Nome do Projeto
Rugby Infantil Juvenil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2018 - 01/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
Embora todas as pessoas tenham a possibilidade de praticar alguma modalidade esportiva no seu tempo de lazer, poucas estão capacitadas para o alto rendimento esportivo. Neste sentido, este projeto busca assegurar aos sujeitos identificados com potencial motor para praticar Rugby em alto nível tenham a oportunidade de acesso a treinamentos formais de alto nível, baseado em evidências cientificas, adequados a faixa etária e ao nível de maturação dos praticantes.

Objetivo Geral

Oportunizar o acesso ao treinamento e a competições de Rugby alto nível para escolares de 10 a 16 anos dos dois sexos, oriundos de escolas públicas do município de Pelotas.

Justificativa

Apesar do Rugby ser uma modalidade esportiva pouco conhecida em território nacional, as seleções nacionais estão apresentando resultados importantes no cenário internacional. A seleção brasileira masculina é atual campeão sul americana e a feminina tem a hegemonia dos títulos na america do sul(Adulto). No entanto, no último sul americano de menores de 18 anos o Brasil obteve a terceira colocação no masculino e segundo no feminino. Estes resultados nos alertam para termos sobre a necessidade de ampliarmos a entrada de novos(as) atletas por outras vias, não somente os clubes de alto padrão. Neste sentido, este projeto oriundo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas e a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, se justifica pela oportunidade de pratica esportiva em um ambiente controlado e formal para escolares que tem poucos acessos neste sentido. Além disso, se não formar nenhum atleta ao passar dos anos este projeto terá contribuído para a convivência em coletividade em um ambiente de respeito, cooperação, fair play e amizade. Ademais, dará oportunidade para escolares com menos acesso a conhecer diferentes espaços, cidades, treinadores nacionais e internacionais.


este projeto se justifica por demarcar um espaço de novos conhecimentos e atividades que podem gerar o investimento em novos projetos e também impulsionar o número de praticantes de atividades em prol da saúde e de um estilo de vida mais ativo. O esporte possibilitará a integração de acadêmicos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado para uma melhor formação pedagógica através Rugby.

Metodologia

Serão selecionadas 18 meninas (rugby Sevens) e 30 meninos (rugby XV) para comporem o grupo de treinamento. Todos os participantes serão oriundos do Programa Vem Ser Pelotas que apresentarem características motoras semelhantes a de atletas de rugby, conforme Pinheiro (2014). Todas as pessoas envolvidas devem participar de ao menos 75% dos treinamentos por mês. Em casos de faltas além dos 75% não justificadas o(a) sujeito(a) será substituído(a).

Os treinamento ocorreram 03 vezes por semana nas dependências da ESEF/UFPel. Os treinamento serão de 1h30min por dia, divididos entre táticos, técnicos e físicos. Os treinamento serão ministrados por treinadores com no mínimo o curso de coaching nível 1, rugby ready e rugby laws, todos os cursos da World Rugby.

Todos(as) os(as) participantes deverão apresentar a autorização dos responsáveis para fazerem parte do projeto.

As equipes participarão de amistosos e competições de acordo com a programação da coordenação do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Em cada ano ter 6 meninas e 8 meninos da seleção gaúcha de rugby;
b) Jogar 8 amistosos por ano;
c) Jogar 2 competições regionais por ano;
d) Jogar 1 competição nacional por ano;
e) Jogar 1 competição internacional por ano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA BORGES MÜLLER
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO4
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO2
ROSE MERI SANTOS DA SILVA1
TAIRÃ GONÇALVES SOARES

Página gerada em 26/04/2024 10:39:45 (consulta levou 0.157112s)