Nome do Projeto
DESIGN, ESCOLA E ARTE NO X SECONEP - Aplicando a Lei 10.639/2003
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/06/2018 - 22/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
A presente iniciativa visa construir a identidade visual do IX Seminário de Consciência Negra da Cidade de Pelotas, bem como auxiliar o
aprimoramento da formação e atualização do corpo docente, auxiliando na qualidade do ensino desenvolvido no município referente à Lei
10.639/03 e 11.645/2008.– o que será feito ao longo deste evento. Buscar-se-á, através da interdisciplinaridade, abordar questões étnico-raciais,
desmistificando antigos paradigmas sobre a cultura afro-brasileira. Este trabalho se desenvolverá ao longo dos meses anteriores ao evento,
dividindo-se entre etapas de: preparo, execução e avaliação por estudantes de diversas graduações da UFPel como: Jornalismo, Artes Visuais,
Farmácia, Educação Física, Psicologia, Geografia, História e Letras.
Objetivo Geral
Os objetivos gerais do projeto são:
- Contribuir com a implementação de ações afirmativas na UFPel no sentido de conscientizar os alunos cotistas de seus direitos e
deveres no ambiente universitário e fortalecer seus laços de amizade ao reuni-los para possibilitar o conhecimento das riquezas
culturais originárias do povo negro afro-brasileiro e a verdadeira história do Brasil;
- Auxiliar à Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS, 5ª Coordenadoria de Ensino e graduandos dos Cursos de Licenciatura
da UFPel e demais Universidades de Pelotas e região no cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/2008, através da construção
da identidade visual do III Seconep, dando suporte ao seu planejamento e execução a partir das áreas de conhecimento as quais
se encontram inserida os componentes do grupo D.E.A. (Design, Escola e Arte). Procura-se também promover a integração entre
os diversos ramos do saber, uma união entre as licenciaturas da universidade;
- Aplicar os conhecimentos construídos nos Cursos de bacharelado e licenciatura do Centro de Artes para criação e
implementação de um projeto de extensão voltado para a organização da sociedade civil e para os movimentos sociais
E tem como objetivos específicos:
Integrar-se a comunidade através da atividade extensionista;
Pretende proporcionar um espaço de discussão e construção de proposta para uma nova sociedade;
Reconhecer a importância de estudos afro-brasileiros;
Fazer uma integração entre os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas;
Trazer ao plano prático os ensinamentos compartilhados pela Academia;
Desenvolver o espírito crítico e ético nos futuros profissionais da nossa sociedade;
- Contribuir com a implementação de ações afirmativas na UFPel no sentido de conscientizar os alunos cotistas de seus direitos e
deveres no ambiente universitário e fortalecer seus laços de amizade ao reuni-los para possibilitar o conhecimento das riquezas
culturais originárias do povo negro afro-brasileiro e a verdadeira história do Brasil;
- Auxiliar à Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS, 5ª Coordenadoria de Ensino e graduandos dos Cursos de Licenciatura
da UFPel e demais Universidades de Pelotas e região no cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/2008, através da construção
da identidade visual do III Seconep, dando suporte ao seu planejamento e execução a partir das áreas de conhecimento as quais
se encontram inserida os componentes do grupo D.E.A. (Design, Escola e Arte). Procura-se também promover a integração entre
os diversos ramos do saber, uma união entre as licenciaturas da universidade;
- Aplicar os conhecimentos construídos nos Cursos de bacharelado e licenciatura do Centro de Artes para criação e
implementação de um projeto de extensão voltado para a organização da sociedade civil e para os movimentos sociais
E tem como objetivos específicos:
Integrar-se a comunidade através da atividade extensionista;
Pretende proporcionar um espaço de discussão e construção de proposta para uma nova sociedade;
Reconhecer a importância de estudos afro-brasileiros;
Fazer uma integração entre os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas;
Trazer ao plano prático os ensinamentos compartilhados pela Academia;
Desenvolver o espírito crítico e ético nos futuros profissionais da nossa sociedade;
Justificativa
A LEI Nº 10.639/03 11.645/2008 incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e
Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. Mesmo não sendo de cumprimento obrigatório,
constam nas leis que o conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população
brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no
Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas
social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil (Lei Direto, 2009). A Lei 10.639 foi promulgada em 2003 e, na época, incluiu no currículo
oficial da rede de ensino somente a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Esta é uma das propostas do grupo Design + Escola + Arte (D.E.A.) tendo em vista que, o cumprimento da lei tem proporcionado resultados
bastante positivos no que se refere à auto-estima das crianças negras e indígenas a partir de atividades realizadas abordando de forma direta e
indireta os diversos componentes curriculares. A Universidade Federal de Pelotas, da qual faz parte a maioria dos membros do grupo D.E.A., tem
seu trabalho pautado em três áreas de atuação: o ensino, a pesquisa e a extensão. Na atividade extensionista os graduandos trabalham e
exercitam o conhecimento construído ao atuarem na sociedade, passando a perceber a importância das informações e conceitos desenvolvidos na Universidade. Nesta conjuntura afloram a iniciativa, a autoconfiança e o
espírito de cidadania enfraquecendo as forças do materialismo puro. A comunidade, por sua vez também é favorecida nesta relação de cooperação,
pois as crianças, jovens e estudantes adultos desta pátria miscigenada passam a valorizar a sua cultura em detrimento dos valores importados.
