Nome do Projeto
Musicando: Iniciação Musical Através da Prática Coletiva de Instrumentos (2018)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/03/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Os alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFPel ministrarão aulas práticas de instrumentos (violão e/ou percussão, escaleta e canto) e teoria musical para alunos de escolas públicas da comunidade pelotense, criando condições para um trabalho de musicalização, aprendizado de instrumentos musicais e contribuindo para a formação geral de todos os envolvidos.

Objetivo Geral

Realizar um trabalho de musicalização no contexto da escola púbica de Pelotas.

Justificativa

No ano de 2017, o sr. Ben Hur Alves Flores da ONG Anjos e Querubins procurou a UFPel, por meio do curso de Licenciatura em Música, para propor uma parceria no trabalho de musicalização de jovens em situação de vulnerabilidade social. Tal parceria foi efetivada e ao longo de todo o ano atuamos conjuntamente no âmbito da ONG e de escolas da rede pública de Pelotas, ministrando aulas de instrumento e oficinas de musicalização para turmas de ensino fundamental. O projeto obteve muitos resultados positivos, especialmente na contribuição para a formação dos discentes colaboradores e da comunidade escolar atendida. O presente projeto propõe dar continuidade ao que realizamos em 2017. Como serão feitas algumas alterações na equipe e instituições parceiras e outras adaptações para o corrente ano, consideramos que seria mais adequado encerrar o projeto e criar um novo para o ano de 2018, inclusive por indicação da PREC, ao invés de solicitar a prorrogação do mesmo. Em outras palavras, o que registro é que este projeto que estamos propondo apresenta basicamente as mesmas condições conceituais e fundamentações que o anterior. As adaptações realizadas são oriundas de novas possibilidades que surgiram por conta dos bons resultados conseguidos com as produções do ano de 2017. Inclusive, acrescento como justificativa ao presente projeto a possibilidade de consulta aos registros do projeto número 480.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais com duração de uma hora. As aulas acontecerão em salas destinadas a essas atividades nas escolas e também no Centro de Artes. Neste ano, as instituições parceiras são a Escola Estadual Félix da Cunha e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Francisco Simões. Serão ministradas aulas coletivas e em caráter teórico/prático, com turmas de até 10 alunos. Outras atividades que serão realizadas são as oficinas de musicalização, nas turmas e horários em que for possível organizar e agendar em parceria com a comunidade escolar. Haverá tempo reservado para reuniões semanais do coordenador com os alunos da UFPel, com a finalidade de preparar os alunos e auxiliar na elaboração das atividades e materiais didáticos a serem utilizados nas aulas. Também reservaremos tempo para reuniões e/ou atendimento com os representantes das escolas para acompanhamento geral, reflexão, avaliação e planejamento de atividades e ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Formar 6 turmas, desenvolver repertório para apresentações públicas, atingir 100 pessoas diretamente (entre alunos e comunidade escolar), praticar intercâmbio cultural, aproximar a comunidade escolar da instituição UFPel, contribuir com a inclusão social dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA NIEVES LAMONACA
FERNANDA SILVEIRA DAS NEVES
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES12
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA
RAFAEL VERAS ZORZOLLI

Página gerada em 24/04/2024 09:22:15 (consulta levou 0.133135s)