Nome do Projeto
Laboratório de Urbanismo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Cultura
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O Laboratório de Urbanismo realiza projetos de extensão nas áreas de planejamento urbano e regional, desenho urbano, mobilidade, preservação ambiental, preservação do patrimônio histórico e cultural, paisagismo e estrutura da paisagem, bem como oferece apoio às disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Desse modo, apresenta dois públicos distintos: a) alunos de graduação e pós-graduação, contemplados através do apoio acadêmico na realização das atividades acima descritas e b) órgãos de gestão pública urbana dos municípios da zona sul do Estado, junto aos quais o Laboratório tem atuado, no sentido de cooperar e colaborar no desenvolvimento das ações municipais de planejamento e ordenamento territorial, atingindo assim, de modo indireto a população total dos Municípios. As atividades propostas envolvem ampla e concomitantemente os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão. O Laboratório de Urbanismo oportuniza aos alunos as trocas e replicação de saberes garantidas pelas assessorias, oficinas e eventos que visam sempre instrumentar o aluno para que o mesmo adquira habilidades específicas e o tornem apto a enfrentar os desafios profissionais na área do urbanismo. A atuação junto aos órgãos gestores municipais busca promover sua autonomia através das trocas de conhecimento e auxílios realizados junto ao corpo técnico municipal nas atividades de cooperação em ações de planejamento territorial. Este contato com os gestores municipais e representantes da comunidade é pautado pela atualização de conhecimentos, reflexão sobre a realidade local e indicação de metodologias participativas na solução dos problemas urbanos.

Objetivo Geral

Realizar projetos de extensão em áreas de planejamento urbano e regional, desenho urbano, mobilidade, preservação ambiental, preservação do patrimônio histórico e cultural, paisagismo e estrutura da paisagem, bem como oferecer apoio às disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, buscando integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Justificativa

O Laboratório de Urbanismo é o núcleo onde há a convergência dos saberes no campo de urbanismo. O desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão dão suporte aos conteúdos e trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de graduação de planejamento urbano, paisagismo e projeto de arquitetura da FAUrb; e pós-graduação de modelagem urbana e teoria da urbanização do PROGRAU. Por outro lado, as disciplinas incrementam a pesquisa e a extensão, através da participação dos alunos nos projetos, e contribuem testando e explorando os instrumentos de planejamento urbano em desenvolvimento no Laboratório. Neste caso, um dos exemplos é a disciplina de planejamento urbano que proporciona efetivamente a participação dos estudantes no processo de planejamento dos municípios da região sul do estado, contemplados com o apoio dos projetos de extensão desenvolvidos. Este núcleo de estudos se caracteriza pelo apoio a busca por conhecimentos ligados a arquitetura e urbanismo, através da indicação bibliográfica, espaço para estudos e discussões de trabalho, disponibilização de equipamentos tecnológicos, e apoio dos professores e colaboradores externos, além de oportunizar aos alunos um contato mais intenso com a realidade profissional e com os instrumentos de planejamento urbano. No âmbito social, o Laboratório apoia o desenvolvimento regional com projetos de planejamento urbano, desenho urbano, paisagismo, estrutura da paisagem e arquitetura, desenvolvidos em parceria com órgãos gestores municipais e representantes da comunidade. Estas atividades desenvolvidas visam um impacto social amplo e duradouro já que as ações municipais de planejamento e ordenamento territorial atingem de modo indireto a população total dos Municípios e a atuação junto ao corpo técnico das prefeituras, buscando promover sua autonomia, contribui para que o processo de planejamento tenha continuidade.

Metodologia

O Laboratório de Urbanismo é composto por uma equipe de professores que se dedicam ao estudo e à prática do urbanismo, englobando as diversas temáticas associadas a esta área do conhecimento. Soma-se a esta equipe alunos de graduação e pós-graduação com interesse nessa área. O método de trabalho utilizado baseia-se na orientação em projetos específicos e apoio a busca por conhecimentos ligados a arquitetura e urbanismo, através da indicação bibliográfica, espaço para estudos e discussões de trabalho, disponibilização de equipamentos tecnológicos e apoio dos professores e colaboradores externos. Os trabalhos são realizados com participação da comunidade interna e externa à UFPel, que interagem na concepção dos projetos, no desenvolvimento e na avaliação.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são:
a) a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Laboratório de Urbanismo;
b) o fomento ao desenvolvimento urbano e regional em Pelotas e nas cidades da região sul do Rio Grande do Sul através do apoio às Prefeituras Municipais e demais órgãos administrativos, através de projetos de extensão específicos firmando parcerias de trabalho;
c) a troca de conhecimento entre professores, alunos de graduação e de pós-graduação e a comunidade externa à UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA TEIXEIRA CAMISA
ANA PAULA NETO DE FARIA4
ANA PAULA POLIDORI ZECHLINSKI6
ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO4
ANDRÉIA TEIXEIRA CAMISA
ANTONELLA DOS SANTOS PONS
BRUNA DA ROSA MENDES
CAMILA TEIXEIRA MARTINS
EDUARDO ROCHA4
FLÁVIA PAGNONCELLI GALBIATTI
GABRIEL FISCHER GARCIA
LORENA MAIA RESENDE
LUANA PAVAN DETONI
LUCAS DA SILVA GONÇALVES
MARCO LEONI DEBOER SALVI
MAURICIO COUTO POLIDORI5
NADIANE FONTES CASTRO
NATÁLIA LOHMANN D'ÁVILA
OTAVIO MARTINS PERES4
PAULA PEDREIRA DEL FIOL
RAFAELA BARROS DE PINHO
RODOLFO BARBOSA RIBEIRO
RUBENS BARBOSA LEAL
SARAH JULIANE DORNELES DA SILVA
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS
TAIANA PITREZ TAGLIANI
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS
THAIS DE MEDEIROS RIBEIRO
VINÍCIUS DIAS DE PAULA
VINÍCIUS FOSSATI DA SILVA

Página gerada em 29/03/2024 12:20:22 (consulta levou 0.199011s)