Nome do Projeto
Terapia Ocupacional Acessibilidade e Inclusão - TO AI
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/05/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Atualmente, no Brasil, 45 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo o Censo IBGE/2010.
Em consonância à proposta do Governo Federal por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, em que lança o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, o presente projeto busca contribuir com ações voltadas para ampliar as possibilidades de efetivação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo nosso país com equivalência de emenda constitucional.
Pertencer a uma comunidade e estar incluído socialmente é direito de todas as pessoas. Assim, políticas públicas de inclusão social têm como objetivo desenvolver ações para combater qualquer desigualdade, exclusão ou restrição feita com o propósito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, desfrute ou exercício de direitos, em igualdade de condições, valorizando e estimulando o protagonismo e as escolhas de cada uma das pessoas. As ações deste projeto visam promover, orientar e proporcionar acessibilidade e inclusão.
Objetivo Geral
Garantir e aprimorar o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, ambientes, ações e processos necessários para a melhor qualidade de vida no desempenho ocupacional, buscando seu pleno desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e profissional.
Justificativa
Acessibilidade deve fazer parte da vida de todas as pessoas independentemente de suas características individuais, deve estar presente em todos os espaços garantindo a melhoria da qualidade de vida.
Envolve a possibilidade de todas as pessoas conviverem de forma independente, com segurança e autonomia, nos espaços, mobiliários e equipamentos abertos ao público ou de uso público. Para que pessoas com deficiência utilizem, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, o meio físico, o transporte e a informação, são necessárias medidas apropriadas para efetivar a acessibilidade. (Plano viver sem limites).
A educação é direito de todos, bem como seu acesso, sem discriminação, com igualdade de oportunidades, através da promoção de acessibilidade arquitetônica nas escolas, a formação de professores e da comunidade escolar em geral.
Outro processo importante é a inserção no mercado de trabalho, sendo este um desafio para a inclusão das pessoas com deficiência. Torna-se um importante foco de ações voltadas tanto para as pessoas incluídas no mundo do trabalho, como para com os empregadores, e comunidade envolvida neste processo.
As ações deste projeto visam promover, orientar e proporcionar acessibilidade e inclusão.
Envolve a possibilidade de todas as pessoas conviverem de forma independente, com segurança e autonomia, nos espaços, mobiliários e equipamentos abertos ao público ou de uso público. Para que pessoas com deficiência utilizem, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, o meio físico, o transporte e a informação, são necessárias medidas apropriadas para efetivar a acessibilidade. (Plano viver sem limites).
A educação é direito de todos, bem como seu acesso, sem discriminação, com igualdade de oportunidades, através da promoção de acessibilidade arquitetônica nas escolas, a formação de professores e da comunidade escolar em geral.
Outro processo importante é a inserção no mercado de trabalho, sendo este um desafio para a inclusão das pessoas com deficiência. Torna-se um importante foco de ações voltadas tanto para as pessoas incluídas no mundo do trabalho, como para com os empregadores, e comunidade envolvida neste processo.
As ações deste projeto visam promover, orientar e proporcionar acessibilidade e inclusão.
Metodologia
Os encontros ocorrerão semanalmente e as ações serão as seguintes:
Grupo de estudos
Consultoria
Cursos/Palestras
Projetos de pesquisa
As atividades ocorrerão nos laboratórios do curso de Terapia Ocupacional/UFPEL, escolas municipais e estaduais do município de Pelotas, ambulatório de neurodesenvolvimento, CERENEPE.
Grupo de estudos
Consultoria
Cursos/Palestras
Projetos de pesquisa
As atividades ocorrerão nos laboratórios do curso de Terapia Ocupacional/UFPEL, escolas municipais e estaduais do município de Pelotas, ambulatório de neurodesenvolvimento, CERENEPE.
Indicadores, Metas e Resultados
No que se refere a população atendida espera-se atingir escolas das esferas municipais, estaduais e privadas, sendo que a comunidade escolar irá receber capacitação através de cursos e palestras e estarão melhor preparados para melhor contribuir para o processo de inclusão. Pretendemos atingir duas escolas por semestre.
Em relação a avaliação de acessibilidade dos espaços urbanos e internos da universidade espera-se que as sugestões de adaptação para a acessibilidade sejam realizadas tornando os ambientes mais acessíveis.
Os pacientes avaliados receberão os atendimentos de terapia ocupacional necessários para um melhor desempenho ocupacional e serão acompanhados para a realização de reavaliações para verificar a efetividade. Pretendemos atender 100 pessoas.
Em relação a avaliação de acessibilidade dos espaços urbanos e internos da universidade espera-se que as sugestões de adaptação para a acessibilidade sejam realizadas tornando os ambientes mais acessíveis.
Os pacientes avaliados receberão os atendimentos de terapia ocupacional necessários para um melhor desempenho ocupacional e serão acompanhados para a realização de reavaliações para verificar a efetividade. Pretendemos atender 100 pessoas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA DALLE NOGARE PIRES | |||
ARIADNE FERNANDES | |||
BRUNA IRIGONHE RAMOS | |||
CECÍLIA PEGAS BRUM | |||
ELLEN CRISTINA RICCI | 5 | ||
FABIANE DOMINGUES DUARTE | |||
FERNANDA GABRIÉLLE PEREIRA DOS SANTOS | |||
GISIANE DE SOUZA CARVALHO | |||
JULIA ALVES KREBS | |||
JÉSSICA ROSÁRIO ROSA GONÇALVES | |||
LEONICE DIAS MACHADO | |||
MAITE MACHADO ZIGLIA | |||
MARIA VICTORIA MOTTA DA COSTA | |||
MIRNA DE MARTINO DAS CHAGAS | |||
RAFAELA MIRANDA DOS SANTOS | |||
RAILLANE DE OLIVEIRA MARQUES | |||
RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA | 10 | ||
VERA ADRIANA BURLAMARQUI DE FARIAS | |||
VITORIA DA SILVA JESKE | |||
YASMIN SANTOS BOANOVA DE SOUZA |