Nome do Projeto
Oficina de criação literária: prosa e verso
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2018 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
Nas aulas do curso de Letras da UFPel, alguns alunos manifestam o interesse em produção ou discussão coletiva de textos literários de sua autoria. Assim, surgiu a ideia de uma Oficina de Escrita Literária na universidade, aberta à comunidade em geral. Serão trabalhados exercícios de criação de textos em prosa (contos) e em verso (poemas), com base em estudos sobre leitura e criação literária, além de leitura coletiva de textos literários, tanto de autores publicados quanto dos participantes do grupo.
Objetivo Geral
Segundo o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, coordenador de uma das mais célebres e pioneiras oficinas de criação literária, "Escrever numa oficina orientada não só desvela, como – em razão das trocas constantes – sustenta o desejo e a necessidade da leitura" (ASSIS BRASIL, 2010). Assim, subjacente ao objetivo mais expresso de refletir sobre e fornecer algumas ferramentas do texto criativo, está a busca por um maior interesse pela leitura de literatura em seus mais diversos gêneros de escrita. Além disso, os encontros coletivos representam momentos de integração entre estudantes, corpo docente e comunidade em geral.
Justificativa
Segundo recente relatório do Banco Mundial, estima-se que o Brasil vá demorar 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em leitura (Fonte: jornal O Estado de São Paulo, 28 de fevereiro de 2018). Sabendo-se que o hábito da leitura está ligado ao interesse pela produção de textos autorais, uma oficina de criação literária representa um esforço em direção à mudança do cenário constatado. Além disso, em disciplinas de estudo de literatura na graduação em Letras, são recorrentes as dificuldades dos alunos com a abordagem dos diferentes gêneros textuais, o que, sem dúvidas, é um reflexo da ausência do hábito de leitura. Assim, através de uma atividade de produção literária, os alunos terão ferramentas extra para aprimorarem o seu olhar de leitor enquanto escritores.
Metodologia
Encontros presenciais semanais com duração de 3 horas, onde, em um primeiro momento, discutir-se-á um texto teórico previsto para leitura e, em segundo momento, serão propostos exercícios de criação literária para produção e discussão coletiva.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se:
- que o participante perceba as estruturas fundamentais dos textos literários dos gêneros conto e poesia, sendo capaz de reproduzi-los à sua maneira;
- que, no exercício de compartilhamento das produções, o participante amplie a sua abordagem do próprio texto através do olhar do outro;
- que, ainda no aspecto coletivo, o participante reconheça o seu papel na integração entre universidade e comunidade;
- que o participante reconheça a importância da leitura na sua formação enquanto indivíduo social e profissional.
- que o participante perceba as estruturas fundamentais dos textos literários dos gêneros conto e poesia, sendo capaz de reproduzi-los à sua maneira;
- que, no exercício de compartilhamento das produções, o participante amplie a sua abordagem do próprio texto através do olhar do outro;
- que, ainda no aspecto coletivo, o participante reconheça o seu papel na integração entre universidade e comunidade;
- que o participante reconheça a importância da leitura na sua formação enquanto indivíduo social e profissional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE SILVA LUCENA | |||
AUGUSTO DARDE | 6 | ||
BEATRIZ HYGINO DIADAMO | |||
CHRISTOPHER RIVE ST VIL | |||
DANIELA RIBEIRO CUNHA | |||
GIOVANE ROMÁRIO DE OLIVEIRA CORRÊA | |||
LUANA DURANTE OLIVEIRA | |||
LUIZA PEREIRA HOLBIG | |||
MARIANA DOS SANTOS ESCOBAR | |||
MARIANA RIBEIRO DE MOURA | |||
NATIELI ABREU GIRSCH | |||
PERESCH AUBHAM EDOUHOU | |||
RAUL CASTILHOS DE PAIVA |