Nome do Projeto
VI Semana Acadêmica da Farmácia (SAFar): Clínica Farmacêutica: Novas perspectivas de atuação profissional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/08/2018 - 31/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Fármacos e medicamentos
Resumo
A Semana Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPel (SAFar) do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos é um evento tradicional do curso, o qual caracteriza-se como um espaço de ensino, aprendizagem e divulgação de pesquisas para toda a comunidade. O evento contará com uma programação diversificada que evidenciará as diferentes áreas de atuação do farmacêutico, colocando em destaque a versatilidade deste profissional, visto que o mesmo pode atuar nos mais variados locais, de acordo com a especialidade desenvolvida. Sendo assim, a VI SAFar contribuirá para conhecimento, valorização e atualização das atuações do farmacêutico no segmento acadêmico e profissional. Este evento também possibilitará a integração entre diferentes instituições de ensino, através de seus acadêmicos e professores, além de permitir uma aproximação do meio acadêmico aos profissionais farmacêuticos já atuantes no mercado de trabalho.
Objetivo Geral
A VI SAFar tem como objetivo geral difundir o conhecimento acerca do papel do farmacêutico e promover a integração entre a comunidade acadêmica e profissionais da área farmacêutica.
Justificativa
A profissão farmacêutica no Brasil sofreu transformações ao longo das décadas, sendo marcada por períodos importantes e distintos. Inicialmente, o profissional, então chamado “Boticário” era responsável pela preparação e dispensação das fórmulas magistrais prescritas pelos médicos, fornecendo orientações sobre o uso dos mesmos e, por essa razão, desfrutando de grande influência junto aos pacientes (VIEIRA, 2010). Com a industrialização, as atividades farmacêuticas foram direcionadas para a produção de medicamentos numa abordagem técnico-industrial e os profissionais passaram a atuar como intermediários entre a indústria e os usuários, o que possibilitou o atendimento personalizado do farmacêutico em detrimento ao arcaico boticário. Em 1744, o exercício da profissão passou a ser fiscalizado severamente, porém a Lei Federal 5.991/73 permitiu que qualquer empreendedor se tornasse proprietário de uma farmácia ou drogaria, desde que possuísse um profissional farmacêutico tecnicamente responsável pelo estabelecimento. Com isso, farmácias e drogarias se tornaram uma opção comercial para a obtenção de lucro (VIEIRA, 2010; PEREIRA, 2011).
Neste contexto, instalou-se a chamada “crise de identidade profissional” do farmacêutico e, em consequência, falta de reconhecimento social e sua pouca inserção na equipe multiprofissional de saúde, não representando um referencial como profissional de saúde na farmácia (SATURNINO, 2012). Desde então, o profissional farmacêutico vem ampliando suas áreas de atuação, que foram reforçadas pelas diretrizes curriculares adotadas em 2002 no ensino acadêmico. Desta forma, o Farmacêutico Generalista realiza funções de habilitação em medicamentos, análises clínicas, alimentos e indústria farmacêutica.
Recentemente, em 2017, novas diretrizes foram aprovadas pelo Ministério da Educação e os estudantes do curso de Farmácia, além de atuação nas áreas já bem estabelecidas, passam a apresentar um perfil alinhado com o processo de saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, proporcionando a integralidade das ações de Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. Assim, a presença do farmacêutico na área da saúde passa a ser cada vez mais valorizada e a clínica farmacêutica, até pouco tempo apenas idealizada, começa a mostrar-se cada vez mais um forte campo de atuação profissional (COSTA et al., 2017). Assim, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das áreas de atuação do farmacêutico e suas interações com as novas diretrizes, a VI SAFar da UFPel visa contribuir com o conhecimento adquirido ao longo do curso nas seguintes áreas de atuação: atenção e assistência farmacêutica, análises clínicas, plantas medicinais e sua utilização na clínica, atuação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), farmácia magistral, farmácia hospitalar, farmácia clínica, além de proporcionar conhecimento sobre programas de pós graduação e residência para farmacêuticos.
Neste aspecto, a Semana Acadêmica alavancará diferentes focos do conhecimento relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem a atuação do farmacêutico especializado. É importante enfatizar que o evento contará com a participação de palestrantes desta e de outras instituições, cujas palestras e minicursos serão de grande relevância para a complementação da formação de nossos acadêmicos. Além disso, será possibilitada a aproximação dos participantes ao Conselho Regional de Farmácia, que rege a profissão farmacêutica no Estado do Rio Grande do Sul, permitindo, desta forma, um estreitamento de laços entre o conhecimento fornecido, com a ética e conscientização da atuação profissional especializada.
Neste contexto, instalou-se a chamada “crise de identidade profissional” do farmacêutico e, em consequência, falta de reconhecimento social e sua pouca inserção na equipe multiprofissional de saúde, não representando um referencial como profissional de saúde na farmácia (SATURNINO, 2012). Desde então, o profissional farmacêutico vem ampliando suas áreas de atuação, que foram reforçadas pelas diretrizes curriculares adotadas em 2002 no ensino acadêmico. Desta forma, o Farmacêutico Generalista realiza funções de habilitação em medicamentos, análises clínicas, alimentos e indústria farmacêutica.
