Nome do Projeto
Temas em Filosofia da Religião
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2018 - 10/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Encontros para formação de professores, atuais e futuros, da disciplina ‘Ensino Religioso’ da rede municipal de educação. Tais encontros pretendem contribuir para sua formação e para a elaboração de um plano de ensino geral que será incorporado pelas escolas do Município de Pelotas. Não apenas isso, tais encontros serão abertos à comunidade para um amplo debate sobre a disciplina (‘Ensino Religioso’) e sobre aqueles tópicos que são elementos fundamentais de seu ensino, dentre os quais está o foco nos ‘valores humanos’ com vistas ao pleno exercício da cidadania.

Objetivo Geral

Formar Professores, atuais e futuros, da disciplina ‘Ensino Religioso’ da rede municipal de ensino do município de Pelotas.

Justificativa

Dada a necessidade tanto de uma reflexão sobre a disciplina ‘Ensino Religioso’ quanto da elaboração de um plano geral de ensino para ela na rede municipal (uma vez que ela não possui um plano unificado em torno de pontos centrais), que a adapte às necessidades atuais, faz-se necessário um amplo debate sobre a disciplina, o qual pretende ser conduzido com a oferta de elementos oriundos especialmente da disciplina ‘Filosofia da Religião’, oferecida para o bacharelado em Filosofia da UFPEL.

Metodologia

Encontros mensais coordenados pelo coordenador do projeto, com uma exposição inicial de pontos fundamentais para a disciplina de ensino religioso à luz da filosofia da religião, disciplina obrigatória no bacharelado em Filosofia. Em seguida haverá debate em torno dos tópicos expostos e sugestão de pontos que possam servir a um plano de ensino geral unificado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do presente projeto os professores da disciplina ‘Ensino Religioso’ da rede municipal de educação tenham um plano geral de ensino unificado. Trata-se de um plano geral justamente para que haja espaço para que eles, discricionariamente, decidam, dentro do plano geral, que pontos explorar em suas turmas. Dado que o projeto envolve debate e participação ativa dos professores, os quais exporão suas expectativas, dúvidas, anseios, dificuldades, etc, o principal indicador de que se está alcançando a unificação será justamente a manifestação dos participantes. Pretende-se, ao final, ter uma versão formal do plano unificado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ADRIANO FERRAZ4
EMERSON MARTINS SOARES
JOHN FLORINDO DE MIRANDA
ROSIANE MACIEL CARVALHO SILVA

Página gerada em 03/07/2022 09:04:31 (consulta levou 0.052021s)