Nome do Projeto
Filosofia no Buteco
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/04/2018 - 21/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O projeto de extensão "Filosofia no Buteco" tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão filosófica a partir de uma forma atrativa para a comunidade mediante debates, entrevistas e conversas não só entre e por filósofos, exclusivamente, mas a partir da participação de pessoas, acadêmic@s e profissionais das mais variadas areas do conhecimento, cultura, arte e religiões.

Objetivo Geral

O projeto de extensão "Filosofia no Buteco" tem como objetivo "levar" a filosofia, concebida tanto como uma atividade crítica e reflexiva, como um conjunto de conhecimentos e saberes, para a discussão e debate na comunidade a partir de temas e problemas de caráter social, cultural, moral, religioso, etc. Objetivos específicos: - promover o diálogo entre a filosofia e as demais areas do conhecimento e da cultura em geral; - realizar debates e entrevistas contando com diferentes perspectivas, opiniões e abordagens sobre o mesmo tema; - oportunizar à comunidade em geral o acesso ao conhecimento produzido na academia a partir da interação entre estas duas esferas da sociedade; refletir sobre temas, problemas e questões atinentes à preocupação humana através de um foco interdisciplinar.

Justificativa

O projeto "Filosofia no Buteco" justifica-se pela necessidade da filosofia no âmbito social em geral tendo em vista o seu caráter crítico-reflexivo sobre os nossos preconceitos e crenças, atitudes que, muitas vezes, não são colocadas à prova ou questionadas, sendo tomadas como verdades absolutas. Com efeito, umas das "tarefas" da filosofia consiste em sua capacidade de fazer com que os sujeitos reflitam sobre a sua condição no mundo e no seu contexto sócio-cultural, sobre as suas crenças, etc, para que possa intervir e atuar de uma forma mais livre, responsável e crítica. Neste sentido, a velha definição da filosofia como aquela ciência com a qual ou sem a qual o mundo permanece igual acaba por manifestar a sua ingenuidade e apego aos ideais positivistas. Por outro lado, parece-nos que só a partir de filósofos pós-modernidade e romantismo, como Nietzsche, Marx, Heidegger, Sartre, só para citar alguns, é que a filosofia passa a apontar para a necessidade de justificar-se como uma disciplina transformada da realidade. Nesta direção, pensamos na construção de um projeto de extensão como "Filosofia no Buteco" para tentar promover o debate filosófico sério e com rigor argumentativo na inserção com a comunidade em geral a partir de temas e problemas de relevância social. Além disso, o projeto prevê que em tais debates participem profissionais e pessoas externos à filosofia, bem como de acadêmic@s de graduação e de pós-graduação. Por último, o projeto pretende ser itinerante, de modo que temos a pretensão de "levar" a Filosofia para "butecos" na periferia da cidade de Pelotas, portanto, não se limitando a ambientes próximos dos estudantes e do centro da cidade, como, por exemplo, em bairros como a Z3, Dunas, Getúlio Vargas, etc.

Metodologia

O projeto prevê, pelo menos, a realização de uma atividade mensal, mas pelas experiências de anos anteriores, a ideia é que ocorra três edições mensais, incluindo bares próximos à UFPel e outros nos bairros da cidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover a reflexão crítica, a participação política e a autonomia dos sujeitos enquanto sujeitos ético-polítcos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO MARTINS DE AVILA
Andrei Thomaz Oss-Emer
BRUNA SCHNEID DA SILVA
CARLOS ALBERTO MIRAGLIA20
FLAVIA CARVALHO CHAGAS5
JORDY PINTO VANIEL
JULIA PETER ARRIEIRA
JULIANO SANTOS DO CARMO2
JÉSSICA BORGES DE LEMOS
KELIN VALEIRAO2
PALOMA DOS SANTOS PEGLOW
THIAGO SEBASTIANO DE MELO

Página gerada em 25/04/2024 16:43:04 (consulta levou 0.160951s)