. Serão realizados conversatórios, breves intervenções públicas e entrega de materiais informativos. Dessa forma, a metodologia articula reflexão teórica, produção científica e compromisso social, integrando ensino, pesquisa e extensão em chave latino-americana e orientada à democratização da vida pública.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
• Número de atividades realizadas anualmente
• Quantidade de participantes presenciais e virtuais.
• Produção de conteúdos digitais
• Participação de convidadas e convidados nacionais e internacionais.
Metas
• Fortalecer a educação para a cidadania e a cultura democrática.
• Sensibilizar sobre desigualdades estruturais.
• Ampliar o acesso a informações científicas por meio de ferramentas digitais utilizadas na extensão universitária.
Resultados Esperados
• Maior compreensão social sobre temas como violência de gênero, racismo, direitos sexuais e reprodutivos, diversidade e igualdade.
• Ampliação do diálogo entre academia e sociedade civil.
• Internacionalização do debate por meio de encontros latino-americanos bilíngues (PT–ES).
• Número de atividades realizadas anualmente
• Quantidade de participantes presenciais e virtuais.
• Produção de conteúdos digitais
• Participação de convidadas e convidados nacionais e internacionais.
Metas
• Fortalecer a educação para a cidadania e a cultura democrática.
• Sensibilizar sobre desigualdades estruturais.
• Ampliar o acesso a informações científicas por meio de ferramentas digitais utilizadas na extensão universitária.
Resultados Esperados
• Maior compreensão social sobre temas como violência de gênero, racismo, direitos sexuais e reprodutivos, diversidade e igualdade.
• Ampliação do diálogo entre academia e sociedade civil.
• Internacionalização do debate por meio de encontros latino-americanos bilíngues (PT–ES).
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| DHAYANA CAROLINA FERNANDEZ MATOS | 4 | ||
| ELIANA DELGADO GONZALEZ | |||
| LAURA BITENCOURT BANDEIRA RODRIGUES | |||
| NATHALIA VIEIRA RIBEIRO | |||
| SIBELE VALADÃO ROSSALES | |||
| VÍTOR MORAES DOS SANTOS |