Nome do Projeto
#LiveComFabricio - Uso de redes sociais virtuais para capacitação na Educação Física
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A capacitação profissional na atualidade tem sido realizada a partir de diferentes iniciativas. Dentre elas, destaca-se o uso de atividades virtuais, como cursos de capacitação online e videoaulas via internet. Neste sentido, o uso de redes sociais virtuais tem sido frequente entre profissionais, com diferente objetivos. Destacam-se redes profissionais, como ResearchGate e LinkedIn, e redes sociais, como Facebook e Instagram. Neste sentido, estas duas últimas apresentam elevada penetração social e parcipação populacional. O objetivo do presente projeto de extensão é proporcionar ações de capacitação profissional via videoaulas online para estudantes e profissionais de Educação Física. Os procedimentos metodológicos envolvem encontros semanais, sempre às quartas-feiras, às 22h30, nos quais são apresentados temas relativos à educação física, ciência e atuação profissional. O público alvo é constituído por pessoas relacionadas à área de Educação Física, ou com interesse na temática. Além de transmissões ao vivo, as videoaulas são disponibilizadas em plataforma mainstream (youtube) para acesso contínuo e permanente. A abrangência é internacional, sem limites ou fronteiras de tempo e espaço. Estima-se que, por aula, participem de 100 a 500 pessoas, com diferentes interesses e níveis acadêmicos.

Objetivo Geral

Realizar ações de capacitação profissional por meio de videoaulas online e ao vivo para estudantes e profissionais de Educação Física.

Justificativa

A capacitação profissional demanda tempo e dedicação, sendo realizada a partir de diferentes possibilidades, como cursos online e presenciais. No cenário atual, com o aumento da capilaridade das redes sociais virtuais, associar o uso destas ferramentas à formação profissional pode aumentar as possibilidades de abrangência e efetividade no processo de ensino-aprendizagem com vistas à melhora da competência e capacitação profissional.

Metodologia

Os procedimentos metodológicos envolvem encontros semanais, sempre às quartas-feiras, às 22h30, nos quais são apresentados temas relativos à educação física, ciência e atuação profissional. As atividades são conduzidas por professor doutor, lotado na ESEF/UFPel, com transmissão online com uso de telefone celular (Samsung Note 8) e de tablete (iPad Air). A atividade recebe suporte de alunos de graduação da unidade, bem como de profissionais externos à UFPel, para identificação dos temas de interesse e tópicos a serem desenvolvidos. O público alvo é constituído por pessoas relacionadas à área de Educação Física, ou com interesse na temática. Além de transmissões ao vivo, as videoaulas são disponibilizadas em plataforma mainstream (youtube) para acesso contínuo e permanente. A abrangência é internacional, sem limites ou fronteiras de tempo e espaço. Estima-se que, por aula, participem de 100 a 500 pessoas, com diferentes interesses e níveis acadêmicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o respectivo projeto de extensão, espera-se manutenção da frequência semanal, com envolvimento de 100 a 500 pessoas por atividade. Espera-se produção de 4 videoaulas por mês, as quais serão disponibilizadas posteriormente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENO BERNY VASCONCELOS
CHARLES BARTEL FARIAS
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO2

Página gerada em 26/04/2024 01:00:06 (consulta levou 0.149113s)