Nome do Projeto
ESTATÍSTICA: DA ACADEMIA À PRAÇA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2018 - 10/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O volume de informação é cada dia maior, contudo, a capacidade de análise e interpretação desta nem sempre acompanha tamanho crescimento. O estudante tem uma infinidade de informações, fontes, dados para acessar, porém um certo desconhecimento de como processar tudo isso. Nesse cenário está inserido o professor que relata ter dificuldade na discussão do tema estatística em sala de aula. Frente a essa situação, este projeto busca auxiliar o professor na abordagem de temas estatísticos em sala de aula, bem como, revelar a estatística no cotidiano de cada um. Para esse fim apresentamos diversas atividades que acreditamos reduzir a distância entre a Estatística, professores e alunos e, entre a Estatística e a comunidade geral.
Objetivo Geral
Contribuir com a formação continuada de professores de matemática do ensino médio bem como mostrar a estatística no cotidiano tanto para o público acadêmico quanto para o público leigo.
Justificativa
Atualmente, cada vez mais, diversas habilidades e competências são necessárias para que possamos compreender o mundo que nos cerca. Sem tais ferramentas, a grande disponibilidade de informação, por vezes, faz com que nos equivocamos quanto a compreensão e interpretação de fatos e versões. No que se refere a questões que envolvem o conhecimento científico, como os relacionados à Estatística, os equívocos são, algumas vezes, ainda mais frequentes. Diante disso, faz-se necessário trazer o conhecimento acadêmico para o público em geral.
Neste contexto, acredita-se que a escola assume um papel de protagonista. Professores aptos e motivados para abordar conteúdos, dentre outros fatores, são essenciais para a construção de pontes entre a academia e o público escolar. Este último, de posse do conhecimento, pode auxiliar na difusão de conceitos, ideias, dúvidas, etc. Além disso, a associação do que se aprende na escola com questões cotidianas possibilita melhor compreensão de fenômenos e acontecimentos, levando a maior interação e inserção social. Estes processos podem enriquecer de forma significativa a vida daquele que antes era só observador, pode contribuir para que seja sujeito.
Além do que, sabe-se que Estatística está presente nas mais diversas situações do cotidiano. Contudo, muitas vezes, é pouco conhecida ou compreendida fora da academia. Este fato pouco contribui para a entendimento de notícias, análise de informações, percepção do meio em que vivemos.
Diante disso, este projeto busca aproximar o conhecimento estatístico de diferentes públicos e contribuir com a formação continuada de professores de matemática.
Neste contexto, acredita-se que a escola assume um papel de protagonista. Professores aptos e motivados para abordar conteúdos, dentre outros fatores, são essenciais para a construção de pontes entre a academia e o público escolar. Este último, de posse do conhecimento, pode auxiliar na difusão de conceitos, ideias, dúvidas, etc. Além disso, a associação do que se aprende na escola com questões cotidianas possibilita melhor compreensão de fenômenos e acontecimentos, levando a maior interação e inserção social. Estes processos podem enriquecer de forma significativa a vida daquele que antes era só observador, pode contribuir para que seja sujeito.
Além do que, sabe-se que Estatística está presente nas mais diversas situações do cotidiano. Contudo, muitas vezes, é pouco conhecida ou compreendida fora da academia. Este fato pouco contribui para a entendimento de notícias, análise de informações, percepção do meio em que vivemos.
Diante disso, este projeto busca aproximar o conhecimento estatístico de diferentes públicos e contribuir com a formação continuada de professores de matemática.
Metodologia
Ação 1- Oficinas Temáticas em Estatística para Professores da Rede Pública
Primeiramente será realizada uma reunião com os professores das escolas parceiras para a apresentação do projeto, tanto das oficinas para os professores quanto para os alunos. Assim como o agendamento das atividades previstas no projeto para serem desenvolvidas na escola.
Em seguida, serão oferecidas duas oficinas para os professores: 1) a primeira consiste em uma capacitação para análises estatísticas simples no Excel; 2) a segunda oficina, será baseada no material confeccionado no Projeto: Estatística na Escola no qual quatro oficinas foram desenvolvidas.
Ação 2- Oficinas Temáticas em Estatística alunos do ensino médio da rede pública
Posteriormente, serão executas quatro oficinas, desenvolvidas pelo projeto Estatística na Escola, em sala de aula, de acordo com a série, como segue.
-Oficina 1 para o 1º ano Ensino Médio com o objetivo de trabalhar distribuição de frequência, em que o conteúdo abordado é a construção de gráficos e tabelas de frequência, a partir de um questionário de coisas cotidianas.
-Oficina 2 para o 2º ano ensino médio com o objetivo de desenvolvimento do pensamento estocástico, a qual tem o a base conceitual de probabilidade.