Recentemente, em 2017, novas diretrizes foram aprovadas pelo Ministério da Educação e os estudantes do curso de Farmácia, além de atuação nas áreas já bem estabelecidas, passam a apresentar um perfil alinhado com o processo de saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, proporcionando a integralidade das ações de Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. Assim, a presença do farmacêutico na área da saúde passa a ser cada vez mais valorizada e a clínica farmacêutica, até pouco tempo apenas idealizada, começa a mostrar-se cada vez mais um forte campo de atuação profissional (COSTA et al., 2017). Assim, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das áreas de atuação do farmacêutico e suas interações com as novas diretrizes, a VI SAFar da UFPel visa contribuir com o conhecimento adquirido ao longo do curso nas seguintes áreas de atuação: atenção e assistência farmacêutica, análises clínicas, plantas medicinais e sua utilização na clínica, atuação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), farmácia magistral, farmácia hospitalar, farmácia clínica, além de proporcionar conhecimento sobre programas de pós graduação e residência para farmacêuticos.
Neste aspecto, a Semana Acadêmica alavancará diferentes focos do conhecimento relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem a atuação do farmacêutico especializado. É importante enfatizar que o evento contará com a participação de palestrantes desta e de outras instituições, cujas palestras e minicursos serão de grande relevância para a complementação da formação de nossos acadêmicos. Além disso, será possibilitada a aproximação dos participantes ao Conselho Regional de Farmácia, que rege a profissão farmacêutica no Estado do Rio Grande do Sul, permitindo, desta forma, um estreitamento de laços entre o conhecimento fornecido, com a ética e conscientização da atuação profissional especializada.
Metodologia
A VI SAFar da UFPel será organizada pelos discentes do Curso de Farmácia da UFPel, com a supervisão de professores do Curso. No evento serão desenvolvidas atividades diversificadas que terão a finalidade de atender aos objetivos propostos. Basicamente constarão de: - palestras integradas junto aos demais cursos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA); - Palestras relacionadas ao curso de Farmácia e Minicursos com carga horária de 4h ou 8h cada. Serão fornecidos certificados para todos os participantes, bem como aos ministrantes das palestras e assistentes de minicurso.
As palestras e os minicursos têm como alvo demonstrar as importantes áreas de atuação do profissional farmacêutico, aprofundando e/ou aperfeiçoando conhecimentos mais específicos sobre sua atuação nas áreas de Atenção e assistência farmacêutica, plantas medicinais e sua utilização na clínica, farmacêutico no SUS, boas práticas em farmácia magistral, farmácia hospitalar, farmácia clínica, judicialização do acesso a medicamentos, humanização em laboratórios de análises clínicas, atuação no farmacêutico no tratamento e prevenção de doenças crônicas transmissíveis, além de proporcionar conhecimento sobre programas de pós graduação e residência para farmacêuticos.
O coquetel previsto na programação (coffee break) possui função de integração entre os participantes, sobretudo a aproximação entre alunos e palestrantes, permitindo assim a troca de informações úteis de maneira mais informal e agradável. Espera-se assim, contemplar formas complementares de transmissão de conhecimentos, concretizando um aproveitamento ideal dos ouvintes.
As palestras e os minicursos têm como alvo demonstrar as importantes áreas de atuação do profissional farmacêutico, aprofundando e/ou aperfeiçoando conhecimentos mais específicos sobre sua atuação nas áreas de Atenção e assistência farmacêutica, plantas medicinais e sua utilização na clínica, farmacêutico no SUS, boas práticas em farmácia magistral, farmácia hospitalar, farmácia clínica, judicialização do acesso a medicamentos, humanização em laboratórios de análises clínicas, atuação no farmacêutico no tratamento e prevenção de doenças crônicas transmissíveis, além de proporcionar conhecimento sobre programas de pós graduação e residência para farmacêuticos.
O coquetel previsto na programação (coffee break) possui função de integração entre os participantes, sobretudo a aproximação entre alunos e palestrantes, permitindo assim a troca de informações úteis de maneira mais informal e agradável. Espera-se assim, contemplar formas complementares de transmissão de conhecimentos, concretizando um aproveitamento ideal dos ouvintes.
Indicadores, Metas e Resultados
Através da VI SAFar espera-se difundir o curso de Farmácia para a Comunidade Universitária ampliando a discussão sobre a atuação deste profissional que vem se mostrando a cada dia mais indispensável em diferentes áreas. As experiências acadêmicas poderão ser compartilhadas entre os participantes, com o objetivo de promover discussões discentes, docentes e profissionais da área formando vínculos e trocas de experiências entre ambos, proporcionando assim um fortalecimento na formação dos acadêmicos sobre o tema. Espera-se, como resultado, que os participantes possam ser multiplicadores das atividades desenvolvidas durante o evento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA SEIXAS DE FARIAS | |||
ALDEMA MACANS HERGER | |||
ANDRESSA DE MOURA FABRA | |||
BIANCA SILVEIRA | |||
CAROLINE NUNES FOLHA | |||
CHAIENE OLIVEIRA DA ROSA | |||
JUCIMARA BALDISSARELLI | 8 | ||
JULIANA BIDONE | 5 | ||
JULIANE FERNANDES MONKS DA SILVA | 5 | ||
KASSIA THANISE MICHELSEN | |||
MARIANA LUIZA MÂNICA | |||
MARILIA MOTA DOMINGOS | |||
MARTA DE OLIVEIRA BARBOSA | |||
MATHEUS VERGARA BORBA | |||
MILENA DE ARAUJO TAVARES | |||
NATALIE DA SILVA DUMMER | |||
RAFAEL SEVERO PEDROLLO | |||
ROBERTA SOCOOWSKI BRITTO | |||
SIMONE DA SILVA SCHIAVON | |||
TAYNE LANGONI PEREIRA | |||
THAIS FIGUEIREDO RODEGHIERO | |||
VILSIMARA ALMEIDA KWIATKOWSKI |