Nome do Projeto
Ações de conscientização linguística
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2018 - 20/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Ações de conscientização linguística podem ser definidas, segundo García (2008), como a promoção do conhecimento explícito sobre línguas e da percepção consciente e sensível na aprendizagem e no uso das línguas. Neste projeto, oportunizaremos ações de conscientização linguística a alunos de escolas públicas e particulares, podendo expandir as atividades para projetos (por exemplo, na Universidade Aberta à Terceira Idade).
Objetivo Geral
Promover ações para conscientizar alunos e professores inseridos em contextos de línguas minoritárias (pomerano e hunsriqueano), de variedades linguísticas desprestigiadas e de aprendizagem de línguas adicionais (alemão, inglês, espanhol e francês) sobre o papel de diferentes línguas ou variedades linguísticas no seu cotidiano e no mundo.
Justificativa
Por meio de ações de conscientização linguística, acredita-se que o aprendiz de línguas adicionais ou o falante de uma língua minoritária possa obter condições de reconhecer e respeitar que várias línguas podem coexistir e estar aberto à aprendizagem de novas línguas (ALTENHOFEN; BROCH, 2011). Ainda, ações de conscientização linguística podem fomentar a desconstrução de concepções errôneas, a diminuição de preconceitos sobre variedades linguísticas e o aprimoramento do processo de aprendizagem de línguas. Por essas razões, recomenda-se que essa prática poderia ser somada ao ensino de competências, como vocabulário, gramática, pronúncia, cultura, tradução e as quatro habilidades, tornando-se um componente da educação bilíngue/multilíngue.
Metodologia
Serão desenvolvidas, juntamente com alunos de graduação, oficinas e ações de conscientização linguística para a comunidade, especialmente escolar. As oficinas são baseadas na teoria sobre conscientização linguística (ALTENHOFEN; BROCH, 2011; GARCÍA, 2008; HAWKINS, 1999), sobre línguas minoritárias (p. ex. ALTENHOFEN, 1996, 2013; GRENOBLE; ROTH SINGERMAN, 2014; ROMAINE, 1995) e multilinguismo (p. ex. CENOZ, 2013; HUFEISEN, 2003; JESSNER, 2008) e em relatos práticos (HORST; KRUG; FORNARA, 2017; PUPP SPINASSÉ; KÄFER, 2017).
Para aumentar o leque de escolas (ou projetos) onde as oficinas serão ministradas, a equipe entrará em contato com professores de línguas e/ou com a direção e agendará oficinas de acordo com o interesse. A ações são destinadas a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, podendo ser adaptadas para outros níveis e outros perfis. Será ministrada, no mínimo, uma oficina por mês em escolas da região de Pelotas e da região metropolitana de Porto Alegre.
Para aumentar o leque de escolas (ou projetos) onde as oficinas serão ministradas, a equipe entrará em contato com professores de línguas e/ou com a direção e agendará oficinas de acordo com o interesse. A ações são destinadas a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, podendo ser adaptadas para outros níveis e outros perfis. Será ministrada, no mínimo, uma oficina por mês em escolas da região de Pelotas e da região metropolitana de Porto Alegre.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos das escolas possam adquirir percepção consciente e sensível da aprendizagem e do uso das línguas envolvidas na sua comunidade. Para tanto, desenvolveremos oficinas específicas para cada população linguística (comunidades hunsriqueanas, pomeranas, fronteiriças, de aprendizagem de alemão como língua adicional e demais comunidades interessadas). Visamos também produzir materiais autoexplicativos que objetivam também conscientizar alunos de escolas sobre variedades linguísticas e, ainda, preparar materiais de registro das línguas minoritárias.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE ROSINSKI VIEIRA | |||
ANA CLAUDIA LEMOS DE OLIVEIRA | |||
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS | |||
ANNA JÚLIA KARINI MARTINS | |||
AROLDO GARCIA DOS ANJOS | |||
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | |||
BERNARDO KOLLING LIMBERGER | 39 | ||
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
BRENDA PERES DUTRA | |||
Bernardo Casagrande | |||
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA | |||
CAROLINA CASTRO CHIARELLI | |||
CAROLINE GARCIA GOTUZZO | |||
CHRISTOPHER RIVE ST VIL | |||
CINTHIA BERGMANN XAVIER | |||
CINTIA AVILA BLANK | 2 | ||
Cristian Borba da Silveira | |||
DANIELA SOUZA DA SILVEIRA | |||
DANIELE EBEL | |||
DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES | |||
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO | |||
Elmar Eggert | |||
FELIPE BILHARVA DA SILVA | |||
GABRIEL DIAS MORALES | |||
GISLEIA SIMONE DEVANTIER BLANK MÜLLING | |||
IGOR MORAES DE CAMPOS | |||
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO | 5 | ||
JHULY NOLASCO MADRUGA | |||
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON | |||
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS | |||
KAMILA MENDES DA SILVA | |||
KAUA CARVALHO RIBEIRO | |||
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | |||
LAÍS SILVA GARCIA | |||
LISANDRO MIRITZ VÖLZ | |||
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN | |||
MANOELA DOS SANTOS DA COSTA | |||
MARIANA LUÍZA NEY PRADO | |||
MARIANA MIRANDA DA SILVA | |||
MARIELEN COSTA PINHO | |||
MARÍLIA BOSENBECKER LEITZKE | |||
MARÍLIA LIMA MARTINS | |||
MATEUS KLUMB | |||
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA | |||
MISAEL KRÜGER LEMES | |||
MONIQUE FRITSCHER | |||
MÁRLON COÍ ROJAS | |||
NATHALY SILVA NALERIO | |||
NATÁLIA ARGOUD DIAS | |||
NEIVA EDI KICKHOFEL DE OLIVEIRA | |||
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
PERESCH AUBHAM EDOUHOU | |||
RAFAEL VETROMILLE DE CASTRO | 3 | ||
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | |||
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | |||
REBECA CRUZ | |||
RENAN CASTRO FERREIRA | |||
RODRIGO LARANJEIRA | |||
RUTE DE ARAUJO SANTIAGO | |||
Rafaela Resende Nunes | |||
STEPHANY MACHADO BARBOSA | |||
TAINA KOGLIN RODRIGUES | |||
TALITA SANTOS PANTALEÃO DA SILVA | |||
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO | |||
THOMAS DE JULIO | |||
VANESSA MADRUGA ESCOBAR | |||
VINICIUS BORGES DE ALMEIDA |