Nome do Projeto
ESTATÍSTICA: DA ACADEMIA À PRAÇA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2018 - 10/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O volume de informação é cada dia maior, contudo, a capacidade de análise e interpretação desta nem sempre acompanha tamanho crescimento. O estudante tem uma infinidade de informações, fontes, dados para acessar, porém um certo desconhecimento de como processar tudo isso. Nesse cenário está inserido o professor que relata ter dificuldade na discussão do tema estatística em sala de aula. Frente a essa situação, este projeto busca auxiliar o professor na abordagem de temas estatísticos em sala de aula, bem como, revelar a estatística no cotidiano de cada um. Para esse fim apresentamos diversas atividades que acreditamos reduzir a distância entre a Estatística, professores e alunos e, entre a Estatística e a comunidade geral.

Objetivo Geral

Contribuir com a formação continuada de professores de matemática do ensino médio bem como mostrar a estatística no cotidiano tanto para o público acadêmico quanto para o público leigo.

Justificativa

Atualmente, cada vez mais, diversas habilidades e competências são necessárias para que possamos compreender o mundo que nos cerca. Sem tais ferramentas, a grande disponibilidade de informação, por vezes, faz com que nos equivocamos quanto a compreensão e interpretação de fatos e versões. No que se refere a questões que envolvem o conhecimento científico, como os relacionados à Estatística, os equívocos são, algumas vezes, ainda mais frequentes. Diante disso, faz-se necessário trazer o conhecimento acadêmico para o público em geral.
Neste contexto, acredita-se que a escola assume um papel de protagonista. Professores aptos e motivados para abordar conteúdos, dentre outros fatores, são essenciais para a construção de pontes entre a academia e o público escolar. Este último, de posse do conhecimento, pode auxiliar na difusão de conceitos, ideias, dúvidas, etc. Além disso, a associação do que se aprende na escola com questões cotidianas possibilita melhor compreensão de fenômenos e acontecimentos, levando a maior interação e inserção social. Estes processos podem enriquecer de forma significativa a vida daquele que antes era só observador, pode contribuir para que seja sujeito.
Além do que, sabe-se que Estatística está presente nas mais diversas situações do cotidiano. Contudo, muitas vezes, é pouco conhecida ou compreendida fora da academia. Este fato pouco contribui para a entendimento de notícias, análise de informações, percepção do meio em que vivemos.
Diante disso, este projeto busca aproximar o conhecimento estatístico de diferentes públicos e contribuir com a formação continuada de professores de matemática.

Metodologia

Ação 1- Oficinas Temáticas em Estatística para Professores da Rede Pública

Primeiramente será realizada uma reunião com os professores das escolas parceiras para a apresentação do projeto, tanto das oficinas para os professores quanto para os alunos. Assim como o agendamento das atividades previstas no projeto para serem desenvolvidas na escola.
Em seguida, serão oferecidas duas oficinas para os professores: 1) a primeira consiste em uma capacitação para análises estatísticas simples no Excel; 2) a segunda oficina, será baseada no material confeccionado no Projeto: Estatística na Escola no qual quatro oficinas foram desenvolvidas.

Ação 2- Oficinas Temáticas em Estatística alunos do ensino médio da rede pública

Posteriormente, serão executas quatro oficinas, desenvolvidas pelo projeto Estatística na Escola, em sala de aula, de acordo com a série, como segue.
-Oficina 1 para o 1º ano Ensino Médio com o objetivo de trabalhar distribuição de frequência, em que o conteúdo abordado é a construção de gráficos e tabelas de frequência, a partir de um questionário de coisas cotidianas.
-Oficina 2 para o 2º ano ensino médio com o objetivo de desenvolvimento do pensamento estocástico, a qual tem o a base conceitual de probabilidade.
-Oficina 3 também para o 2º ano Ensino Médio com objetivo de trabalhar probabilidade através dos Caminhos da Mônica.
-Oficina 4 que trata a respeito de tendência central e dispersão.

Ação 3- Estatística Itinerante

A fim de disseminar a estatística para a comunidade pretendesse realizar uma atividade em local público como parque ou praça na qual, por meio de atividades lúdicas, será mostrada a importância da Estatística e suas aplicações cotidianas.

Ação 4- Workshop

No meio acadêmico será realizado um Workshop em comemoração ao Dia Mundial da Estatística professores, pesquisadores da área serão convidados para explanar e discutir sobre o tema. Paradoxos como o de Monty Hall e Uma Senhora Toma Chá, dentre outros assuntos, serão temas da discussão.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: relatos de professores sobre a dificuldade de abordar temas de Estatística no Ensino Médio; Percepção das dificuldades encontradas por alunos de graduação em disciplinas de Estatística.

Metas: Realizar oficinas com professores de matemática e alunos de ensino médio de escolas públicas da cidade de Pelotas; realizar atividade em local público visando divulgar e mostrar as aplicações da Estatística no cotidiano; Workshop sobre Estatística.

Resultados esperados:
- Motivar o professor das escolas públicas na abordagem do conteúdo de estatística em sala de aula.
- Qualificar o professor das escolas públicas com o domínio de ferramentas computacionais.
- Produzir novas forma de abordagem da estatística em sala de aula.
- Despertar os estudantes da escola pública na percepção da estatística no seu cotidiano.
- Interligar a comunidade com o universo acadêmico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI2
DOUGLAS DA SILVA MEIRELES
ELISIA RODRIGUES CORREA4
GISELDA MARIA PEREIRA4
Isadora Moreira da Luz Real
MURIEL BELO PEREIRA
MÁRCIO FOUCHY DOMINGUES
QUELEN CORREA FURTADO
VITÓRIA TAVARES SILVA

Página gerada em 18/04/2024 17:19:58 (consulta levou 0.147193s)