Nome do Projeto
Acompanhamento da inserção e desenvolvimento da cultura da pitaya como fonte de renda extra em propriedades agroecológicas da região Sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 04/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
A pitaya possui grande distribuição geográfica apresentada por diferentes espécies, isso mostra sua capacidade de adaptação a condições ambientais distintas. Considerada como uma frutífera promissora de aparência exótica que agrada ao consumidor, todas essas qualidades agregam valor ao fruto, possibilitando ao produtor um novo nicho de mercado, tornando-se uma fonte extra de renda em pequenas propriedades familiares. Portanto, torna-se importante a obtenção e disseminação dos conhecimentos sobre o manejo em diferentes sistemas de cultivo dessa frutífera, uma vez que são poucos os trabalhos desenvolvidos com a cultura a campo. Este projeto tem como objetivo geral promover a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e produtores da região relacionados a inserção e desenvolvimento da cultura da pitaya em pequenas propriedades agroecológicas da região Sul do Rio Grande do Sul. O projeto será desenvolvido em seis propriedades rurais agroecológicas das cidades de Pelotas, Morro Redondo e São Lourenço do Sul, localizadas na região Sul do estado. Serão realizados avaliação e levantamento da inserção e desenvolvimento da cultura, acompanhamento da cultura em dois tipos diferentes de cultivo, disseminação de conhecimento promovida através da troca de saberes entre agricultores, alunos, técnicos e pesquisadores envolvidos no projeto por meio da realização de workshop, dias de campo e minicurso.
Palavras-chave: Cactaceae, agrofloresta, monocultivo, sustentabilidade, incremento de renda.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral promover a troca de saberes entre a Universidade Federal de Pelotas e a comunidade da região relacionados a inserção e desenvolvimento da cultura da pitaya em pequenas propriedades agroecológicas da região Sul do Rio Grande do Sul.