Nome do Projeto
DESIGN, ESCOLA E ARTE NO X SECONEP - Aplicando a Lei 10.639/2003
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/06/2018 - 22/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
A presente iniciativa visa construir a identidade visual do IX Seminário de Consciência Negra da Cidade de Pelotas, bem como auxiliar o aprimoramento da formação e atualização do corpo docente, auxiliando na qualidade do ensino desenvolvido no município referente à Lei 10.639/03 e 11.645/2008.– o que será feito ao longo deste evento. Buscar-se-á, através da interdisciplinaridade, abordar questões étnico-raciais, desmistificando antigos paradigmas sobre a cultura afro-brasileira. Este trabalho se desenvolverá ao longo dos meses anteriores ao evento, dividindo-se entre etapas de: preparo, execução e avaliação por estudantes de diversas graduações da UFPel como: Jornalismo, Artes Visuais, Farmácia, Educação Física, Psicologia, Geografia, História e Letras.

Objetivo Geral

Os objetivos gerais do projeto são:
- Contribuir com a implementação de ações afirmativas na UFPel no sentido de conscientizar os alunos cotistas de seus direitos e
deveres no ambiente universitário e fortalecer seus laços de amizade ao reuni-los para possibilitar o conhecimento das riquezas
culturais originárias do povo negro afro-brasileiro e a verdadeira história do Brasil;
- Auxiliar à Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS, 5ª Coordenadoria de Ensino e graduandos dos Cursos de Licenciatura
da UFPel e demais Universidades de Pelotas e região no cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/2008, através da construção
da identidade visual do III Seconep, dando suporte ao seu planejamento e execução a partir das áreas de conhecimento as quais
se encontram inserida os componentes do grupo D.E.A. (Design, Escola e Arte). Procura-se também promover a integração entre
os diversos ramos do saber, uma união entre as licenciaturas da universidade;
- Aplicar os conhecimentos construídos nos Cursos de bacharelado e licenciatura do Centro de Artes para criação e
implementação de um projeto de extensão voltado para a organização da sociedade civil e para os movimentos sociais
E tem como objetivos específicos:
Integrar-se a comunidade através da atividade extensionista;
Pretende proporcionar um espaço de discussão e construção de proposta para uma nova sociedade;
Reconhecer a importância de estudos afro-brasileiros;
Fazer uma integração entre os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas;
Trazer ao plano prático os ensinamentos compartilhados pela Academia;
Desenvolver o espírito crítico e ético nos futuros profissionais da nossa sociedade;

Justificativa

A LEI Nº 10.639/03 11.645/2008 incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e
Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. Mesmo não sendo de cumprimento obrigatório,
constam nas leis que o conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população
brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no
Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas
social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil (Lei Direto, 2009). A Lei 10.639 foi promulgada em 2003 e, na época, incluiu no currículo
oficial da rede de ensino somente a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Esta é uma das propostas do grupo Design + Escola + Arte (D.E.A.) tendo em vista que, o cumprimento da lei tem proporcionado resultados
bastante positivos no que se refere à auto-estima das crianças negras e indígenas a partir de atividades realizadas abordando de forma direta e
indireta os diversos componentes curriculares. A Universidade Federal de Pelotas, da qual faz parte a maioria dos membros do grupo D.E.A., tem
seu trabalho pautado em três áreas de atuação: o ensino, a pesquisa e a extensão. Na atividade extensionista os graduandos trabalham e
exercitam o conhecimento construído ao atuarem na sociedade, passando a perceber a importância das informações e conceitos desenvolvidos na Universidade. Nesta conjuntura afloram a iniciativa, a autoconfiança e o
espírito de cidadania enfraquecendo as forças do materialismo puro. A comunidade, por sua vez também é favorecida nesta relação de cooperação,
pois as crianças, jovens e estudantes adultos desta pátria miscigenada passam a valorizar a sua cultura em detrimento dos valores importados.
Como, por exemplo, ao conhecerem personalidades importantes no desenvolvimento político, econômico e social brasileiros e as contribuições do
povo africano e indígena nas mais diversas áreas do conhecimento.
Assim o Grupo D.E.A., através do Projeto XIX SECONEP, consciente da importância do direcionamento de um trabalho que vise reduzir as
diferenças sociais já descritas e da busca pela valorização de todos os indivíduos, especialmente os alunos cotistas dos cursos de graduação e
pós-graduação desta Universidade propõe um seminário abordando temas que podem se adequar as diversas realidades regionais. Partindo de um
leque de opções, que contemplam artes, saúde, cultura, trabalho voluntário, segurança e educação almejando ter por resultado produções
intelectuais e novas formas de pensamento e ideais, não apenas dos colaboradores do projeto, mas da comunidade atingida.
O grupo de coordenadores do projeto, composto por profissionais das áreas: Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes,
faz com que seja possível a realização, por parte do grupo, de um trabalho riquíssimo no que se refere ao ganho de conhecimentos nas 04 áreas,
contemplando a interdisciplinaridade na sala de aula e uma melhor formação profissional dos graduandos além de contribuir para a construção da
cidadania de todos os elementos envolvidos neste processo educativo não-formal.
O conteúdo programático assimilado pelos alunos de Design Gráfico e Artes Visuais, no que se refere ao conhecimento de Perspectiva e Sombras,
Construções Geométricas, Desenho Técnico e Introdução a Computação Gráfica, serão utilizados na proposição e desenvolvimento da Identidade
Visual do seminário.
A tendência desta proposição é a de que se abram espaços e oportunidades, para então criar um ambiente de auto-valorização e reconhecimento
de suas raízes e potencialidades.

