Nome do Projeto
II Turma Especial em Medicina Veterinaria UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/06/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
A proposta de criação de cursos ligados à área das ciências agrárias pelos Movimentos Sociais do Campo (MSC), parte de uma demanda histórica para sanar problemas ligados ao campo produtivo e para implementação de um “modelo” produtivo centrado na justiça social, respeito às questões ambientais, onde os camponeses sejam sujeitos ativos do processo. As discussões remontam a meados da década de 1990.
O projeto de um Curso em Medicina Veterinária voltado ao público beneficiário do Programa Nacional de Reforma Agrária parte de uma demanda histórica dos movimentos sociais do campo. A instabilidade e o caráter transitório das conquistas contribuem para o amadurecimento da proposta de formação de quadros de caráter técnico-político a partir da própria base social.
Objetivo Geral
Concluir a continuidade de cumprimento do objeto (convênio 777084/2012), que visa atender e capacitar assentados e filhos de assentados na área de Medicina Veterinária.
Os objetivos específicos serão: (1) formação de médicos veterinários capazes de atuar tecnicamente nos assentamentos, colaborando em todo processo de criação animal dos assentamentos; (2) formação de médicos veterinários com consciência ambiental, capaz de atingir os objetivos da criação animal mas sem prejuízos ao sistema ambiental; (3) capacitar os assentados com a troca de informações levadas pelos alunos, desempenhando assim papel fundamental como agentes multiplicadores do conhecimento, através do emprego dos preceitos e técnicas oriundas dos pilares do ensino, pesquisa e extensão.
Os objetivos específicos serão: (1) formação de médicos veterinários capazes de atuar tecnicamente nos assentamentos, colaborando em todo processo de criação animal dos assentamentos; (2) formação de médicos veterinários com consciência ambiental, capaz de atingir os objetivos da criação animal mas sem prejuízos ao sistema ambiental; (3) capacitar os assentados com a troca de informações levadas pelos alunos, desempenhando assim papel fundamental como agentes multiplicadores do conhecimento, através do emprego dos preceitos e técnicas oriundas dos pilares do ensino, pesquisa e extensão.
Justificativa
A importância de atingirmos esta área fica demonstrada na carência de profissionais dispostos e/ou preparados para atuarem junto à reforma agrária, expressa pela dificuldade de preencher vagas nos convênios firmados de assistência técnica e social. Podemos citar, como exemplo, a realidade dos assentamentos do estado do Rio Grande do Sul que, em outras ocasiões, chegou a contar em seu quadro de técnicos com 13 (treze) profissionais da medicina veterinária e hoje conta com apenas 5 (cinco) trabalhando no campo.
Metodologia
Realização do estágio de Vivência supervisionado obrigatório. Nesse cenário os alunos irão a campo realizar treinamento e capacitação dentro da realidade dos assentamentos existentes no território Nacional, afim de aplicar o conhecimento adquirido durante a graduação bem como receber conhecimento decorrente da troca de informações. Essas informações, além da pratica manual do dia a dia, será transferida através de palestras as comunidades, atividades práticas orientadas e seminários com discussões e trocas de experiências.
As atividades serão orientadas pelos coordenadores, que além da prática fomentarão discussões com trocas de experiências vividas. Também terão a necessidade de elaborar relatórios, bem como de apresentar o que foi vivido.
As atividades serão orientadas pelos coordenadores, que além da prática fomentarão discussões com trocas de experiências vividas. Também terão a necessidade de elaborar relatórios, bem como de apresentar o que foi vivido.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos a realização de atividades voltadas as praticas rurais sustensáveis, ações voltadas a educação popular e rural, e realização de relatórios relatando toda experiência vivida e aprendizado construído. Também esperamos que os alunos virem agentes multiplicadores nas suas comunidades. Assim, uma vez que teremos aproximadamente 40 alunos extensionistas atuando em comunidades diferentes e uma vez que cada comunidade possui em média 50 pessoas, espera-se que um público alvo de 2000 pessoas seja atingido.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADÃO JONATHA DA SILVA ALVES | |||
ALAN MAURER | |||
ALESSANDRA GASPAROTTO | 2 | ||
ALEXSANDRO ALVES | |||
ANTONIO CARLOS FREITAS DE LIMA | |||
BELNI SPERLUK BELMONTE | |||
BRUNO SILVA JUSTINO | |||
CLEITON CONCEIÇÃO ALMEIDA | |||
CLEITON DE ALMEIDA DOS SANTOS | |||
CLEVERSON DEOCLICIANO DE TOLEDO | |||
CRISTIANE COUTINHO DA COSTA | |||
DANIEL LUCAS MORAIS VILASBOA | |||
DELVÂNIA GONÇALVES DA SILVA | |||
EDERSON DOS SANTOS | |||
ELIELSON NUNES PEREIRA | |||
EVELLIN ALINE DE SOUZA GOMES | |||
FERNANDO VIEIRA DA SILVA | |||
FLÁVIA BÁRBARA RIBEIRO | |||
GIOVANA PAULA PIVOTTO | |||
GISLAINE EDICELY DA COSTA RAMOS | |||
INDIANA DOS SANTOS MAIA | |||
JACKELINE VIEIRA LIMA | |||
JEFERSON LUCAS BUACOVSKI | |||
JÚLIO CÉSAR GARROSO DE ALMEIDA | |||
LARISSA NATALIA KOESTER | |||
LAÉRCIO ANTÔNIO RIBAS | |||
LUCAS ALFREDO DE CARVALHO BARTOSKI | |||
LUCAS DE MOURA | |||
LUIS CARLOS ROCHA | |||
LUIS CARLOS RODRIGUES MOREIRA DA SILVA | |||
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH | 2 | ||
MAGNA FABRÍCIA BRASIL SAVELA | |||
MARCIO BRACHAK | |||
MARCO ANTONIO HEILMANN FRAGATA | |||
MARGARIDA BUSS RAFFI | 2 | ||
MORGANA LUCHESE | |||
NATIELE ISAURA DE ALMEIDA VEECK | |||
NIEVERSON VICENTIN PERSIO | |||
OBERDAN DE WITT | |||
PAULO CLEBER LUNCKS DE ALMEIDA | |||
RAITINELLY FERNANDA ALEGRE DA SILVA | |||
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA | |||
ROGES CARLOS ASCHI | |||
THAÍS ESTERCIO | |||
THIAGO LUIS BOMJARDIM GUEDES | |||
TIAGO JOSÉ CAZARIN | |||
WILTON VENTUROSO ALMEIDA |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
INCRA / Instituto de Colonização e Reforma Agrária | R$ 349.600,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Material de expediente | R$ 51.728,53 |
Colaboradores eventuais (pessoal CLT) | R$ 52.289,10 |
Encargos s/ CLT (≈ 83 %) | R$ 24.156,16 |
Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 38.775,66 |
Outros serviços | R$ 73.410,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 102.514,55 |
Despesas com diárias | R$ 6.726,00 |