Nome do Projeto
AUTOCAD 2D Básico: Edificação e Topografia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 10/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Atualmente, engenheiros, arquitetos e diversos profissionais das mais diversas áreas, fazem uso de ferramentas CAD (Computer-Aided Design, ou Projeto Auxiliado por Computador) para desenvolverem seus projetos. Existem alguns softwares deste tipo, ou ainda complementos de softwares também baseado na tecnologia CAD. Dentre todos os softwares CAD existentes, o que tem maior destaque é o AutoCad - desenvolvido para empresa AutoDesk - sendo o software CAD mais utilizado no mundo. Sua primeira versão (AutoCad 1.0) foi desenvolvida em 1982, quando os computadores ainda não faziam parte do cotidiano de qualquer pessoa. Lançando versões anuais, em 1997 o AutoCad já dominava 70% do mercado mundial de softwares CAD. Em 1998, surge a primeira versão do AutoCad em português. Assim, desde o instante em que a computação passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, por meio de seus PCs (personal computers), o AutoCad já se fazia presente, ainda que através de licenças pagas, de alto valor. Com o passar dos anos, a AutoDesk desenvolveu diversos versões do AutoCad voltadas a áreas específicas, tais como aquelas voltadas para a área da Mecânica, da Elétrica, Hidráulica, Modelagem de Produtos, Mapeamento, entre outras. Ainda assim, o AutoCad padrão, abrangente para todas as áreas, ainda é utilizado, sendo que novas versões são lançadas anualmente. Aquele que deseje ingressar no mundo CAD, aprende inicialmente o AutoCad padrão, para depois, conforme haja necessidade, passe a utilizar versões voltadas para outras áreas, com outras funcionalidades específicas. A partir de 2010 a Autodesk passou a disponibilizar versões gratuitas e completas de todos os seus softwares, para instituições de ensino e estudantes. Desta forma, a o Centro de Engenharia - CEng, da UFPel, já dispõe do AutoCad 2017, versão padrão, instalados em seus laboratórios. É este AutoCad, versão padrão, que é objeto deste Projeto de Ensino. Diante disso, este projeto de extensão visa ensinar o uso do AutoCad para aplicações básicas de projeto arquitetônico e topografia, para alunos e professores da UFPEL e para a comunidade externa (alunos de outras IES, alunos de ensino médio e profissional ligados às Engenharias)

Objetivo Geral

Ensinar, aos alunos inscritos no curso, a utilizar o software AutoCad nas suas aplicações 2D, com aplicações voltadas para projetos básicos de edificações (arquitetônico) e topografia.

Justificativa

O AutoCad é o software de base CAD mais utilizado no mundo, sendo que sua principal utilização é nos projetos de Engenharia, das mais diversas áreas de atuação. Desta forma, se faz importante que os alunos do Centro de Engenharia - CEng da UFPEL saibam utilizar este software ao fim de seus cursos de graduação ou até pós graduação.
Algumas disciplinas como Desenho Técnico, em alguns cursos de Engenharia do CEng, também ensinam AutoCad. Entretanto, segundo os alunos, o tempo disponível para tal aprendizado nas disciplinas, por vezes é insuficiente, sendo que muitos deles, no interesse de melhor aprender a utilizar o software, muitas vezes buscam cursos fora da Universidade, nos quais arcam com custos de matrículas, mensalidades e transporte.
Já para pessoas da comunidade externa , este curso é uma oportunidade de buscar novo conhecimento, sem maiores despesas com matrículas ou mensalidades dos poucos cursos presenciais oferecidos no mercado. O público da comunidade externa que poderá ser atendido, vai desde estudantes de ensino médio, passando por estudantes de outras insitituições de ensino superior, até profissionais da área de Engenharia e similares.
Desta forma, este projeto, ao oferecer esse curso, atende à essas demandas.

Metodologia

O curso será ministrado nos Laboratórios de Informática do CENG. O software AutoCad, versão 2017, já está instalado em alguns dos laboratórios, graças à política da empresa AutoDesk de concessão gratuita do software à Instituições de Ensino.
O curso visa capacitar os alunos a desenvolver projetos 2D. Desta forma, o aluno terá aulas sobre conceitos principais para lidar com o software, entendendo como este interage com o usuário.
Os alunos serão inicialmente apresentados ao software, através de sua tela inicial com o espaço de desenho (Model Space) e os principais menus disponíveis, onde há comandos para: desenhar, modificar desenhos, inserir de cotas, lidar com camadas de desenho entre outros. Em seguida cada menus será abordado passo a passo.
Será um curso com carga horárias total de 30 horas-aula (HA), sendo 10 encontros de 03 HA, ao longo de 05 semanas. Cada hora-aula terá 50 minutos. Serão 02 encontros semanais de 03 HA.
- Nas primeiras 04 semanas (do 1º ao 8º encontro):
Os alunos aprenderão o conteúdo do curso, desenvolvendo seus projetos.
- Na última semana (9º e 10º encontro):
O 9º encontro será para os alunos tirarem suas dúvidas.
No 10º (e último) encontro os alunos deverão entregar seus projetos.
O projeto deverá ser entregue impresso em papel plotado com margens e selo, com escalas e espessuras de linhas adequadas.
Ainda no 10º encontro, deverão realizar uma prova prática.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao fim do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- compreender o modo de operação do software AutoCad, na sua concepção metodológica;
- utilizar comandos básicos e intermediários do software e, a partir do conhecimento do modo de operação do software, ser capaz de aprender outros comando futuramente;
- entender conceitos básicos para melhor utilizar o software, tais como os conceitos de: camadas (layers), espaço modelo (model space), espaço papel (paper space), captação de pontos notáveis (osnap), tábua de plotagem, coordenadas locais, inserção de cotas e textos, entre outros.
- elaborar um projeto arquitetônico ou topográfico, simples, desde o início até sua impressão em escala adequada.

O aluno deverá desenvolver um projeto residencial, com as seguintes características:
- o projeto de estar devidamente cotado: tamanho adequado de textos e setas da cota, texto afastado da linha de cota, linhas de chamadas devidamente afastados do projeto, etc.
- o projeto deverá ser preparado para impressão: a folha de impressão deverá ser preparada no "PaperSpace", com margens, selo e "viewports".
- deverá ser criada uma tábuas de impressão de cores e espessuras de linhas, garantindo uma impressão monocromática, com linhas de diferentes espessuras, para melhor apresentação visual.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA4

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