Nome do Projeto
VIII Encontro Estadual de Flautistas / Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/07/2018 - 23/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Encontro Estadual de Flautistas / RS é um evento itinerante entre as 3 instituições de ensino do estado que possuem o Curso de Flauta Transversal: UFPel, UFSM e UFRGS. Teve seu início em 2008 pelo Prof. Leonardo Winter, no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre; em 2009 aconteceu em Santa Maria (UFSM – Prof. João Batista Sartor) e em 2010 em Pelotas (UFPel – Prof. Raul Costa d’Avila). Posteriormente retorna a Porto Alegre (2011 – IA / UFRGS ), Santa Maria (2014 – CAL / UFSM – Prof. Alexandre Eisenberg), Pelotas (2015 – CA / UFPel), Porto Alegre (2016 – IA / UFRGS) e neste 2018 retorna a Pelotas Ao longo dos 10 anos de atividades, o Encontro vem seguindo seu percurso itinerante, chegando em 2018 a sua VIII edição, se consolidando no estado e no país como um evento tradicional. Organizado e Coordenado pelo professor de flauta transversal da Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul onde o Encontro é realizado, o Encontro conta com a participação dos professores de flauta das IES RS e de conceituados professores de flauta, convidados de outros estados e/ou países, integrando profissionais e estudantes de flauta transversal das 3 instituições, estudantes de outras instituições, flautistas amadores, iniciantes ao instrumento e músicos em geral. O compromisso com a promoção da educação, cultura e cidadania permeia as atividades do Encontro. Nesta direção, além das atividades de master classes, palestras, oficinas, mesas redondas, são realizados concertos públicos em salas, teatros, auditórios, igrejas, praças, bares, rua, sempre procurando integrar público de diferentes perfis, através de repertório erudito e popular.

Objetivo Geral

Reunir músicos-flautistas de diferentes cidades, regiões e estados brasileiros ou países vizinhos para troca de conhecimentos e vivências visando o desenvolvimento artístico e pedagógico de estudantes, professores, flautistas profissionais, aficionados pelo instrumento e amantes da música em geral. O Encontro também é uma possibilidade de integração dos professores e alunos das instituições de ensino no estado que oferecem o curso de flauta transversal.

Justificativa

Promover uma integração entre professores e alunos das Instituições de Ensino Superior do RS que possuem o Curso de Flauta Transversal (UFPel, UFSM e UFRGS), proporcionando, além do convívio, da troca de experiências entre profissionais, estudantes e comunidade não acadêmica, desenvolvimento da educação, cultura e cidadania, através das atividades pedagógicas e artísticas.

Metodologia

- Contato com os professores de flauta da UFSM e UFRGS envolvidos na organização do encontro;
- elaboração do projeto;
- pré-definição da comissão organizadora local: classe de flauta e alunos interessados
- escolha dos possíveis flautistas convidados fora do estado para participarem do encontro;
- contato com os flautistas fora do estado para efetivação do convite;
- planejamento da hospedagem solidária aos estudantes de outros municípios;
- planejamento da hospedagem dos convidados;
- planejamento e agendamento das atividades: master classes, oficinas, recitais, comunicações, coral de flautas, concurso;
- elaboração do edital do concurso;
- reuniões para a elaboração da identidade visual do Encontro;
- elaboração do site do evento;
- recepção dos convidados e estudantes de outros municípios;
- abertura do Encontro;
- execução das atividades propostas

Indicadores, Metas e Resultados

- Promover a maior integração entre professores e alunos do curso de flauta transversal da UFPel, UFSM, UFRGS e IFRS;
- Estimular os participantes à produção artísticas e cientifica, através de recitais, palestras, mesas redondas e comunicações;
- promover atividades culturais na cidade de Pelotas, integrando comunidades acadêmicas e comunidade em geral;
- integrar a atividades comemorativas dos 100 anos do Conservatóriode Música;
- Integrar às atividades comemorativas dos 50 anos da UFPel, a ser completado em 2019;
- Integrar músicos - profissionais, estudantes e amadores - de diversas localidades do estado, do pais e países vizinhos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANE BRUM MACHADO1
GERMANO GASTAL MAYER4
JÚLIO WARKEN ZABALETA
LILIANA MICHELSEN DE ANDRADE4
MATEUS MESSIAS
MATHEUS MAGALHÃES AMARAL
MAYARA ARAUJO DO AMARAL
RAUL COSTA DAVILA2
ROGERIO DUARTE AMARO
THIAGO COLOMBO DE FREITAS4
VIRGINIA OLIVEIRA DA SILVA

Página gerada em 19/03/2024 02:10:41 (consulta levou 0.173892s)