-Oficina 3 também para o 2º ano Ensino Médio com objetivo de trabalhar probabilidade através dos Caminhos da Mônica.
-Oficina 4 que trata a respeito de tendência central e dispersão.
Ação 3- Estatística Itinerante
A fim de disseminar a estatística para a comunidade pretendesse realizar uma atividade em local público como parque ou praça na qual, por meio de atividades lúdicas, será mostrada a importância da Estatística e suas aplicações cotidianas.
Ação 4- Workshop
No meio acadêmico será realizado um Workshop em comemoração ao Dia Mundial da Estatística professores, pesquisadores da área serão convidados para explanar e discutir sobre o tema. Paradoxos como o de Monty Hall e Uma Senhora Toma Chá, dentre outros assuntos, serão temas da discussão.
Primeiramente será realizada uma reunião com os professores das escolas parceiras para a apresentação do projeto, tanto das oficinas para os professores quanto para os alunos. Assim como o agendamento das atividades previstas no projeto para serem desenvolvidas na escola.
Em seguida, serão oferecidas duas oficinas para os professores: 1) a primeira consiste em uma capacitação para análises estatísticas simples no Excel; 2) a segunda oficina, será baseada no material confeccionado no Projeto: Estatística na Escola no qual quatro oficinas foram desenvolvidas.
Ação 2- Oficinas Temáticas em Estatística alunos do ensino médio da rede pública
Posteriormente, serão executas quatro oficinas, desenvolvidas pelo projeto Estatística na Escola, em sala de aula, de acordo com a série, como segue.
-Oficina 1 para o 1º ano Ensino Médio com o objetivo de trabalhar distribuição de frequência, em que o conteúdo abordado é a construção de gráficos e tabelas de frequência, a partir de um questionário de coisas cotidianas.
-Oficina 2 para o 2º ano ensino médio com o objetivo de desenvolvimento do pensamento estocástico, a qual tem o a base conceitual de probabilidade.
-Oficina 3 também para o 2º ano Ensino Médio com objetivo de trabalhar probabilidade através dos Caminhos da Mônica.
-Oficina 4 que trata a respeito de tendência central e dispersão.
Ação 3- Estatística Itinerante
A fim de disseminar a estatística para a comunidade pretendesse realizar uma atividade em local público como parque ou praça na qual, por meio de atividades lúdicas, será mostrada a importância da Estatística e suas aplicações cotidianas.
Ação 4- Workshop
No meio acadêmico será realizado um Workshop em comemoração ao Dia Mundial da Estatística professores, pesquisadores da área serão convidados para explanar e discutir sobre o tema. Paradoxos como o de Monty Hall e Uma Senhora Toma Chá, dentre outros assuntos, serão temas da discussão.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores: relatos de professores sobre a dificuldade de abordar temas de Estatística no Ensino Médio; Percepção das dificuldades encontradas por alunos de graduação em disciplinas de Estatística.
Metas: Realizar oficinas com professores de matemática e alunos de ensino médio de escolas públicas da cidade de Pelotas; realizar atividade em local público visando divulgar e mostrar as aplicações da Estatística no cotidiano; Workshop sobre Estatística.
Resultados esperados:
- Motivar o professor das escolas públicas na abordagem do conteúdo de estatística em sala de aula.
- Qualificar o professor das escolas públicas com o domínio de ferramentas computacionais.
- Produzir novas forma de abordagem da estatística em sala de aula.
- Despertar os estudantes da escola pública na percepção da estatística no seu cotidiano.
- Interligar a comunidade com o universo acadêmico.
Metas: Realizar oficinas com professores de matemática e alunos de ensino médio de escolas públicas da cidade de Pelotas; realizar atividade em local público visando divulgar e mostrar as aplicações da Estatística no cotidiano; Workshop sobre Estatística.
Resultados esperados:
- Motivar o professor das escolas públicas na abordagem do conteúdo de estatística em sala de aula.
- Qualificar o professor das escolas públicas com o domínio de ferramentas computacionais.
- Produzir novas forma de abordagem da estatística em sala de aula.
- Despertar os estudantes da escola pública na percepção da estatística no seu cotidiano.
- Interligar a comunidade com o universo acadêmico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI | 2 | ||
DOUGLAS DA SILVA MEIRELES | |||
ELISIA RODRIGUES CORREA | 4 | ||
GISELDA MARIA PEREIRA | 4 | ||
Isadora Moreira da Luz Real | |||
MURIEL BELO PEREIRA | |||
MÁRCIO FOUCHY DOMINGUES | |||
QUELEN CORREA FURTADO | |||
VITÓRIA TAVARES SILVA |