Nome do Projeto
Oficina de criação literária: prosa e verso
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2018 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
Nas aulas do curso de Letras da UFPel, alguns alunos manifestam o interesse em produção ou discussão coletiva de textos literários de sua autoria. Assim, surgiu a ideia de uma Oficina de Escrita Literária na universidade, aberta à comunidade em geral. Serão trabalhados exercícios de criação de textos em prosa (contos) e em verso (poemas), com base em estudos sobre leitura e criação literária, além de leitura coletiva de textos literários, tanto de autores publicados quanto dos participantes do grupo.

Objetivo Geral

Segundo o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, coordenador de uma das mais célebres e pioneiras oficinas de criação literária, "Escrever numa oficina orientada não só desvela, como – em razão das trocas constantes – sustenta o desejo e a necessidade da leitura" (ASSIS BRASIL, 2010). Assim, subjacente ao objetivo mais expresso de refletir sobre e fornecer algumas ferramentas do texto criativo, está a busca por um maior interesse pela leitura de literatura em seus mais diversos gêneros de escrita. Além disso, os encontros coletivos representam momentos de integração entre estudantes, corpo docente e comunidade em geral.

Justificativa

Segundo recente relatório do Banco Mundial, estima-se que o Brasil vá demorar 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em leitura (Fonte: jornal O Estado de São Paulo, 28 de fevereiro de 2018). Sabendo-se que o hábito da leitura está ligado ao interesse pela produção de textos autorais, uma oficina de criação literária representa um esforço em direção à mudança do cenário constatado. Além disso, em disciplinas de estudo de literatura na graduação em Letras, são recorrentes as dificuldades dos alunos com a abordagem dos diferentes gêneros textuais, o que, sem dúvidas, é um reflexo da ausência do hábito de leitura. Assim, através de uma atividade de produção literária, os alunos terão ferramentas extra para aprimorarem o seu olhar de leitor enquanto escritores.

Metodologia

Encontros presenciais semanais com duração de 3 horas, onde, em um primeiro momento, discutir-se-á um texto teórico previsto para leitura e, em segundo momento, serão propostos exercícios de criação literária para produção e discussão coletiva.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se:

- que o participante perceba as estruturas fundamentais dos textos literários dos gêneros conto e poesia, sendo capaz de reproduzi-los à sua maneira;
- que, no exercício de compartilhamento das produções, o participante amplie a sua abordagem do próprio texto através do olhar do outro;
- que, ainda no aspecto coletivo, o participante reconheça o seu papel na integração entre universidade e comunidade;
- que o participante reconheça a importância da leitura na sua formação enquanto indivíduo social e profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE SILVA LUCENA
AUGUSTO DARDE6
BEATRIZ HYGINO DIADAMO
CHRISTOPHER RIVE ST VIL
DANIELA RIBEIRO CUNHA
GIOVANE ROMÁRIO DE OLIVEIRA CORRÊA
LUANA DURANTE OLIVEIRA
LUIZA PEREIRA HOLBIG
MARIANA DOS SANTOS ESCOBAR
MARIANA RIBEIRO DE MOURA
NATIELI ABREU GIRSCH
PERESCH AUBHAM EDOUHOU
RAUL CASTILHOS DE PAIVA

Página gerada em 25/04/2024 13:14:48 (consulta levou 0.150511s)