Nome do Projeto
Zero4 Cineclube
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2018 - 14/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto consiste na exibição de filmes seguida de debates com o público, expandindo a experiência do filme através de reflexão coletiva. A programação é organizada com base em mostras temáticas que traçam uma linha de pensamento através das sessões e prioriza obras de difícil acesso, que não atingem o circuito comercial da cidade e se distanciam da visão hegemônica de cinema como puro entretenimento. As sessões acontecem aos sábados, sempre às 15h. As atividades do cineclube, sempre divulgadas através da imprensa diária e das mídias sociais, já se configuram como uma espécie de tradição, onde estudantes podem debates filmes com pessoas de outras faixas etárias e de fora do âmbito acadêmico.

Objetivo Geral

Exibir filmes que não encontram espaço no circuito comercial de Pelotas e promover debates entre estudantes e comunidade em geral.

Justificativa

A existência de um cineclube aberto à comunidade representa uma alternativa à programação comercial da cidade e mesmo da grade do Cine UFPel. O perfil de nicho “arte”, que visa a uma demanda negligenciada pelo circuito comercial pelotense, continuará sendo o diferencial do cineclube, igualmente com a projeção seguida de debates. A participação do público nestes debates, ao longos dos anos, tem se mostrado mais efetiva, bem como a preparação dos próprios alunos que conduzem esses debates tem resultados em excelentes desafios.

Metodologia

De acordo com a procura do público a determinados títulos, pode-se supor as preferências de uma parcela de espectadores em potencial, além de seus perfis sociais. O contato, através dos debates, ajuda a identificar as diversas maneiras nas quais as obras audiovisuais refletem no pensamento de cada espectador. A maior parte do público assíduo é composta de adultos com mais de 40 anos.
Discussão entre os envolvidos no projeto (corpo docente e discente) sobre o conceito e perfil de cada programação;
Contato com distribuidoras nacionais para obtenção de autorização de exibição;
Curadoria (assistir e selecionar os filmes elencados);
Divulgação permanente da programação nos veículos de imprensa, na fanpage do cineclube, nas redes sociais e nos espaços da universidade;
Preparação para os debates no final das sessões (leitura de textos sugeridos pelo coordenador do projeto e discussão interna);
Campanha de divulgação em sala de aula, informando aos alunos sobre a programação;
Acompanhamento das sessões, registro fotográfico de cada sessão e relatório das atividades;
Avaliação entre os envolvidos sobre a execução do projeto e os rumos para as edições futuras;
Conseguir brindes como cartazes, livros, revistas e DVDs para sorteio entre o público;
Acompanhamento da manifestação dos espectadores, através das redes sociais, quanto ao perfil da programação e quanto a títulos específicos, com isso vindo a contribuir para à produção dos futuros programas.

Indicadores, Metas e Resultados

Em função de ser uma atividade cultural gratuita e dirigida à toda comunidade, sem distinção (exceto aquela relativa à classificação etária dos filmes), o cineclube tem uma relevância social visível. E este é um indicador de qual tipo de proposta de mostra pode ser promovida. Assim, uma das metas a seguir é mobilizar um maior número de espectadores, ultrapassando a média de sessão que é de 20 espectadores. Espera-se, com isto, que o cineclube contribua para a formação de novas plateias, de perfil crítico ao que lhes é oferecido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISABELA NASCIMENTO FRANCO ROSSETTO
IVONETE MEDIANEIRA PINTO2
ROWAN ROMEIRO ALVES

Página gerada em 25/04/2024 12:48:16 (consulta levou 0.130407s)