Nome do Projeto
Arte e Direitos Animais: A Voz dos que Não Têm
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/12/2025 - 26/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de Ensino Arte e Direitos Animais: A Voz dos que não Têm visa ser um espaço de diálogo alinhado às aulas de Produção Textual para as turmas de Artes Visuais Bacharelado. A temática central é a relação humano x animal não-humano, problematizando as formas de exploração em que está e esteve baseada a sociedade dos primórdios dos tempos até a atualidade. A culminância do Projeto é uma Exposição Artística, contando com diferentes metodologias e linguagens acerca da imagem, acompanhada de textos referentes. Os participantes são os discentes matriculados nas disciplinas.

Objetivo Geral

Promover leituras e estudos acerca dos Direitos Animais, com vias à produção visual e textual de obra sobre a temática.

Justificativa

Nossa relação com os animais não-humanos, ao longo da história, tem sido de intensa exploração. As argumentações acerca da preservação, conservação, ou qualquer tipo de defesa tem por base a necessidade ou manutenção de recursos para os humanos. Salvo para os animais domésticos ou domesticados, que pertencem à esfera da proteção e cuidado a vínculos de afeto pessoais, não há uma legislação, ou consideração moral de grande porte que proteja os direitos básicos de todos os outros animais expostos à convivência humana e seus diferentes níveis de obter proveito deles como fontes de algo, nunca como fim em si mesmos. A isso já foi dado um nome: coisificação da vida. A questão, já amplamente discutida no Direito e na Filosofia, adentra as ciências humanas e as Artes como mote para problematização, carregada de acentuadas características que a aproximam desses campos do conhecimento: a ética e a conexão irrefutável entre razão e emoção. Aqui, nas Artes, pode-se produzir objetos de reflexão, denúncia, desabafo. Ouvindo coração e mente e intermediando o pensamento pela criatividade e pela criação de algo novo. A justificativa central, portanto, tem seu pilar na ética, na compaixão, na outridade, na empatia, em levar as Artes a um patamar que a transcende, ao mesmo tempo que a prestigia, e a enriquece.

Metodologia

O trabalho consiste na conclusão da disciplina de Produção Textual em Artes, na qual foram trabalhados diferentes textos, focando na leitura atenta, capacidade de síntese e processos de escrita criativa. A proposta para a produção de uma obra de arte embasada na questão dos Direitos Animais se dá a partir de aula expositiva sobre o tema e sugestões de leituras e filmes. A proposta e sugestões foram divulgadas em meados de dezembro de 2025, para que o trabalho físico seja consolidado em fevereiro de 2026, na retomada do semestre, quando a aula em específico, será realizada. Após este momento os discentes terão 3 semanas para produção do objeto de linguagem artística livre e texto sobre ele. A Exposição será montada nos corredores do Centro de Artes e deverá ser realizada em março de 2026.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados consistem em ampliação de oportunidade expositiva para os discentes, divulgação de um tema que não é corriqueiro na área, atingindo os espectadores de forma reflexiva, e certificação para os participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMETISTA MÜLLER
ANA LUCIA DA SILVA FERNANDES
ANA LUIZA LICHTNOW NICKEL
EDUARDA PEREIRA BATISTA
GABRIELA DA SILVA MOREIRA MELLO
JOAO VITOR VIEIRA FAGUNDES
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS
JULIA FAVERO DIAS
KARINE FERREIRA SANCHEZ3
LAIS MONIQUE ORLANDIN
LALESKA VIEGAS CANTARELLI VIEIRA
LARISSA THUROW SCHAUN
LIVIA TAVARES CAMPELLO
LOREN ALCANTARA DE CASTRO
LUISA NUNES REAL ALVES DA SILVA
MARIANA DA ROSA MACHADO
NILTON FARIA DA SILVA JUNIOR
PAULO HENRIQUE CHECHI AGUIAR
ROSE MARY KERR DE BARROS
VANESSA FARIAS DOS SANTOS
VINICIUS LEGEMANN DIAS
VITORIA COREIXAS AUNE

Página gerada em 14/02/2026 18:13:26 (consulta levou 0.140780s)