Nome do Projeto
Beisebol na Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
A modalidade esportiva Beisebol possui uma rica história em nosso país que foi esquecida por muito tempo, mas que pode se tornar uma ótima alternativa para a prática escolar. O Beisebol foi introduzido no Brasil através de duas culturas, a americana e a japonesa. Estas duas culturas trouxeram aos praticantes vários aspectos sociais, éticos e de construção de valores, onde podemos afirmar que esta modalidade trará aos escolares inúmeros benefícios, tanto no campo social, biológico e cognitivo. Esta modalidade possui como características a precisão, a velocidade e o trabalho em equipe por parte dos praticantes. Este projeto de extensão visa oportunizar monitores e praticantes a se envolverem na modalidade, possibilitando assim experiências didáticas e de aprendizagem para todos os envolvidos no projeto.

Objetivo Geral

Apresentar o Beisebol como uma alternativa para EF escolar.
Oportunizar aos escolares a prática de uma modalidade diferente.
Contribuir para a formação continuada de professores de EF das escolas públicas de Pelotas-RS.

Justificativa

Além dos benefícios ligados aos aspectos motores, o Beisebol traz uma gama de aprendizagens ligadas aos aspectos sociais, éticos e construção de valores, desenvolve a lógica e a concentração sem segregar padrões de biótipo e nível de habilidade, fazendo com que todos se sintam parte de um todo na sua prática. Esta modalidade pode atingir de forma a tornar o praticante em um ser mais autônomo em suas escolhas esportivas futuras, possibilitando uma maturação com maior preocupação com sua saúde e bem estar, além dos valores que a modalidade insere no escolar através da sua prática.

Metodologia

Este projeto tem caráter de fluxo continuo, ocorrendo uma vez por semestre, com intuito de uma formação continuada dos professores, sendo este em quatro fases: Fase I – Formação de quatro horas para os professores. Fase II – Visita as escolas para auxilio aos professores na aplicação do Beisebol nas aulas. Fase III – Realização de um torneio em forma de festival, para troca de experiências. Fase IV – Avaliação do processo através de um questionário com os professores, alunos e pais de alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto pretende impactar professores de escolas públicas de Pelotas através da formação continuada. Atender indiretamente, através dos professores, o maior número possível de escolares, além dos alunos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO4
LEONARDO DUMMER VELASQUE
TAIRÃ GONÇALVES SOARES

Página gerada em 29/03/2024 04:20:25 (consulta levou 0.118732s)