Nome do Projeto
Revista PROCIÊNCIA Online
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/05/2018 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto “Revista PROCIÊNCIA Online” consiste num periódico que tem por finalidade a divulgação de artigos escritos por docentes, pesquisadores e discentes da UFPel e de outras instituições, que abordem temas que associem as áreas das Engenharias e Ciências Exatas com a temática de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) assim como a sua relação com conceitos de Cidadania, Ética e a Responsabilidade Social (CERS). A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos que fazem parte da formação dos profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Por ser uma publicação virtual, ela atinge o público geral, nacional e internacional. Portanto, o projeto de extensão oferece ao público interno e externo da UFPel o acesso livre e contínuo a uma publicação periódica sobre a temática em tela e incentiva a produção e publicação cientifica que aborde temas das áreas de Engenharias e Ciências Exatas relacionados com CTS e CERS, fomentando uma formação humana abrangente. Cabe destacar que a escolha do nome da revista PROCIÊNCIA Onlne é provisória e que o mesmo poderá sofrer alteração caso seja constatada a existência de outra publicação com o mesmo nome.

Objetivo Geral

Oportunizar um espaço de publicação de artigos científicos que abordem temas que associem as áreas das Engenharias e Ciências Exatas com a temática de Ciência, Tecnologia e Sociedade e a sua relação com conceitos de Cidadania, Ética e a Responsabilidade Social; para atender público interno e externo à UFPel.

Justificativa

Os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico. As questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converterem em centros de atenção e de interesse do conjunto da sociedade. Ciência, Tecnologia e Sociedade configuram uma tríade mais complexa que uma simples série sucessiva, e sua combinação obriga a analisar suas relações recíprocas com mais atenção do que implicaria a ingênua aplicação da clássica relação linear entre elas (OEI, 2003). Por sua vez, os conceitos de Ética e de Responsabilidade Social assumiram papeis fundamentais no desenvolvimento das organizações. Nesse sentido, e considerando-se que a formação nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas exige muito mais do que o cumprimento de uma formação curricular previamente desenhada, esta proposta justifica-se pela possibilidade de propor um espaço para divulgação e reflexão a respeito dos temas CTS e CERS relacionadas com as Engenharias e as Ciências Exatas, possibilitando a articulação de novos referenciais teóricos, resultados de pesquisa e relatos de experiência. Por fim, destaca-se o impacto social favorável da proposta por considerar que, a partir das publicações produzidas por estudantes, professores e pesquisadores de dentro e fora da UFPel, a temática CTS e CERS possa ultrapassar a abordagem “em paralelo” com as práticas pedagógicas para elas virem a se integrar.

Metodologia

O projeto será desenvolvido no Centro de Engenharias da UFPel, com participação de docentes e discentes do Centro. O projeto prevê, para o prazo de sua vigência, a capacitação de alunos/as integrantes do projeto na temática das publicações online; customização do software livre Open Journal System - OJS para adequação à Revista PROCIÊNCIA Online; divulgação da Revista para a recepção de artigos e a publicação do primeiro número da Revista até o mês de Dezembro de 2018. A atuação de discentes é de relevância para a consecução dos objetivos do projeto, já que, após receberem formação adequada, eles atuarão em todo o processo de editoração da revista. Durante a execução do projeto, os discentes terão oportunidades de complementação acadêmica tanto no que diz respeito aos temas de ensino e pesquisa CTS e CERS como na utilização de software para gestão de revistas online. Trata-se de uma proposta metodológica que valoriza a indissociabilidade entre a pesquisa, o ensino e a atividade de extensão proposta, que oferece um papel privilegiado atribuído à participação ativa do discente e sua interação com público interno e externo à UFPel, visando à colaboração na construção de conhecimento. Do ponto de vista metodológico do projeto, inovar significa estruturar atividades de extensão que requeiram o envolvimento ativo do discente no planejamento e na realização das atividades propostas. Neste contexto, a promoção de atividades de extensão que permitam a inserção dos estudantes em situações reais de trabalho, não apenas contribui para dar novos significados aos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes como também para qualificar a docência dos professores em serviço, na medida em que seu envolvimento com a situação problema e suas possíveis soluções caracterizam a abordagem metodológica das aprendizagens baseadas em projetos.

Indicadores, Metas e Resultados

Capacitação de alunos/as integrantes do projeto
Customização software Open Journal System - OJS para adequação à Revista PROCIÊNCIA Online
Divulgação da Revista PROCIÊNCIA Online
Recepção e avaliação de artigos
Editoração
Publicação da primeira edição da Revista PROCIÊNCIA Online até o mês de Dezembro de 2018

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ CORRÊA DE SOUSA
GEÓRGIA SOUTO
GUSTAVO DOMINGUES STEFANI
RENAN SOUSA VIDAL
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO10

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