Nome do Projeto
Identificação, caracterização e propagação de espécies florestais nativas do RS como estratégia de uso e conservação de recursos genéticos dos biomas Pampa e Mata Atlântica.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 01/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
Os Biomas Pampa e Mata Atlântica apresentam uma grande diversidade de espécies florestais, muitas das quais já se encontram ameaçadas de extinção em função da intensa exploração às quais vêm sendo submetidas, enquanto outras, são muito pouco conhecidas e subutilizadas. Diante deste cenário, o presente projeto tem como objetivo geral a disseminação de conhecimento técnico desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a formação de recursos humanos no que se refere à identificação, caracterização e propagação de espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul como estratégia de uso e conservação de recursos genéticos dos biomas Pampa e Mata Atlântica visando o desenvolvimento regional e conservação do meio ambiente. Para tanto, estão previstas atividades teóricas e práticas, inicialmente na modalidade oficinas de dendrologia, inicialmente a alunos do ensino básico e fundamental de escolas da região de abrangência da UFPEL e, posteriormente à comunidade rural do município e demais interessados no tema, visando capacitá-los na identificação de plantas lenhosas dos biomas Pampa e Mata Atlântica. Tais atividades serão desenvolvidas para, no mínimo, uma turma de 20 participantes a cada semestre. São esperados impactos positivos em relação aos participantes do projeto, que poderão, além de obter conhecimentos referentes às espécies, atuar como disseminadores dos conhecimentos adquiridos e vislumbrar alternativas tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a conservação dos recursos naturais da região.
Palavras-chave: dendrologia, diversidade genética, estratégias de conservação, potencialidades de uso.
Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo geral a disseminação de conhecimento técnico desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas e a formação de recursos humanos no que se refere à identificação, caracterização e propagação de espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul como estratégia de uso e conservação de recursos genéticos dos biomas Pampa e Mata Atlântica visando o desenvolvimento regional e conservação do meio ambiente.