Nome do Projeto
Ações de conscientização linguística
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2018 - 20/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Ações de conscientização linguística podem ser definidas, segundo García (2008), como a promoção do conhecimento explícito sobre línguas e da percepção consciente e sensível na aprendizagem e no uso das línguas. Neste projeto, oportunizaremos ações de conscientização linguística a alunos de escolas públicas e particulares, podendo expandir as atividades para projetos (por exemplo, na Universidade Aberta à Terceira Idade).

Objetivo Geral

Promover ações para conscientizar alunos e professores inseridos em contextos de línguas minoritárias (pomerano e hunsriqueano), de variedades linguísticas desprestigiadas e de aprendizagem de línguas adicionais (alemão, inglês, espanhol e francês) sobre o papel de diferentes línguas ou variedades linguísticas no seu cotidiano e no mundo.

Justificativa

Por meio de ações de conscientização linguística, acredita-se que o aprendiz de línguas adicionais ou o falante de uma língua minoritária possa obter condições de reconhecer e respeitar que várias línguas podem coexistir e estar aberto à aprendizagem de novas línguas (ALTENHOFEN; BROCH, 2011). Ainda, ações de conscientização linguística podem fomentar a desconstrução de concepções errôneas, a diminuição de preconceitos sobre variedades linguísticas e o aprimoramento do processo de aprendizagem de línguas. Por essas razões, recomenda-se que essa prática poderia ser somada ao ensino de competências, como vocabulário, gramática, pronúncia, cultura, tradução e as quatro habilidades, tornando-se um componente da educação bilíngue/multilíngue.

Metodologia

Serão desenvolvidas, juntamente com alunos de graduação, oficinas e ações de conscientização linguística para a comunidade, especialmente escolar. As oficinas são baseadas na teoria sobre conscientização linguística (ALTENHOFEN; BROCH, 2011; GARCÍA, 2008; HAWKINS, 1999), sobre línguas minoritárias (p. ex. ALTENHOFEN, 1996, 2013; GRENOBLE; ROTH SINGERMAN, 2014; ROMAINE, 1995) e multilinguismo (p. ex. CENOZ, 2013; HUFEISEN, 2003; JESSNER, 2008) e em relatos práticos (HORST; KRUG; FORNARA, 2017; PUPP SPINASSÉ; KÄFER, 2017).
Para aumentar o leque de escolas (ou projetos) onde as oficinas serão ministradas, a equipe entrará em contato com professores de línguas e/ou com a direção e agendará oficinas de acordo com o interesse. A ações são destinadas a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, podendo ser adaptadas para outros níveis e outros perfis. Será ministrada, no mínimo, uma oficina por mês em escolas da região de Pelotas e da região metropolitana de Porto Alegre.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos das escolas possam adquirir percepção consciente e sensível da aprendizagem e do uso das línguas envolvidas na sua comunidade. Para tanto, desenvolveremos oficinas específicas para cada população linguística (comunidades hunsriqueanas, pomeranas, fronteiriças, de aprendizagem de alemão como língua adicional e demais comunidades interessadas). Visamos também produzir materiais autoexplicativos que objetivam também conscientizar alunos de escolas sobre variedades linguísticas e, ainda, preparar materiais de registro das línguas minoritárias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ROSINSKI VIEIRA
ANA CLAUDIA LEMOS DE OLIVEIRA
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS
ANNA JÚLIA KARINI MARTINS
AROLDO GARCIA DOS ANJOS
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA
BERNARDO KOLLING LIMBERGER39
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO
BRENDA PERES DUTRA
Bernardo Casagrande
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA
CAROLINA CASTRO CHIARELLI
CAROLINE GARCIA GOTUZZO
CHRISTOPHER RIVE ST VIL
CINTHIA BERGMANN XAVIER
CINTIA AVILA BLANK2
Cristian Borba da Silveira
DANIELA SOUZA DA SILVEIRA
DANIELE EBEL
DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO
Elmar Eggert
FELIPE BILHARVA DA SILVA
GABRIEL DIAS MORALES
GISLEIA SIMONE DEVANTIER BLANK MÜLLING
IGOR MORAES DE CAMPOS
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO5
JHULY NOLASCO MADRUGA
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS
KAMILA MENDES DA SILVA
KAUA CARVALHO RIBEIRO
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO
LAÍS SILVA GARCIA
LISANDRO MIRITZ VÖLZ
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN
MANOELA DOS SANTOS DA COSTA
MARIANA LUÍZA NEY PRADO
MARIANA MIRANDA DA SILVA
MARIELEN COSTA PINHO
MARÍLIA BOSENBECKER LEITZKE
MARÍLIA LIMA MARTINS
MATEUS KLUMB
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA
MISAEL KRÜGER LEMES
MONIQUE FRITSCHER
MÁRLON COÍ ROJAS
NATHALY SILVA NALERIO
NATÁLIA ARGOUD DIAS
NEIVA EDI KICKHOFEL DE OLIVEIRA
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
PERESCH AUBHAM EDOUHOU
RAFAEL VETROMILLE DE CASTRO3
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS
REBECA CRUZ
RENAN CASTRO FERREIRA
RODRIGO LARANJEIRA
RUTE DE ARAUJO SANTIAGO
Rafaela Resende Nunes
STEPHANY MACHADO BARBOSA
TAINA KOGLIN RODRIGUES
TALITA SANTOS PANTALEÃO DA SILVA
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO
THOMAS DE JULIO
VANESSA MADRUGA ESCOBAR
VINICIUS BORGES DE ALMEIDA

Página gerada em 14/12/2024 04:01:09 (consulta levou 0.189114s)