Nome do Projeto
EndocrinoPeq UFPel: serviço de endocrinologia e metabologia de cães e gatos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2026 - 10/04/2030
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
Este projeto visa dar continuidade aos atendimentos especializados em endocrinologia e metabologia de cães e gatos no HCV/UFPel, com o objetivo de prestar atendimentos semanais com a participação da coordenadora do projeto e dos pós-graduandos (residentes, mestrandos e doutorandos) da UFPel, com a participação dos estudantes da graduação em Medicina Veterinária. Objetiva também promover conhecimento em endocrinologia por meio de estudos sobre os casos e as doenças endócrinas, a fim de preparar os estudantes para estes atendimentos.

Objetivo Geral

Prestar atendimento clínico para cães e gatos com suspeitas ou confirmação de doenças endócrinas e metabólicas no Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, referenciados ou agendados por seus responsáveis, advindos de rotinas de atendimentos particulares, de convênios ativos e do ambulatório Ceval.
Promover discussões clínicas semanais com os estudantes da graduação em Medicina Veterinária e pós-graduandos dos programas de residência, mestrado e doutorado da UFPel, sobre os casos atendidos, atualizações científicas e treinamentos técnicos.

Justificativa

Em um levantamento recente de atendimentos de pequenos animais com doenças endócrinas no HCV/UFPel, entre 2022 e 2025, 23 gatos e 260 cães receberam diagnóstico de alguma endocrinopatia, com predominância de diabetes mellitus e hipertireoidismo em felinos, e obesidade, diabetes mellitus e hipercortisolismo em caninos. Estes dados refletem a necessidade atual de oferecer um serviço de atendimento especializado em endocrinologia e metabologia, e, principalmente, de preparar os estudantes para estes atendimentos, por meio de estudos sobre os pacientes e as doenças endócrinas. Neste sentido, este projeto prioriza tornar a especialidade da endocrinologia mais acessível à comunidade e, especialmente, aos estudantes que
vivenciam a prática clínica no ambiente do HCV/UFPel.

Metodologia

Serão conduzidas atividades práticas voltadas ao atendimento clínico de casos referenciados ou agendados por seus responsáveis, coordenadas pela Profa. responsável pelo projeto, no cenário do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPel, semanalmente, de acordo com as agendas dos pós-graduandos e da professora, previamente definidas e repassadas para a secretaria do HCV/UFPel. Serão realizadas discussões clínicas semanais (nas sextas-feiras, a princípio, com possibilidade de ocorrerem em outros dias, de acordo com a disponibilidade dos participantes) para fixar as informações obtidas na prática, discutir sobre as doenças, tratamentos, e para a realização de treinamentos técnicos.
Elaboração de vídeos e de outros materiais didáticos que servirão como instrumentos facilitadores da comunicação com responsáveis por cães e gatos com endocrinopatias atendidos no HCV/UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Aproximadamente 100 atendimentos anuais de cães e gatos com doenças endócrinas ou metabólicas são esperados. Ademais, pretende-se promover interesse dos estudantes da graduação e da pós-graduação sobre a especialidade da endocrinologia de cães e gatos, tão necessária na rotina clínica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA AQUINO BRAGA
BRUNA MACHADO GOVEIA
BRUNA PORTO LARA
CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA
CAROLINE XAVIER GRALA
CRISTIANO SILVA DA ROSA1
EDUARDA SANTOS BIERHALS
FERNANDA CORREA DA SILVA FAGUNDES
FLAVIA ROSA GONCALVES DE ALMEIDA
GABRIELE SILVEIRA RIBEIRO
HELLEN MOLON RIBEIRO
JESSICA TAVARES LOURENCO
LARA COSTA GRUMANN MICHEL
LUCAS CAVALCANTI D'ASSUMPÇÃO TORRES
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR1
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI4
MARIANA MARTINS DE ALMEIDA
MARLETE BRUM CLEFF2
MAYARA DA SILVA GARCIA
MÍRIAN BRETANHA COUTO
NATALIA BUTTENBENDER
NATHALY MATIAS BECKER
PEDRO NICKEL
PÉTER DE LIMA WACHHOLZ
SERGIO JORGE2
THAIS BANDIERA
VANESSA OLIVEIRA LINS FERREIRA
VICTOR LUIZ REMONATTO DA SILVA

Página gerada em 18/05/2026 15:17:11 (consulta levou 0.207858s)