Como, por exemplo, ao conhecerem personalidades importantes no desenvolvimento político, econômico e social brasileiros e as contribuições do
povo africano e indígena nas mais diversas áreas do conhecimento.
Assim o Grupo D.E.A., através do Projeto XIX SECONEP, consciente da importância do direcionamento de um trabalho que vise reduzir as
diferenças sociais já descritas e da busca pela valorização de todos os indivíduos, especialmente os alunos cotistas dos cursos de graduação e
pós-graduação desta Universidade propõe um seminário abordando temas que podem se adequar as diversas realidades regionais. Partindo de um
leque de opções, que contemplam artes, saúde, cultura, trabalho voluntário, segurança e educação almejando ter por resultado produções
intelectuais e novas formas de pensamento e ideais, não apenas dos colaboradores do projeto, mas da comunidade atingida.
O grupo de coordenadores do projeto, composto por profissionais das áreas: Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes,
faz com que seja possível a realização, por parte do grupo, de um trabalho riquíssimo no que se refere ao ganho de conhecimentos nas 04 áreas,
contemplando a interdisciplinaridade na sala de aula e uma melhor formação profissional dos graduandos além de contribuir para a construção da
cidadania de todos os elementos envolvidos neste processo educativo não-formal.
O conteúdo programático assimilado pelos alunos de Design Gráfico e Artes Visuais, no que se refere ao conhecimento de Perspectiva e Sombras,
Construções Geométricas, Desenho Técnico e Introdução a Computação Gráfica, serão utilizados na proposição e desenvolvimento da Identidade
Visual do seminário.
A tendência desta proposição é a de que se abram espaços e oportunidades, para então criar um ambiente de auto-valorização e reconhecimento
de suas raízes e potencialidades.
Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. Mesmo não sendo de cumprimento obrigatório,
constam nas leis que o conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população
brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no
Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas
social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil (Lei Direto, 2009). A Lei 10.639 foi promulgada em 2003 e, na época, incluiu no currículo
oficial da rede de ensino somente a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Esta é uma das propostas do grupo Design + Escola + Arte (D.E.A.) tendo em vista que, o cumprimento da lei tem proporcionado resultados
bastante positivos no que se refere à auto-estima das crianças negras e indígenas a partir de atividades realizadas abordando de forma direta e
indireta os diversos componentes curriculares. A Universidade Federal de Pelotas, da qual faz parte a maioria dos membros do grupo D.E.A., tem
seu trabalho pautado em três áreas de atuação: o ensino, a pesquisa e a extensão. Na atividade extensionista os graduandos trabalham e
exercitam o conhecimento construído ao atuarem na sociedade, passando a perceber a importância das informações e conceitos desenvolvidos na Universidade. Nesta conjuntura afloram a iniciativa, a autoconfiança e o
espírito de cidadania enfraquecendo as forças do materialismo puro. A comunidade, por sua vez também é favorecida nesta relação de cooperação,
pois as crianças, jovens e estudantes adultos desta pátria miscigenada passam a valorizar a sua cultura em detrimento dos valores importados.
Como, por exemplo, ao conhecerem personalidades importantes no desenvolvimento político, econômico e social brasileiros e as contribuições do
povo africano e indígena nas mais diversas áreas do conhecimento.
Assim o Grupo D.E.A., através do Projeto XIX SECONEP, consciente da importância do direcionamento de um trabalho que vise reduzir as
diferenças sociais já descritas e da busca pela valorização de todos os indivíduos, especialmente os alunos cotistas dos cursos de graduação e
pós-graduação desta Universidade propõe um seminário abordando temas que podem se adequar as diversas realidades regionais. Partindo de um
leque de opções, que contemplam artes, saúde, cultura, trabalho voluntário, segurança e educação almejando ter por resultado produções
intelectuais e novas formas de pensamento e ideais, não apenas dos colaboradores do projeto, mas da comunidade atingida.
O grupo de coordenadores do projeto, composto por profissionais das áreas: Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes,
faz com que seja possível a realização, por parte do grupo, de um trabalho riquíssimo no que se refere ao ganho de conhecimentos nas 04 áreas,
contemplando a interdisciplinaridade na sala de aula e uma melhor formação profissional dos graduandos além de contribuir para a construção da
cidadania de todos os elementos envolvidos neste processo educativo não-formal.
O conteúdo programático assimilado pelos alunos de Design Gráfico e Artes Visuais, no que se refere ao conhecimento de Perspectiva e Sombras,
Construções Geométricas, Desenho Técnico e Introdução a Computação Gráfica, serão utilizados na proposição e desenvolvimento da Identidade
Visual do seminário.
A tendência desta proposição é a de que se abram espaços e oportunidades, para então criar um ambiente de auto-valorização e reconhecimento
de suas raízes e potencialidades.
