Nome do Projeto
Filosofia no Buteco
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/04/2018 - 21/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O projeto de extensão "Filosofia no Buteco" tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão filosófica a partir de uma forma atrativa para a comunidade mediante debates, entrevistas e conversas não só entre e por filósofos, exclusivamente, mas a partir da participação de pessoas, acadêmic@s e profissionais das mais variadas areas do conhecimento, cultura, arte e religiões.

Objetivo Geral

O projeto de extensão "Filosofia no Buteco" tem como objetivo "levar" a filosofia, concebida tanto como uma atividade crítica e reflexiva, como um conjunto de conhecimentos e saberes, para a discussão e debate na comunidade a partir de temas e problemas de caráter social, cultural, moral, religioso, etc. Objetivos específicos: - promover o diálogo entre a filosofia e as demais areas do conhecimento e da cultura em geral; - realizar debates e entrevistas contando com diferentes perspectivas, opiniões e abordagens sobre o mesmo tema; - oportunizar à comunidade em geral o acesso ao conhecimento produzido na academia a partir da interação entre estas duas esferas da sociedade; refletir sobre temas, problemas e questões atinentes à preocupação humana através de um foco interdisciplinar.

Justificativa

O projeto "Filosofia no Buteco" justifica-se pela necessidade da filosofia no âmbito social em geral tendo em vista o seu caráter crítico-reflexivo sobre os nossos preconceitos e crenças, atitudes que, muitas vezes, não são colocadas à prova ou questionadas, sendo tomadas como verdades absolutas. Com efeito, umas das "tarefas" da filosofia consiste em sua capacidade de fazer com que os sujeitos reflitam sobre a sua condição no mundo e no seu contexto sócio-cultural, sobre as suas crenças, etc, para que possa intervir e atuar de uma forma mais livre, responsável e crítica. Neste sentido, a velha definição da filosofia como aquela ciência com a qual ou sem a qual o mundo permanece igual acaba por manifestar a sua ingenuidade e apego aos ideais positivistas. Por outro lado, parece-nos que só a partir de filósofos pós-modernidade e romantismo, como Nietzsche, Marx, Heidegger, Sartre, só para citar alguns, é que a filosofia passa a apontar para a necessidade de justificar-se como uma disciplina transformada da realidade. Nesta direção, pensamos na construção de um projeto de extensão como "Filosofia no Buteco" para tentar promover o debate filosófico sério e com rigor argumentativo na inserção com a comunidade em geral a partir de temas e problemas de relevância social. Além disso, o projeto prevê que em tais debates participem profissionais e pessoas externos à filosofia, bem como de acadêmic@s de graduação e de pós-graduação. Por último, o projeto pretende ser itinerante, de modo que temos a pretensão de "levar" a Filosofia para "butecos" na periferia da cidade de Pelotas, portanto, não se limitando a ambientes próximos dos estudantes e do centro da cidade, como, por exemplo, em bairros como a Z3, Dunas, Getúlio Vargas, etc.

Metodologia

O projeto prevê, pelo menos, a realização de uma atividade mensal, mas pelas experiências de anos anteriores, a ideia é que ocorra três edições mensais, incluindo bares próximos à UFPel e outros nos bairros da cidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover a reflexão crítica, a participação política e a autonomia dos sujeitos enquanto sujeitos ético-polítcos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO MARTINS DE AVILA
Andrei Thomaz Oss-Emer
FLAVIA CARVALHO CHAGAS5
JESSICA BORGES DE LEMOS
JULIA PETER ARRIEIRA
JULIANO SANTOS DO CARMO2
KELIN VALEIRAO2
PALOMA DOS SANTOS PEGLOW

Página gerada em 20/10/2019 18:38:46 (consulta levou 0.098022s)