Nome do Projeto
Oficina: Capacitação aos professores do Curso Espanhol na modalidade em EAD
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/04/2018 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este seminário - workshop tem como objetivo analisar e refletir sobre Educação à Distância e Impacto das tecnologias digitais na educação tornando-se um curso introdutório que orienta professores universitários na construção de cursos online suportado em um ambiente virtual de ensino, como o Moodle. O professor na Educação Distância desempenha um papel fundamental no acompanhamento do aluno em seu processo de aprendizagem. Isso requer um conjunto de qualidades, habilidades, conhecimentos e competências, o que lhe permitirá desempenhar diferentes papéis: como conselheiro, assessor, orientador, consultor, professor, entre outros. O conjunto de atividades propostas levará a conhecer a importância das funções diferentes do docente na educação à distância, dado que o seu papel, as suas funções e as suas competências são cruciais e determinantes para o sucesso de qualquer programa educativo a nível institucional, mas fundamentalmente no sucesso e realizações da educação. Todo docente que trabalha na EAD, precisa de conhecimento tecnológico para enfrentar o desafio da Educação a Distância, mas isso não é suficiente, precisa de uma qualidade afetiva, de conteúdo e humanística. Ambas as abordagens serão aprendidas durante a oficina.

Objetivo Geral

Introduzir o professor na compreensão e aplicação da docência enfocada na EAD como estratégia para melhorar a qualidade educacional, viável, criativa e útil no conhecimento e apoio aos alunos.

Justificativa

Introduzir no modo de educação à distância para administrar e gerir a plataforma Moodle, sob o papel das funções do professor pesquisador, a distancia e presencial.
Compreender o significado de ser um docente a distancia, suas funções, habilidades necessárias e seu papel na educação a distância.
Conhecer, desenvolver e aplicar ferramentas de comunicação virtual.
Aprenda a desenvolver material hipermídia para implementar em processos virtuais de ensino.
Reflexionar sobre as mudanças e inovações pedagógica.

Metodologia

A oficina será desenvolvida em um ambiente virtual AulasWeb (baseado no Moodle) da UFPEL.
Haverá um sistema tutorial de acompanhamento pedagógico e tecnológico.
Atividades de resolução individual e outras compartilhadas com o grupo de participantes serão propostas com intercâmbios e trabalho colaborativo apoiado por ferramentas tecnológicas. Além disso, haverá uma abertura para aplicativos e redes para promover o aprendizado dentro e fora da sala de aula virtual.
Estima-se, pelos participantes, uma dedicação de cerca de 3/4 horas semanais para poder cumprir as propostas do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com tal construção, colaborar com práticas docentes na Educação a Distância (EaD) que percebam a importância do papel do professor online na construção de aprendizagem no AVA e suporte à autonomia do estudante.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉA VIEIRA BRAGA
CINTIA AVILA BLANK8
MARIA PIA MENDOZA SASSI8
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO8
NATÁLIA MEDEIROS OLIVEIRA DIAS
PRISCILA COSTA MACHADO

Página gerada em 29/03/2024 07:32:24 (consulta levou 0.148673s)