Metodologia
O Grupo DEA juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e o Clube Fica Ahí Pra Ir Dizendo pretende realizar XIX Seminário da
Consciência de Pelotas. O seminário já em sua nona edição tem por objetivo proporcionar um espaço de discussão e construção de proposta para
o surgimento de uma nova sociedade.
O trabalho se desenvolverá em dois dias no Clube Fica Ahí e na Universidade Federal de Pelotas, caracterizando-se por apresentar debates
intensos na busca da compreensão dos temas abordados e construção de propostas concretas.
As etapas a serem seguidas:
- Diálogo com o responsável pela Secretaria Municipal de Educação e representantes de entidades não governamentais interessados para
definições dos temas a serem abordados, bem como a escolha dos palestrantes do evento.
- Entrevista com a família dos homenageados deste ano após votação pelas redes sociais.
- Geração de esboço do evento, organização dos temas a serem abordados e definição do material de apoio e de divulgação a ser elaborado;
- Apresentação da proposta ao grupo que fará parte da primeira etapa do processo;
- Confecção do material de apoio e da programação visual do evento com colaboração de estudantes do Design Gráfico, Artes, Gestão Hospitalar,
Educação Física, Letras e Direito pertencentes ao projeto de extensão Grupo DEA.
- Convidar aos seminaristas (palestrantes), sugeridos;
- Convidar Centros assistenciais, entre outros para contribuir com o evento, considerando o conhecimento a ser gerado e divulgação do trabalho
coordenado por cidadãos da região sul do país.
- Divulgar na imprensa a realização do Seminário.
Consciência de Pelotas. O seminário já em sua nona edição tem por objetivo proporcionar um espaço de discussão e construção de proposta para
o surgimento de uma nova sociedade.
O trabalho se desenvolverá em dois dias no Clube Fica Ahí e na Universidade Federal de Pelotas, caracterizando-se por apresentar debates
intensos na busca da compreensão dos temas abordados e construção de propostas concretas.
As etapas a serem seguidas:
- Diálogo com o responsável pela Secretaria Municipal de Educação e representantes de entidades não governamentais interessados para
definições dos temas a serem abordados, bem como a escolha dos palestrantes do evento.
- Entrevista com a família dos homenageados deste ano após votação pelas redes sociais.
- Geração de esboço do evento, organização dos temas a serem abordados e definição do material de apoio e de divulgação a ser elaborado;
- Apresentação da proposta ao grupo que fará parte da primeira etapa do processo;
- Confecção do material de apoio e da programação visual do evento com colaboração de estudantes do Design Gráfico, Artes, Gestão Hospitalar,
Educação Física, Letras e Direito pertencentes ao projeto de extensão Grupo DEA.
- Convidar aos seminaristas (palestrantes), sugeridos;
- Convidar Centros assistenciais, entre outros para contribuir com o evento, considerando o conhecimento a ser gerado e divulgação do trabalho
coordenado por cidadãos da região sul do país.
- Divulgar na imprensa a realização do Seminário.
Indicadores, Metas e Resultados
Aumentar o número de participantes e dispertar nos mesmos o interesse na busca da educação de nível superior pleiteando a ascensão intelectual,
social e a maior participação nos destinos do país.
Articular-se com outras instituições que tenham por meta a divulgação do patrimônio material e imaterial afrobrasileiro,
Melhor qualificar os graduandos e pós graduandos da Ufpel vista a participação dos mesmos a nível de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Viver e divulgar a cultura negra brasileita;
Prestigiar as personalidades negras locais, protagonizadores de mudanças sociais e políticas na região sul do Brasil.
social e a maior participação nos destinos do país.
Articular-se com outras instituições que tenham por meta a divulgação do patrimônio material e imaterial afrobrasileiro,
Melhor qualificar os graduandos e pós graduandos da Ufpel vista a participação dos mesmos a nível de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Viver e divulgar a cultura negra brasileita;
Prestigiar as personalidades negras locais, protagonizadores de mudanças sociais e políticas na região sul do Brasil.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXSANDRO DA SILVA DOS SANTOS | |||
CARLOS EDUARDO JORGE INACIO | |||
Dionatan Domingues Gonçalves | |||
GABRIELA NOREMBERG PINTO | |||
GEISELAINE PEREIRA DIAS | |||
GIORGIA OSSANES JAQUES | |||
ISADORA CARDOSO CALEIRO | |||
LOURIVALDO JOSE DA SILVA JUNIOR | |||
MANUELLA CORRÊA MATHIAS | |||
MARCELA LIMA DE MORAES | |||
MATHEUS BORGES | |||
MICAEL MACHADO DA SILVA | |||
Matheus de Oliveira Coutinho | |||
Milena Schivittez Pedroso | |||
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI | |||
RAFAEL NOLASCO | |||
RENAN GOMES LEMOS | |||
ROSEMAR GOMES LEMOS | 1 | ||
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | |||
THAMIRIS PARACY | |||
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | |||
WITIELO ARTHUR SECKLER |