Metodologia

O Grupo DEA juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e o Clube Fica Ahí Pra Ir Dizendo pretende realizar XIX Seminário da
Consciência de Pelotas. O seminário já em sua nona edição tem por objetivo proporcionar um espaço de discussão e construção de proposta para
o surgimento de uma nova sociedade.
O trabalho se desenvolverá em dois dias no Clube Fica Ahí e na Universidade Federal de Pelotas, caracterizando-se por apresentar debates
intensos na busca da compreensão dos temas abordados e construção de propostas concretas.
As etapas a serem seguidas:
- Diálogo com o responsável pela Secretaria Municipal de Educação e representantes de entidades não governamentais interessados para
definições dos temas a serem abordados, bem como a escolha dos palestrantes do evento.
- Entrevista com a família dos homenageados deste ano após votação pelas redes sociais.
- Geração de esboço do evento, organização dos temas a serem abordados e definição do material de apoio e de divulgação a ser elaborado;
- Apresentação da proposta ao grupo que fará parte da primeira etapa do processo;
- Confecção do material de apoio e da programação visual do evento com colaboração de estudantes do Design Gráfico, Artes, Gestão Hospitalar,
Educação Física, Letras e Direito pertencentes ao projeto de extensão Grupo DEA.
- Convidar aos seminaristas (palestrantes), sugeridos;
- Convidar Centros assistenciais, entre outros para contribuir com o evento, considerando o conhecimento a ser gerado e divulgação do trabalho
coordenado por cidadãos da região sul do país.
- Divulgar na imprensa a realização do Seminário.

Indicadores, Metas e Resultados

Aumentar o número de participantes e dispertar nos mesmos o interesse na busca da educação de nível superior pleiteando a ascensão intelectual,
social e a maior participação nos destinos do país.
Articular-se com outras instituições que tenham por meta a divulgação do patrimônio material e imaterial afrobrasileiro,
Melhor qualificar os graduandos e pós graduandos da Ufpel vista a participação dos mesmos a nível de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Viver e divulgar a cultura negra brasileita;
Prestigiar as personalidades negras locais, protagonizadores de mudanças sociais e políticas na região sul do Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRO DA SILVA DOS SANTOS
CARLOS EDUARDO JORGE INACIO
DIÔNATAN DOMINGUES GONÇALVES
GABRIELA NOREMBERG PINTO
GEISELAINE PEREIRA DIAS
GIORGIA OSSANES JAQUES
ISADORA CARDOSO CALEIRO
LOURIVALDO JOSE DA SILVA JUNIOR
MANUELLA CORRÊA MATHIAS
MARCELA LIMA DE MORAES
MATHEUS BORGES
MICAEL MACHADO DA SILVA
Matheus de Oliveira Coutinho
Milena Schivittez Pedroso
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI
RAFAEL NOLASCO
RENAN GOMES LEMOS
ROSEMAR GOMES LEMOS1
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz
THAMIRIS PARACY
Tassiele Viebrantz Cassuriaga
WITIELO ARTHUR SECKLER

Página gerada em 25/04/2024 06:54:24 (consulta levou 0.155027s)