Nome do Projeto
Ações de conscientização linguística
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2018 - 20/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Ações de conscientização linguística podem ser definidas, segundo García (2008), como a promoção do conhecimento explícito sobre línguas e da percepção consciente e sensível na aprendizagem e no uso das línguas. Neste projeto, oportunizaremos ações de conscientização linguística a alunos de escolas públicas e particulares, podendo expandir as atividades para projetos (por exemplo, na Universidade Aberta à Terceira Idade).
Objetivo Geral
Promover ações para conscientizar alunos e professores inseridos em contextos de línguas minoritárias (pomerano e hunsriqueano), de variedades linguísticas desprestigiadas e de aprendizagem de línguas adicionais (alemão, inglês, espanhol e francês) sobre o papel de diferentes línguas ou variedades linguísticas no seu cotidiano e no mundo.
Justificativa
Por meio de ações de conscientização linguística, acredita-se que o aprendiz de línguas adicionais ou o falante de uma língua minoritária possa obter condições de reconhecer e respeitar que várias línguas podem coexistir e estar aberto à aprendizagem de novas línguas (ALTENHOFEN; BROCH, 2011). Ainda, ações de conscientização linguística podem fomentar a desconstrução de concepções errôneas, a diminuição de preconceitos sobre variedades linguísticas e o aprimoramento do processo de aprendizagem de línguas. Por essas razões, recomenda-se que essa prática poderia ser somada ao ensino de competências, como vocabulário, gramática, pronúncia, cultura, tradução e as quatro habilidades, tornando-se um componente da educação bilíngue/multilíngue.
Metodologia
Serão desenvolvidas, juntamente com alunos de graduação, oficinas e ações de conscientização linguística para a comunidade, especialmente escolar. As oficinas são baseadas na teoria sobre conscientização linguística (ALTENHOFEN; BROCH, 2011; GARCÍA, 2008; HAWKINS, 1999), sobre línguas minoritárias (p. ex. ALTENHOFEN, 1996, 2013; GRENOBLE; ROTH SINGERMAN, 2014; ROMAINE, 1995) e multilinguismo (p. ex. CENOZ, 2013; HUFEISEN, 2003; JESSNER, 2008) e em relatos práticos (HORST; KRUG; FORNARA, 2017; PUPP SPINASSÉ; KÄFER, 2017).
Para aumentar o leque de escolas (ou projetos) onde as oficinas serão ministradas, a equipe entrará em contato com professores de línguas e/ou com a direção e agendará oficinas de acordo com o interesse. A ações são destinadas a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, podendo ser adaptadas para outros níveis e outros perfis. Será ministrada, no mínimo, uma oficina por mês em escolas da região de Pelotas e da região metropolitana de Porto Alegre.
Para aumentar o leque de escolas (ou projetos) onde as oficinas serão ministradas, a equipe entrará em contato com professores de línguas e/ou com a direção e agendará oficinas de acordo com o interesse. A ações são destinadas a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, podendo ser adaptadas para outros níveis e outros perfis. Será ministrada, no mínimo, uma oficina por mês em escolas da região de Pelotas e da região metropolitana de Porto Alegre.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos das escolas possam adquirir percepção consciente e sensível da aprendizagem e do uso das línguas envolvidas na sua comunidade. Para tanto, desenvolveremos oficinas específicas para cada população linguística (comunidades hunsriqueanas, pomeranas, fronteiriças, de aprendizagem de alemão como língua adicional e demais comunidades interessadas). Visamos também produzir materiais autoexplicativos que objetivam também conscientizar alunos de escolas sobre variedades linguísticas e, ainda, preparar materiais de registro das línguas minoritárias.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE ROSINSKI VIEIRA | |||
| ANA CLAUDIA LEMOS DE OLIVEIRA | |||
| ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS | |||
| ANNA JÚLIA KARINI MARTINS | |||
| AROLDO GARCIA DOS ANJOS | |||
| BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | |||
| BERNARDO CASAGRANDE | |||
| BERNARDO KOLLING LIMBERGER | 39 | ||
| BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
| BRENDA PERES DUTRA | |||
| CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA | |||
| CAROLINA CASTRO CHIARELLI | |||
| CAROLINE GARCIA GOTUZZO | |||
| CHRISTOPHER RIVE ST VIL | |||
| CINTHIA BERGMANN XAVIER | |||
| CINTIA AVILA BLANK | 2 | ||
| CRISTIAN BORBA DA SILVEIRA | |||
| DANIELA SOUZA DA SILVEIRA | |||
| DANIELE EBEL | |||
| DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES | |||
| ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO | |||
| ELMAR EGGERT | |||
| FELIPE BILHARVA DA SILVA | |||
| GABRIEL DIAS MORALES | |||
| GISLEIA SIMONE DEVANTIER BLANK MÜLLING | |||
| IGOR MORAES DE CAMPOS | |||
| ISABELLA FERREIRA MOZZILLO | 5 | ||
| JHULY NOLASCO MADRUGA | |||
| JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON | |||
| JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS | |||
| KAMILA MENDES DA SILVA | |||
| KAUA CARVALHO RIBEIRO | |||
| LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | |||
| LAÍS SILVA GARCIA | |||
| LISANDRO MIRITZ VÖLZ | |||
| LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN | |||
| MANOELA DOS SANTOS DA COSTA | |||
| MARIANA LUÍZA NEY PRADO | |||
| MARIANA MIRANDA DA SILVA | |||
| MARIELEN COSTA PINHO | |||
| MARÍLIA BOSENBECKER LEITZKE | |||
| MARÍLIA LIMA MARTINS | |||
| MATEUS KLUMB | |||
| MESSIAS DOS SANTOS CORREIA | |||
| MISAEL KRÜGER LEMES | |||
| MONIQUE FRITSCHER | |||
| MÁRLON COÍ ROJAS | |||
| NATHALY SILVA NALERIO | |||
| NATÁLIA ARGOUD DIAS | |||
| NEIVA EDI KICKHOFEL DE OLIVEIRA | |||
| PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
| PERESCH AUBHAM EDOUHOU | |||
| RAFAEL VETROMILLE DE CASTRO | 3 | ||
| RAFAELA RESENDE NUNES | |||
| RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | |||
| RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | |||
| REBECA CRUZ | |||
| RENAN CASTRO FERREIRA | |||
| RODRIGO LARANJEIRA | |||
| RUTE DE ARAUJO SANTIAGO | |||
| STEPHANY MACHADO BARBOSA | |||
| TAINA KOGLIN RODRIGUES | |||
| TALITA SANTOS PANTALEÃO DA SILVA | |||
| THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO | |||
| THOMAS DE JULIO | |||
| VANESSA MADRUGA ESCOBAR | |||
| VINICIUS BORGES DE ALMEIDA |